Neruda
    Muito ruim
    Neruda

Caça ao poeta

por Francisco Russo

Che Guevara, Gandhi, Fidel Castro, Pablo Neruda... Todos personagens que, uns mais e outros menos, entraram para a história pelos seus feitos, que fizeram com que fossem tão admirados mundo afora. Diante de tamanha popularidade, chega a ser natural o interesse que o cinema tem em biografá-los. Entretanto, até mesmo por respeito aos nomes lembrados, é importante que tais produções não sejam uma mera louvação ao homenageado, como se este fosse alguém inquestionável e acima do bem e do mal. Infelizmente, não é o que acontece em Neruda.

Dirigido pelo estreante Manuel Basoalto, que também assina o roteiro e a produção, o longa-metragem acompanha a desavença pública entre o poeta chileno e o presidente Gabriel González Videla. Senador na época, Neruda aproveitou o cargo para denunciar as tentativas do presidente em cercear a liberdade existente no país, eliminando a atuação do partido comunista. Apenas este fato já oferece material suficiente para um olhar aprofundado sobre a situação política no pós-Segunda Guerra Mundial, bem como a ascensão de ideais esquerdistas não apenas no Chile, mas em toda a América Latina. Porém, nada disto importa – ao menos para este filme. Basoalto está mais interessado em justificar a tal briga, sem qualquer aprofundamento, para imediatamente saltar para o momento seguinte: Neruda fugitivo, escondido e usando um nome falso.

Ainda nesta segunda tentativa, há também um vasto material a ser trabalhado envolvendo o lado autoritário do então presidente, que obriga um cidadão a se refugiar pelo simples fato de contestá-lo. Entretanto, mais uma vez a narrativa é facilitada pelo simples fato de que a polícia está atrás de Neruda. Diante de tamanha falta de interesse em se aprofundar no cenário político da época, resta apenas a personalidade do poeta. É neste ponto que o filme consegue oferecer algum interesse, muito graças à boa atuação do protagonista José Secall. Através do seu olhar é possível perceber a sensibilidade existente no poeta, seja ao analisar seu atual momento de vida ou simplesmente observar a natureza à sua volta.

Mais interessado em explorar a figura emblemática que foi Neruda do que em dissecá-lo (ou até melhor compreendê-lo), o longa-metragem se contenta em colocá-lo em um pedestal para que possa ser simplesmente reverenciado. A narrativa é entremeada por versos de sua autoria, assim como flashbacks da infância e adolescência mal posicionados no filme como um todo. A trilha sonora maniqueísta e de tom épico, a fotografia e os planos repletos de closes nos atores dão ao longa um ar de produção televisiva de baixa qualidade.

Entretanto, apesar de todos os problemas técnicos da produção, a maior de todas as contradições vem justamente do Brasil, graças à boa quantidade de erros grosseiros de português presente nas legendas. Neruda, o escritor, não gostaria nem um pouco. Já o homem merecia uma biografia bem mais caprichada.