O Dia do Atentado
    • Papo de Cinema
    • Télérama

The Playlist

por Nigel M. SMith

Berg supera expectativas ao partir para a jugular em "O Dia do Atentado". [...] Esta é uma experiência profundamente imersiva, que te leva à linha de frente para mostrar o que aconteceu, e as consequências para todos os envolvidos. A abordagem de Berg é direta e eficaz.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Almanaque Virtual

por Ana Carolina Garcia

Com sequências executadas com esmero, sobretudo as do atentado, esta produção tecnicamente impecável tem como um de seus alicerces o elenco completamente integrado e composto por grandes nomes de Hollywood.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

No geral, esse é um filme que carrega o slogan "Boston Strong" que uniu a cidade sobre um dos piores ataques terroristas que já aconteceram em solo estadunidense, e sobre a contundente resposta da comunidade.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Chronic'art.com

por Yal Sadat

O talento de Berg para o épico atinge neste filme seu maior patamar, permitindo ver a beleza do trabalho de equipe orquestrado por uma cidade inteira, além das proezas dos policiais dissolvidas no heroísmo da coletividade.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

A segunda forma na qual "O Dia do Atentado" funciona, citado dois parágrafos acima, é não exaltar o patriotismo exacerbado, como muitos esperam, fazendo desta uma história humana e universal, com a qual todos os povos possam se identificar.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Collider

por Perri Nemiroff

O diretor Peter Berg construiu uma reencenação dos bombardeios da maratona de Boston de modo completamente eletrizante, com altas doses de tensão e muito respeito pelos heróis reais e pelas vítimas.

A crítica completa está disponível no site Collider

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Enfim, é uma história bem contada, com bom elenco de apoio e alguns jovens eficientes, mas que o público não se interessou em ver nos cinemas talvez porque estejam simplesmente já saturados desse tipo de assunto, que abunda sempre nas televisões.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Lanre Bakare

Há pouca dúvida em relação a quem o herói no retrato criado pelo diretor Peter Berg sobre os ataques terroristas que interromperam a maratona de Boston em 2013: a cidade em si.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Peter Debruge

[...] este filme é um entretenimento genuinamente empolgante, baseado em uma pesquisa extensa, apresentando grandes estrelas e realizado com iguais medidas de profissionalismo e respeito...

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Alysson Oliveira

O diretor adota um tom bastante sóbrio na construção da narrativa e dos personagens para um filme que facilmente cairia na grandiloquência e nos excessos de patriotismo e efeitos nas mãos de, digamos, Michael Bay.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Screen Rant

por Sandy Schaefer

Embora "O Dia do Atentado" seja um suspense documental empolgante, ele obtém mais sucesso como experiência visceral e urgente do que como reflexão e debate sobre os bombardeios da maratona de Boston.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

Ccine10

por Davi Gonçalves

"O Dia do Atentado" mantém o mesmo foco no heroísmo, no brilhantismo norte-americano e sua supremacia ao invés de se aprofundar em uma discussão que nos permite entender o contexto social em que esses acontecimentos estão inseridos.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

New York Times

por Glenn Kenny

Filmado e montado em um estilo de docudrama que é menos frenético que o convencional, "O Dia do Atentado", em seu auge, é uma recriação vívida das medidas e recursos necessários para conduzir as investigações sobre esses crimes catastróficos.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

A reconstituição dos acontecimentos em “O dia do atentado” é realmente boa, como nos bons thrillers dos anos 1970. O que enfraquece a história é justamente o tal heroísmo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Berg conduz com maestria as cenas de ação e mantém o ritmo acelerado durante a corrida contra o tempo para capturar os criminosos e evitar novos ataques. É claro que ele exagera no tom das cenas dramáticas e nas demonstrações de patriotismo.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Tim Grierson

Apesar de "O Dia do Atentado" ser tão empolgante quanto é, Peter Berg não coloca peso suficiente nos elementos humanos da trama de seu filme.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Sheri Linden

Como os heróicos cidadãos de Boston que celebra, sejam eles civis ou policiais, o filme de Peter Berg, "O Dia do Atentado", é eficiente e cumpre o seu papel.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Washington Post

por Michael O'Sullivan

[...] Mark Wahlberg não é exatamente o herói de "O Dia do Atentado".  Na verdade, ele é uma das muitas partes que mantém o movimento da narrativa, como engrenagens em uma máquina bem funcional.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

É perceptível também que a abordagem do diretor americano é a do sentimentalismo, envolver o acontecimento verídico em torno do melodrama, dos sentimentos dramáticos e do apelo emocional.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Boston Globe

por Ty Burr

"O Dia do Atentado" é realizado de maneira profissional [...] Na melhor dos cenários, é um filme desnecessário. No pior dos cenários, é vagamente insultante.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

No quesito técnico, contudo, o longa-metragem se sai bem. Embora extenso, o thriller tem ação eletrizante e tom extremamente patriótico — bom para americano ver e curtir.

A crítica completa está disponível no site Veja

Critikat.com

por Fabien Reyre

Esta América "inspirada em fatos reais" de 2013 se parece furiosamente com o protótipo da América idealizada por Donald Trump: um país no qual as minorias estão condenadas a interpretar papéis secundários, ainda e sempre.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Este é um filme de e para americanos, uma nação viciada no “eu”, cuja única preocupação é consigo. [...] A realidade pode ser feia. Mas é impressionante como ela pode ficar ainda mais assustadora quando apenas um lado se sente no direito de contar sua versão.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Télérama

por Jérémie Couston

No papel do bom policial patriótico, Mark Wahlberg (originário de Boston) pesa a mão na dignidade e na dor. Como a tradição exige, as imagens dos heróis reais desfilam no final. Amém.

A crítica completa está disponível no site Télérama