Minha conta
    Ferrari
    Média
    3,9
    111 notas
    Você assistiu Ferrari ?

    51 Críticas do usuário

    5
    31 críticas
    4
    9 críticas
    3
    3 críticas
    2
    5 críticas
    1
    1 crítica
    0
    2 críticas
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Nelson J
    Nelson J

    44.947 seguidores 1.587 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 29 de fevereiro de 2024
    Gosta de tragédia Sheakspereana, Ação, Aventura, Drama e Velocidade? Este file tem tudo isso. Adam e Cruz em atuações primorosas e uma estória envolvente, com roteiro ágil e denso. Vale cada minuto.
    DUDU SILVA
    DUDU SILVA

    48 seguidores 259 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Com uma cena bem chocante. Ferrari tem muito menos corrida e adrenalina do que poderia ter, o que o torna menos atrativo
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

    5.336 seguidores 801 críticas Seguir usuário

    2,0
    Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Esperava mais. No entanto trata-se, talvez, do período de eventos mais importante na história de um dos personagens que mudaram a indústria automotiva. O enredo em si é fraco, mas tem cenas surpreendentes e a Penélope, definitivamente, não passa despercebida com o menor papel que seja. É interessante... curioso.
    Dudu S.
    Dudu S.

    16 seguidores 68 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 29 de fevereiro de 2024
    "Ferrari é mais do que um filme de corrida, é um drama que retrata um dos momentos mais difíceis da vida de Enzo.”

    A Ferrari é uma das marcas de carros mais bem-sucedidas, valiosas e famosas do mundo. Praticamente todo mundo já ouviu falar da Ferrari. No entanto, o que muitos não sabem é que a empresa já enfrentou momentos difíceis em sua história e chegou até a correr o risco de falir. Este Longa-metragem nos conta a história desse período turbulento.

    Qual a História de Ferrari?
    Durante o verão de 1957, a falência paira sobre a empresa que Enzo Ferrari(Adam Driver) e sua esposa Laura( Penélope Cruz)construíram dez anos antes. Ele decide apostar tudo na icônica Mille Miglia, uma corrida automobilística de longa distância pela Itália.

    O roteiro é muito bom. Ele alterna entre cenas de corrida e momentos mais dramáticos focados na vida pessoal de Enzo Ferrari. Isso funciona muito bem, pois nos permite conhecer as dificuldades que o protagonista enfrenta tanto no trabalho quanto em sua vida pessoal. Diferentemente de algumas biografias que muitas vezes só mostram o lado positivo e escondem o negativo, este filme apresenta personagens com várias falhas, sem tentar esconder ou mostrar apenas o lado bom deles.

    A narrativa desenvolve de forma muito competente a relação entre Enzo e sua esposa Laura, especialmente como a morte do filho deles os afetou. Além disso, Enzo tem uma amante com quem tem um filho, e tenta manter isso em segredo de Laura. Além de tudo isso, o protagonista precisa vencer a Mille Miglia para garantir o futuro de sua empresa. O filme consegue intercalar muito bem entre esses momentos de conflitos familiares e as cenas de corrida.

    Os carros usados no longa são muito fiéis aos que foram utilizados na época em que os eventos aconteceram. As pistas de corrida são muito bem feitas. A representação da Mille Miglia é excelente, mostrando que a corrida ocorreu em diferentes estradas pela Itália.

    A Maquiagem e os cabelos estão muito bem feitos, conseguindo deixar Adam Driver relativamente parecido com Enzo Ferrari. Penélope Cruz está com uma aparência completamente diferente do que estamos acostumados e está totalmente irreconhecível.

    A fotografia é ótima. O Longa utiliza muitos planos detalhes, geralmente focando no piloto dirigindo e pisando no pedal, ou em alguma parte do carro que seja importante para a trama, como na cena do acidente, onde temos um detalhe do pneu furando, que é o que causa o incidente. Essa sequência é muito bem-feita; após o pneu furar, é utilizado um plano geral mostrando o carro acertando as pessoas ao redor. Em seguida, a câmera se movimenta da direita para a esquerda em um plano aberto, revelando aos poucos as pessoas que se machucaram, causando um grande impacto e fazendo com que o acidente pareça uma cena de guerra.

    Nos momentos de corrida, são utilizados planos abertos para mostrar o movimento dos carros na pista. Os planos fechados também são bem empregados, especialmente nas cenas de corrida, para mostrar as emoções dos pilotos e suas reações aos acontecimentos durante ela.

    A edição do filme é excelente. A montagem é clara e ajuda a dar continuidade de uma ação para outra. Os cortes são muito bem feitos e ocorrem nos momentos certos, impondo um ritmo ótimo e uma dinâmica envolvente, especialmente nas cenas de corridas. Nestas, vemos cortes mais rápidos, como quando o piloto acelera e a câmera mostra o pé dele no acelerador, seguido imediatamente por um corte para um plano geral mostrando o carro ganhando velocidade. Outros exemplos incluem quando o piloto vira a direção em uma curva, seguido por um corte para um plano aberto mostrando o veículo realizando a ação.

    Há também cortes do plano aberto para o fechado. No plano aberto, vemos o carro se movimentando e disputando espaço, e em seguida, no fechado, vemos a expressão do piloto reagindo ao que aconteceu. Estes cortes são muito bem utilizados para dar sequência à ação que estamos presenciando e mostrar suas consequências.

    A edição na cena do acidente é sensacional, começando com um plano detalhe do que causa o incidente, seguido por um corte para um plano geral mostrando o carro deslizando. Em seguida, há um corte para um plano fechado mostrando o piloto tentando estabilizar o veículo, e para finalizar, temos cortes para planos gerais mostrando o carro capotando e acertando as pessoas, além de mostrar como ficou o local do acidente.
    Outro momento em que a edição se destaca é no início, onde é utilizado o recurso de corte paralelo (Cross cut), mostrando um carro sendo testado intercalado com Enzo na igreja com um relógio cronometrando, alternando entre esses dois locais.

    A trilha sonora é boa. Embora não seja muito frequente ao longo do filme, é utilizada nos momentos apropriados, especialmente nos momentos de maior tensão durante as corridas, quando os carros estão disputando posições e espaço na pista. Nessas situações, a trilha serve para intensificar a tensão da cena.

    O uso do som é muito eficaz, especialmente na cena do acidente, onde temos o efeito sonoro do pneu furando, derrapando e o som da batida do carro. Após o capotamento, há um momento sem trilha sonora, que cria um impacto dramático significativo, acompanhado apenas por um som abafado, aumentando a gravidade do ocorrido. Em seguida, entra uma trilha um tanto triste que encerra a cena com perfeição.

    Os atores trabalham muito bem, principalmente Adam Driver e Penélope Cruz. Adam Driver entrega uma performance incrível, conseguindo trazer à tona a complexidade de seu personagem e representando de forma excepcional o lado ambicioso e sombrio de Enzo Ferrari. Penélope Cruz é uma grande surpresa, apresentando uma interpretação muito diferente do que estamos acostumados a ver dela. Ela se destaca quando está em cena, retratando de maneira conveniente como a esposa de Ferrari lida com a perda de seu filho e seu envolvimento nos negócios de seu marido, além de explorar a dinâmica de sua relação com Enzo.

    A direção do filme é muito boa. O diretor Michael Mann, que já é renomado, possui uma grande filmografia que inclui alguns clássicos do cinema, como 'Fogo Contra Fogo'(1995). Após a grande decepção de ‘Hacker’ (2015), Michael Mann retorna de maneira notável, entregando um filme de alta qualidade, no qual ele realiza um excelente trabalho ao contar a história de Enzo Ferrari em um momento complicado, tanto para seu trabalho quanto para sua vida pessoal. Mann consegue utilizar diversos elementos para criar uma ótima ambientação e consegue equilibrar muito bem o tempo entre as cenas de corrida e os momentos da vida pessoal de Enzo.

    Se você for assistir achando que este longa conta a história de como Enzo criou a Ferrari, acabará se decepcionando. Da mesma forma, se pensa que só verá cenas alucinantes de corrida, este filme certamente não é para você. ‘Ferrari’ é uma obra muito boa que consegue intercalar de forma excelente os momentos dramáticos com os de corrida. Aqueles que são fãs da marca e de carros antigos, e conhecem um pouco sobre Enzo Ferrari, até mesmo aqueles que não gostam muito de Automobilismo, podem acabar apreciando o longa.
    R S
    R S

    3 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Na verdade é um documentário com uma visão crítica sobre até onde a ambição vale a pena. História interessante, porém se você desfocar um pouco do filme, vai se perder. Vale a pena assistir, lembra um pouco poderoso chefão por ser italiano.
    Gabriel B.
    Gabriel B.

    3 seguidores 32 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 28 de fevereiro de 2024
    O filme conta a história da marca de carro de luxo criada por Enzo Ferrari. O enredo é ótimo. Enzo estava a beira da falência criou a Ferrari para competir com seu principal rival a Maserati numa corrida em um circuito chamado: Mille Miglia.
    Mas a sua arrogância não o fazia mudar de ideia quanto a empréstimos ele só queria ganhar.
    Sua esposa então foi até o banco solicitar o empréstimo após Enzo colocar todos os seus bens no nome dela. A Ford então decide ajudá-lo a salvá-lo da falência iminente.
    Os carros então são contruídos para a corrida mas em uma dessas corridas um piloto perde o controle do carro e acaba atropelando algumas pessoas que estavam assistindo a corrida. Algumas dessas pessoas morrem e outras ficam gravemente feridas. Um prato cheio para a imprensa naquele momento.
    Culparam Enzo pelas mortes e ele responde que foi só uma falha mecânica não demonstrando nenhum ressentimento quanto as mortes dessas pessoas mantendo sua frieza e arrogância durante todo o filme.
    Conclusão: O filme é ótimo, mas peca por não ser dirigido por um diretor italiano que teoricamente faria a história com mais conhecimento por ser uma marca italiana mas enfim, vale a pena ser visto.
    Daniela Dolivo
    Daniela Dolivo

    6 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 16 de abril de 2024
    O filme consegue intercalar muito bem entre esses momentos de conflitos familiares e as cenas de corrida.
    .As pistas de corrida são muito bem feitas!
    Gostei muito 😉
    Martin
    Martin

    3 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 24 de fevereiro de 2024
    Filme bem fraco, achei que seria bem mais.. Adam driver nunca deixa a desejar nos seus papéis, ainda mais porque este em específico, não exigiu nada. Penélope cruz parece aquelas participações especiais em séries famosas, mal aparece em cenas importantes do filme. Interessante é que o filme retrata um roteiro muito específico da vida de Enzo Ferrari, que deve servir de assuntos curiosos em rodinhas de conversa. Porrque de resto, filme é bem chato, efeitos especiais risíveis e a trilha sonora é tão fraca que nem me recordo de escutar. Nem para os grandes fãs da Ferrari será minimamente interessante.

    E o pior de tudo! Fui obrigado a assistir " todos menos você " e acho que valeu mais a pena o preço dos ingressos.
    Cezar L.
    Cezar L.

    6 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 14 de março de 2024
    impressionado como era arriscado a vida dos pilotos, e o Enzo concilia suas habilidades de construtor e estrategista com a emoção e frieza pra fazer dar certo
    Joao Paulo
    Joao Paulo

    6 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 15 de abril de 2024
    Top de mais essa histórias, relatando a história do Enzo em sua humanidade.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top