Under Electric Clouds
    Fraco
    Under Electric Clouds

Piada interna

por Bruno Carmelo

Este filme russo começa dentro de um prédio meio abandonado, meio futurista, onde dois jovens discutem se devem ou não entregar um casaco a um mendigo. A cena possui um ritmo estranho: seria cômico, crítico, dramático? A dúvida persiste ao longo de 140 minutos e sete episódios, permeados pelo curioso humor do diretor Alexey German Jr.

Cada segmento traz um novo personagem principal, com algum conflito mais ou menos delimitado. Uma rica herdeira é apaixonada por estátuas gigantescas, um pesquisador culto sente-se preso em seu trabalho de guia turístico, um imigrante do Quirguistão não consegue se comunicar em russo.

Alguns momentos são claramente satíricos, outros pendem para o dramático, mas de modo geral Under Electric Clouds nunca explora o seu contexto social, nem o seu potencial cômico. A tal nuvem elétrica do título aparece em determinado momento, mas não retorna. Um robô-empregado perambula pela casa de um personagem, e a câmera o persegue com atenção, mas o personagem nunca adquire função narrativa. A herdeira termina o seu episódio plantando bananeira no topo de uma estátua.

É possível identificar na trama referências mais ou menos diretas a figuras histórias importantes da cultura e política russas, como Tchekov, Dostoievski, Lênin e outros. A mancha na testa de um arquiteto certamente ironiza o antigo líder Gorbachev. Mas talvez o filme constitua um desses prazeres de nicho, com potencial comunicativo limitado fora de seu país e fora de um grupo intelectual muito específico.

Diversos críticos concluíram que o filme representa uma metáfora para a Rússia atual. A interpretação pode ser pertinente, mas constitui uma dessas ferramentas de leitura convenientes demais, prontas para serem aplicadas a qualquer filme amplo sobre uma cultura distante da nossa. Antes disso, seria preciso perguntar: de que modo o filme faz uma metáfora? O que transmite através dela? Como a estética contribui para esse discurso?

Com o tom sério demais para uma comédia, e frio demais para um drama, Under Electric Clouds constitui um daqueles filmes que despertam pouca empatia. Não faria mal a German Jr. explorar o senso de absurdo mais a fundo, ou construir uma estética tão inusitada quanto as suas situações. Do jeito que foi construído, este estranho filme russo limita-se a um meio-termo de pouco interesse.

Filme visto no 65º festival de Berlim, em fevereiro de 2015.