Eu Sou Ingrid Bergman
    3,4
    Você assistiu Eu Sou Ingrid Bergman ?

1 Crítica do usuário

Nino G.
    Nino G.

Enviada em 15 de junho de 2017
    Ingrid Bergman sempre deixou tão claro o alívio que lhe era poder viver outras vidas, que nem mesmo seus filhos ousaram lhe cobrar o papel de mãe.

Ingrid Bergman: In Her Own Words, deseja através do seu próprio título emitir a ideia principal do documentário, além de uma homenagem póstuma feita por quem ficou (de quem está vivo), seu desejo é que a figura central (Bergman), seja voz própria e imagens também. Imagens, pois, era essa, uma paixão confessável da atriz, que se manifestou logo na infância, quando seu pai, registrava a filha cotidianamente.

Após a morte do pai, Ingrid, continuou os registros por conta própria, alterando apenas a ordem de suas capturas, era ela, quem assumia agora os registros de vários momentos e das várias pessoas que conheceu em sua vida.

Dirigido pelo sueco Stig Björkman, o documentário cumpre parcialmente sua promessa, e o motivo é logo inatendível, já que sem a presença de Bergman para falar sobre sua vida e também pelo foco que a atriz direcionava suas cartas e o seu diário, quase pouco era sobre sua carreira, sobre seu trabalho e o que causa certo espanto, já que notoriamente era esse o seu maior prazer e onde se sentia mais feliz. Seus registros versavam em grande parte sobre a morte da mãe e dos seus irmãos logo muito cedo e da única figura que lhe restou, mas que também logo padeceu, o seu pai. Depois seus registros são focados na vida amorosa seguida pela vida dos quatro filhos, sendo estes, figuras que somam grande parte e tempo na escrita da atriz.

Assim as palavras de Bergman apresentadas através de um rico acervo de imagens e de filmes caseiros, é o elemento mais forte e mais interessante do documentário, que extrai através de entrevistas, de arquivos e diários da estrela de origem sueca, a voz (própria) da figura-personagem.

A falta de qualquer investigação significativa sobre os estilos de desempenho é sensivelmente sentida, particularmente devido aos métodos muito diferentes de seus principais diretores: George Cukor, Alfred Hitchcock, Roberto Rossellini, Jean Renoir, Stanley Donen, Ingmar Bergman. Há alguma análise leve da personalidade - ela foi conduzida, ela era tímida, "o amor veio através da lente da câmera", ela era corajosa - e às quatro crianças pintaram um retrato atraente de sua mãe em grande parte ausente. No entanto, a profundidade psicológica, Bjorkman, fabricante de documentários como "Ingmar Bergman" e "Lars von Trier", mal vai além do nível de um retrato do Canal Biografia. Como tal, Bergman é realmente muito difícil de ler, e somos atraídos por ela ainda mais por causa disso.

Com tanto material de referência à sua disposição, Björkman não consegue superar esse mistério inteiramente, mas o que ele faz de forma bastante elegante é explorar os sentimentos mistos dessas quatro crianças sobreviventes, todos os quais deixam claro o quanto ela era divertida e também dão a luz para a sentida ausência da mãe diante o desejo da atriz apaixonada pelo ofício.

Talvez não haja nada radicalmente novo para aqueles com algum conhecimento da história de Ingrid Bergman de muitos outros retratos de TV biográfica, mas isso ainda é uma digna porta-de-chamada para todos os curiosos sobre um dos maiores ícones do cinema.