O Filme da Minha Vida
    • Veja
    • Rubens Ewald

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Em certo momento da projeção, ao explicar a Johnny por que não gosta de ir ao cinema, Paco diz que este “é um troço escuro que você fica lá dentro vendo a vida dos outros em vez de cuidar da sua e perde duas horas da vida”. Pois de minha parte só tenho a agradecer aos responsáveis por esta obra...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Quarto Ato

por Gabriel Amora

Por último, como disse Don Draper em "Mad Men", a nostalgia é uma pontada no coração muito mais potente que a memória. E o filme, como uma nave espacial, avança e retrocede em busca de um lugar a que ansiamos por voltar. "O Filme da Minha Vida" fala disso, felizmente, de forma muito sincera.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Cinema com Rapadura

por Raphael PH Santos

Aliado ao tom episódico, cada minuto de projeção de “O Filme da Minha Vida” demonstra-se útil para entendermos os problemas, as decisões, os personagens (principais e secundários) e a vida simplória naquela cidade pacata e dona de charme marcante...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Esse trajeto existencial vem num formato em que a beleza joga papel fundamental. […] Sem ser um feel good movie (filme para se sentir bem) no sentido clássico, "O Filme da Minha Vida" é, como definiu Selton Mello, um presente para o espectador em tempos difíceis. Um bombom.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Cineweb

por Neusa Barbosa

O veterano diretor de fotografia Walter Carvalho materializa visualmente esse passado ao banhar muitas dessas imagens de uma luz dourada ou sépia, como as velhas fotografias de uma juventude sempre revisitada em filmes como este.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Rolling Stone

por Chico Fireman

Mello guarda para si um papel coadjuvante e elege como protagonista Johnny Massaro. É a delicadeza da performance do jovem que dá corpo a uma discussão sobre ausência, herança e missão.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Almanaque Virtual

por Ana Rodrigues

“O Filme da Minha Vida” é daqueles longas em que todos os personagens importam, incluindo a pequena trama de um menino que está doido para perder a virgindade. Um filme que conquista a nossa simpatia e mantém nosso interesse constante.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinemação

por Cauê Petito

É sintomático que "O Filme da Minha Vida" seja um filme de fã. Uma carta de amor de Mello ao livro, enfim, uma idealização romântica daquelas páginas transposta, despejada – através das belas imagens fotografadas pelo grande Walter Carvalho – para as telas.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cineplayers

por Francisco Carbone

Dos olhos de Johnny Massaro, por quem o filme é completamente e assumidamente apaixonado, saem a vida que é atribuída aos tantos diálogos expositivos; dos olhos do ator Selton Mello, em trabalho diametralmente oposto ao do roteirista Selton Mello, saem a sabedoria que faltou ao diretor dessa vez...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

O Globo

por André Miranda

A tradição de uma sociedade patriarcal manda que o filho assuma a liderança da família quando o pai vai embora. É assim na vida e, por reflexo, é assim no cinema; mas com a diferença que o segundo torna possível qualquer justificativa. Daí vem seu encanto.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

"O Filme da Minha Vida" coloca todos pensamentos nessa visão em um processo nada sutil, tudo deve ser mágico e belo, o tempo todo, algo que por muitas vezes torna-se apenas sufocante.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O filme oscila entre o oferecimento de respostas através de silêncios dolorosos, banhados pela luz idealizada para conferir aura de transcendência, e os esclarecimentos por meio de explanações banais. Então, frente à fragilidade dramática, a opulência visual sobressai tortuosamente.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Quando está em cena, Selton Mello/Paco é um gigante imbatível com suas tiradas irônicas. Como realizador, tem uma sensibilidade artística de repertório apurado.

A crítica completa está disponível no site Veja

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] Quase toda a adaptação é infeliz. [...] O problema é que a história/trama é mal desenvolvida, de tal maneira que o que seria protagonista, o grande ator Francês Vincent Cassel (fui grande admirador do pai dele, Jean Pierre Cassel, já falecido) que tem uma presença ingrata, mal se vê seu rosto...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald