Ferrari
    Você assistiu Ferrari ?

Enviada em 29 de fevereiro de 2024
    Gosta de tragédia Sheakspereana, Ação, Aventura, Drama e Velocidade? Este file tem tudo isso. Adam e Cruz em atuações primorosas e uma estória envolvente, com roteiro ágil e denso. Vale cada minuto.
    DUDU SILVA
    DUDU SILVA

Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Com uma cena bem chocante. Ferrari tem muito menos corrida e adrenalina do que poderia ter, o que o torna menos atrativo
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Esperava mais. No entanto trata-se, talvez, do período de eventos mais importante na história de um dos personagens que mudaram a indústria automotiva. O enredo em si é fraco, mas tem cenas surpreendentes e a Penélope, definitivamente, não passa despercebida com o menor papel que seja. É interessante... curioso.
    Dudu S.
    Dudu S.

Enviada em 29 de fevereiro de 2024
    "Ferrari é mais do que um filme de corrida, é um drama que retrata um dos momentos mais difíceis da vida de Enzo.”

A Ferrari é uma das marcas de carros mais bem-sucedidas, valiosas e famosas do mundo. Praticamente todo mundo já ouviu falar da Ferrari. No entanto, o que muitos não sabem é que a empresa já enfrentou momentos difíceis em sua história e chegou até a correr o risco de falir. Este Longa-metragem nos conta a história desse período turbulento.

Qual a História de Ferrari?
    Durante o verão de 1957, a falência paira sobre a empresa que Enzo Ferrari(Adam Driver) e sua esposa Laura( Penélope Cruz)construíram dez anos antes. Ele decide apostar tudo na icônica Mille Miglia, uma corrida automobilística de longa distância pela Itália.

O roteiro é muito bom. Ele alterna entre cenas de corrida e momentos mais dramáticos focados na vida pessoal de Enzo Ferrari. Isso funciona muito bem, pois nos permite conhecer as dificuldades que o protagonista enfrenta tanto no trabalho quanto em sua vida pessoal. Diferentemente de algumas biografias que muitas vezes só mostram o lado positivo e escondem o negativo, este filme apresenta personagens com várias falhas, sem tentar esconder ou mostrar apenas o lado bom deles.

A narrativa desenvolve de forma muito competente a relação entre Enzo e sua esposa Laura, especialmente como a morte do filho deles os afetou. Além disso, Enzo tem uma amante com quem tem um filho, e tenta manter isso em segredo de Laura. Além de tudo isso, o protagonista precisa vencer a Mille Miglia para garantir o futuro de sua empresa. O filme consegue intercalar muito bem entre esses momentos de conflitos familiares e as cenas de corrida.

Os carros usados no longa são muito fiéis aos que foram utilizados na época em que os eventos aconteceram. As pistas de corrida são muito bem feitas. A representação da Mille Miglia é excelente, mostrando que a corrida ocorreu em diferentes estradas pela Itália.

A Maquiagem e os cabelos estão muito bem feitos, conseguindo deixar Adam Driver relativamente parecido com Enzo Ferrari. Penélope Cruz está com uma aparência completamente diferente do que estamos acostumados e está totalmente irreconhecível.

A fotografia é ótima. O Longa utiliza muitos planos detalhes, geralmente focando no piloto dirigindo e pisando no pedal, ou em alguma parte do carro que seja importante para a trama, como na cena do acidente, onde temos um detalhe do pneu furando, que é o que causa o incidente. Essa sequência é muito bem-feita; após o pneu furar, é utilizado um plano geral mostrando o carro acertando as pessoas ao redor. Em seguida, a câmera se movimenta da direita para a esquerda em um plano aberto, revelando aos poucos as pessoas que se machucaram, causando um grande impacto e fazendo com que o acidente pareça uma cena de guerra.

Nos momentos de corrida, são utilizados planos abertos para mostrar o movimento dos carros na pista. Os planos fechados também são bem empregados, especialmente nas cenas de corrida, para mostrar as emoções dos pilotos e suas reações aos acontecimentos durante ela.

A edição do filme é excelente. A montagem é clara e ajuda a dar continuidade de uma ação para outra. Os cortes são muito bem feitos e ocorrem nos momentos certos, impondo um ritmo ótimo e uma dinâmica envolvente, especialmente nas cenas de corridas. Nestas, vemos cortes mais rápidos, como quando o piloto acelera e a câmera mostra o pé dele no acelerador, seguido imediatamente por um corte para um plano geral mostrando o carro ganhando velocidade. Outros exemplos incluem quando o piloto vira a direção em uma curva, seguido por um corte para um plano aberto mostrando o veículo realizando a ação.

Há também cortes do plano aberto para o fechado. No plano aberto, vemos o carro se movimentando e disputando espaço, e em seguida, no fechado, vemos a expressão do piloto reagindo ao que aconteceu. Estes cortes são muito bem utilizados para dar sequência à ação que estamos presenciando e mostrar suas consequências.

A edição na cena do acidente é sensacional, começando com um plano detalhe do que causa o incidente, seguido por um corte para um plano geral mostrando o carro deslizando. Em seguida, há um corte para um plano fechado mostrando o piloto tentando estabilizar o veículo, e para finalizar, temos cortes para planos gerais mostrando o carro capotando e acertando as pessoas, além de mostrar como ficou o local do acidente.
    Outro momento em que a edição se destaca é no início, onde é utilizado o recurso de corte paralelo (Cross cut), mostrando um carro sendo testado intercalado com Enzo na igreja com um relógio cronometrando, alternando entre esses dois locais.

A trilha sonora é boa. Embora não seja muito frequente ao longo do filme, é utilizada nos momentos apropriados, especialmente nos momentos de maior tensão durante as corridas, quando os carros estão disputando posições e espaço na pista. Nessas situações, a trilha serve para intensificar a tensão da cena.

O uso do som é muito eficaz, especialmente na cena do acidente, onde temos o efeito sonoro do pneu furando, derrapando e o som da batida do carro. Após o capotamento, há um momento sem trilha sonora, que cria um impacto dramático significativo, acompanhado apenas por um som abafado, aumentando a gravidade do ocorrido. Em seguida, entra uma trilha um tanto triste que encerra a cena com perfeição.

Os atores trabalham muito bem, principalmente Adam Driver e Penélope Cruz. Adam Driver entrega uma performance incrível, conseguindo trazer à tona a complexidade de seu personagem e representando de forma excepcional o lado ambicioso e sombrio de Enzo Ferrari. Penélope Cruz é uma grande surpresa, apresentando uma interpretação muito diferente do que estamos acostumados a ver dela. Ela se destaca quando está em cena, retratando de maneira conveniente como a esposa de Ferrari lida com a perda de seu filho e seu envolvimento nos negócios de seu marido, além de explorar a dinâmica de sua relação com Enzo.

A direção do filme é muito boa. O diretor Michael Mann, que já é renomado, possui uma grande filmografia que inclui alguns clássicos do cinema, como 'Fogo Contra Fogo'(1995). Após a grande decepção de ‘Hacker’ (2015), Michael Mann retorna de maneira notável, entregando um filme de alta qualidade, no qual ele realiza um excelente trabalho ao contar a história de Enzo Ferrari em um momento complicado, tanto para seu trabalho quanto para sua vida pessoal. Mann consegue utilizar diversos elementos para criar uma ótima ambientação e consegue equilibrar muito bem o tempo entre as cenas de corrida e os momentos da vida pessoal de Enzo.

Se você for assistir achando que este longa conta a história de como Enzo criou a Ferrari, acabará se decepcionando. Da mesma forma, se pensa que só verá cenas alucinantes de corrida, este filme certamente não é para você. ‘Ferrari’ é uma obra muito boa que consegue intercalar de forma excelente os momentos dramáticos com os de corrida. Aqueles que são fãs da marca e de carros antigos, e conhecem um pouco sobre Enzo Ferrari, até mesmo aqueles que não gostam muito de Automobilismo, podem acabar apreciando o longa.
    R S
    R S

Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Na verdade é um documentário com uma visão crítica sobre até onde a ambição vale a pena. História interessante, porém se você desfocar um pouco do filme, vai se perder. Vale a pena assistir, lembra um pouco poderoso chefão por ser italiano.
    Gabriel B.
    Gabriel B.

Enviada em 28 de fevereiro de 2024
    O filme conta a história da marca de carro de luxo criada por Enzo Ferrari. O enredo é ótimo. Enzo estava a beira da falência criou a Ferrari para competir com seu principal rival a Maserati numa corrida em um circuito chamado: Mille Miglia.
    Mas a sua arrogância não o fazia mudar de ideia quanto a empréstimos ele só queria ganhar.
    Sua esposa então foi até o banco solicitar o empréstimo após Enzo colocar todos os seus bens no nome dela. A Ford então decide ajudá-lo a salvá-lo da falência iminente.
    Os carros então são contruídos para a corrida mas em uma dessas corridas um piloto perde o controle do carro e acaba atropelando algumas pessoas que estavam assistindo a corrida. Algumas dessas pessoas morrem e outras ficam gravemente feridas. Um prato cheio para a imprensa naquele momento.
    Culparam Enzo pelas mortes e ele responde que foi só uma falha mecânica não demonstrando nenhum ressentimento quanto as mortes dessas pessoas mantendo sua frieza e arrogância durante todo o filme.
    Conclusão: O filme é ótimo, mas peca por não ser dirigido por um diretor italiano que teoricamente faria a história com mais conhecimento por ser uma marca italiana mas enfim, vale a pena ser visto.
    Daniela Dolivo
    Daniela Dolivo

Enviada em 16 de abril de 2024
    .As pistas de corrida são muito bem feitas!
    Gostei muito 😉
    Martin
    Martin

Enviada em 24 de fevereiro de 2024
    Filme bem fraco, achei que seria bem mais.. Adam driver nunca deixa a desejar nos seus papéis, ainda mais porque este em específico, não exigiu nada. Penélope cruz parece aquelas participações especiais em séries famosas, mal aparece em cenas importantes do filme. Interessante é que o filme retrata um roteiro muito específico da vida de Enzo Ferrari, que deve servir de assuntos curiosos em rodinhas de conversa. Porrque de resto, filme é bem chato, efeitos especiais risíveis e a trilha sonora é tão fraca que nem me recordo de escutar. Nem para os grandes fãs da Ferrari será minimamente interessante.

E o pior de tudo! Fui obrigado a assistir " todos menos você " e acho que valeu mais a pena o preço dos ingressos.
    Cezar L.
    Cezar L.

Enviada em 14 de março de 2024
    impressionado como era arriscado a vida dos pilotos, e o Enzo concilia suas habilidades de construtor e estrategista com a emoção e frieza pra fazer dar certo
    Joao Paulo
    Joao Paulo

Enviada em 15 de abril de 2024
    Top de mais essa histórias, relatando a história do Enzo em sua humanidade.