O Dia do Atentado
    Você assistiu O Dia do Atentado ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 24 de agosto de 2017
    Há de se pensar que, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos tenham aprendido a lidar com situações desse tipo. O Dia do Atentado, filme dirigido e co-escrito por Peter Berg, nos mostra justamente o contrário: quando, no dia 15 de abril de 2013, durante a Maratona de Boston, ocorreram duas explosões a poucos metros da linha de chegada do evento; a verdade é que, apesar de todos os erros cometidos pelos autores do ataque, a polícia local e o FBI bateram muita cabeça até o momento em que todo o incidente foi esclarecido e seus idealizadores foram capturados.

O filme nos coloca no Patriots’ Day, feriado estadual que celebra o aniversário das batalhas de Lexington e de Concord. A Maratona de Boston é um evento tradicional que ocorre em comemoração a esse feriado e reúne cerca de 40 mil participantes todo ano. Naquele 15 de abril de 2013, somos confrontados com as histórias de várias personagens que terão papel importante para o desenrolar dos acontecimentos. Entretanto, o foco principal fica sempre na figura do Sargento Tommy Saunders (Mark Wahlberg), que está passando por um momento profissional difícil e recebe a missão de supervisionar o trabalho dos guardas na linha de chegada da Maratona que acontecerá daqui a algumas horas.

Quando o atentado acontece, é responsabilidade de Tommy e sua equipe fazer o combate inicial e tomar as primeiras providências em relação à cena. Após a chegada do Agente Richard DesLauries (Kevin Bacon), o FBI começa a supervisionar a investigação e a caçada pelos responsáveis pelo ato, os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev (Alex Wolff e Themo Melikidze, respectivamente). Resumidamente, o que O Dia do Atentado nos mostra, aqui, é uma dupla de terroristas despreparada emocionalmente e uma equipe de investigação que atua com extrema cautela e que comete erros bobos – especialmente no processo de decisão de divulgação das fotos dos suspeitos e no tiroteio ocorrido em Watertown.

O que se sobressai em O Dia do Atentado é o excelente trabalho de montagem feito por Gabriel Fleming e Colby Parker Jr., que, de maneira ágil, consegue entrelaçar bem as diversas linhas narrativas que se encontram em tela – uma marca, aliás, do cinema feito por Peter Berg. Entretanto, o filme força um pouco a barra com a mensagem de amor e união que surge de um ato de extremo ódio e intolerância – e que resultou na criação do slogan “Boston Strong”, que foi parte da reação da população da cidade aos atentados. A inserção paulatina desta mensagem teria sido muito mais eficiente do que a maneira abrupta com a qual Peter Berg insere esse contexto dentro de seu longa.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 28 de agosto de 2017
    Um filme um tanto quanto nacionalista, um orgulho e tanto para os norte americanos. Baseia-se em uma história real (que confesso, nem me lembrava do ocorrido) do ataque terrorista durante a Maratona de Boston em 2013. Achei arrastado até a primeira metade do filme, quando começa a caçada aos suspeitos e tem uma significativa melhora.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 21 de julho de 2017
    Um filme baseado em fatos reais, que expõe vidas reais, bastidores e dúvidas reais. Mostra um cotidiano simples transformado e transtornado por uma tragédia absurda. Ótimo filme.
    Alan David
    Alan David

Enviada em 15 de maio de 2017
    Foi uma tragédia sim, mas como filme não tinha muita história para contar, acabou deixando tudo muito espaço e tedioso em alguns momentos.

Critica completa no blog ParsaGeeks.
    Bader
    Bader

Enviada em 15 de maio de 2017
    Uma boa descrição dos fatos ocorridos no atentado da Maratona de Boston, com um tom quase documental. Nos dias de hoje, em que o tema do terrorismo está no centro dos debates, vale conferir.
    Fernando Henrique R.
    Fernando Henrique R.

Enviada em 13 de maio de 2017
    Bom filme, bem dirigido e com ótimo desempenho dos atores. Poderia ter mostrado mais sobre os dois irmãos terroristas, mas no todo Vale apena assistir
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 1 de maio de 2017
    Maratona da Tensão.

Peter Berg assume o comando deste filme que se baseia no atentado à maratona ocorrido na cidade de Boston, em 2013. Mark Wahlberg é o agente Tommy Saunders, protagonista que segue de perto o início do ataque terrorista, acompanhando cada passo da polícia e do FBI em busca dos responsáveis pelo ato covarde.

Categorizado como uma produção de drama, não há dúvidas de que O DIA DO ATENTADO vai muito além disso. Nesse aspecto, Wahlberg ganha notas por interpretar um oficial que não só mostra-se durão na aplicação de seu dever, mas também reage de forma humana diante do sofrimento das pessoas vitimadas no ataque. A retratação tensa e delicada das consequências e a perseguição aos terroristas mantém a atenção focada a cada segundo das 2h e 15min de duração, tendo inclusive espaço para uma impactante e fantástica sequência de ação.

O elenco pomposo que ainda traz Kevin Bacon, John Goodman, J.K. Simmons, Michelle Monaghan e Melissa Benoist é reflexo das boas escolhas do diretor que tinha em mãos uma obra complicada, mas que resultou em um filme que pouco abraça exageros típicos de filmes que envolvem militares americanos, deixando mais espaço para a tensão do que patriotismo.

A boa montagem que ainda faz uso de cenas reais auxilia na crença dos fatos, deixando a entretenimento ser algo bem mais do que o esperado.
    Thiago C.
    Thiago C.

Enviada em 26 de março de 2017
    Acabei de assistir a esse filme que não esperava muito, mas é ótimo! Simplesmente bonito e emocionante, embora seja sobre um ataque terrorista que aconteceu em Boston nos EUA em 2013.

A forma como eles mostram o trabalho da polícia, a vida das pessoas afetadas, o senso de patriotismo. Tudo é mostrado de uma forma que te prende a atenção, assim como há também momentos de tensão no filme.

É um filme que vc chora. Fica o aviso.
    Carlos Henrique A.
    Carlos Henrique A.

Enviada em 18 de março de 2017
    Excelente filme! Claro que mostra como os americanos são patriotas, mas também mostra muita solidariedade entre as pessoas. Adorei
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 2 de abril de 2018
    Peter Berg evoluiu muito como diretor nesses últimos anos. Desde O Grande Herói ele vem fazendo filmes que conquistam tanto a crítica como o público. E Patriots Day não decepciona, é um drama, com bons momentos de tensão e ação. Vale apena!