Melhores Amigos
    • Critikat.com
    • Rubens Ewald

New York Times

por A. O. Scott

"Melhores Amigos" é um filme sutil, que está alerta às quase imperceptíveis correntes de sentimentos que correm entre os seus personagens principais.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Fionnuala Halligan

Pode ser pequeno e intimista - e "Melhores Amigos" de Ira Sachs é mais compacto que o seu lento "O Amor é Estranho" -, mas não há fim para os discretos prazeres deste filme.

A crítica completa está disponível no site Screen International

ScreenCrush

por Erin Whitney

Por mais simples que seja a história de "Melhores Amigos", ela encontra humanidade, humor e tristeza nas relações entre jovens. Sachs conseguiu mais uma vez oferecer ao público um retrato potente e genuíno de afeto no meio dos conflitos da cidade de Nova York.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Guardian

por Nigel M Smith

A abordagem de Ira Sachs é tão humana e seus personagens são tão bem construídos, que um objetivo completo nunca é revelado; ao invés disso, a visão de mundo de Sachs se infiltra em nós. Ele é desse nível de cineasta.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por David Rooney

As performances são impecáveis. Ira Sachs é um mestre dos silêncios expressivos, e isso se aplica para os jovens atores que interpretam os rapazes [...] e para os adultos.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

Apesar do melodrama evidente, Sachs opta por uma sutileza cotidiana onde o baixo orçamento do projeto não subornou a qualidade artística de um filme muito humano que fala sobre solidariedade em tempos de vácuo afetivo.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Boston Globe

por Ty Burr

Ira Sachs não explora ao máximo os aspectos trágios de "Melhores Amigos", mas eles estão lá, por trás da vibe de seguir a vida presente nas cenas finais, esperando para se infiltrar em nós e nos fazer pensar.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

O Globo

por André Miranda

É impressionante a delicadeza de Sachs ao narrar a transformação de seus personagens. A história se passa em 1h25m, mas é como se ele tivesse contado um ano da vida daqueles personagens.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Télérama

por Pierre Murat

Quase nada é dito. A sugestão impera. Podemos nos sentir num destes contos sensíveis e ferozes que Tchekov costumava escrever: logicamente, não é por acaso que, numa pequena cena off Broadway, Brian interpreta "A Gaivota".

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

"Melhores Amigos" dirigido por Ira Sachs é um pequeno filme que pulsa pequenas verdades sobre a vida moderna. O longa não mudará o mundo, mas certamente o compreende...

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Michael O'Sullivan

[...] "Melhores Amigos" é uma trama que não é nem trágica e nem triunfal na forma como atinge sua resolução, mas uma trama que é triste e satisfatoriamente verdadeira.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Cineweb

por Neusa Barbosa

A masculinidade em seus vários aspectos é sutilmente colocada em questão pelas escolhas dos personagens. […] O roteiro escapa lindamente dos estereótipos e sintetiza, numa bela cena final, o significado de crescer e ir em frente.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Em "Melhores Amigos", a dramaturgia está a serviço de uma valorização dos afetos, sejam eles de que naturezas forem. O grande trunfo do filme é que, mesmo instaurando-se num filão [...], não se restringe a ele.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Desponta, porém, no roteiro do brasileiro Mauricio Zacharias, a fase pré-adulta de dois meninos que, mesmo sendo opostos, se atraem por afinidades verdadeiras. O desfecho, levemente amargo, pode frustrar, mas não invalida esse carinhoso registro de amizade.

A crítica completa está disponível no site Veja

Critikat.com

por Josué Morel

Enquanto o filme multiplica as significações possíveis, ele nunca consegue encontrar uma linha formal suficientemente forte para sair da banalidade. Aparecem, aqui e acolá, apenas alguns traços longínquos da beleza existente nos últimos filmes de Sachs.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Difícil entender porque este filme sem maiores atrações de elenco ou tema chega aos cinemas no Brasil. [...] Discreto, aborrecido e mal sucedido, não vale o trabalho de sair de casa.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald