O Clã
    • Rubens Ewald
    • Critikat.com

Gazeta do Povo

por Anderson Gonçalves

Talvez a observação soe estranha, mas o argentino “O Clã” é um filme de terror. Mais assustador que boa parte das produções do gênero despejadas nos cinemas nos últimos anos. Até porque não estamos falando de uma história com criaturas sobrenaturais, mas de um episódio real...

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Cineweb

por Alysson Oliveira

Os resquícios da ditadura não apenas dão segurança ao patriarca como também parecem uma sombra pairando para se materializar novamente. É a crença nessa possibilidade que lhe permite agir como age – sequestrando pessoas em plena luz do dia, sem ninguém ver...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Trapero, um dos maiores nomes do atual cinema argentino, constrói seu filme com habilidade, partindo de um momento dramático [...] para conduzir seu espectador por este circo de arbitrariedades e dissimulações.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

[O filme] brilhar com um desfecho digno da magnitude e pretensão por trás de toda esta produção. É graças ao final dúbio e amoral a nivelar culpados e inocentes, criminosos e coniventes, que salta a catarse acachapante do filme.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

O Globo

por André Miranda

Trapero ainda acerta ao se permitir uma leve dose de humor negro e cenas fortes de assassinatos, elementos que combinam muito bem com o absurdo da história. [...] O retrato desenvolvido por Francella é tão incrivelmente incômodo que é impossível desmerecê-lo. Sua frieza impõe o tom de ‘‘O Clã’’.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Dan Fainaru

O singularmente raivoso, barulhento e sarcástico "O Clã", de Pablo Trapero, não é apenas a história da célebre família Puccio, que sequestrava pessoas em Buenos Aires para coletar o dinheiro de resgate [...] é também uma parábola política intimamente relacionada à história recente da Argentina.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

Não há elementos destoantes no elenco, mas Francella, com sobrancelhas grisalhas tingidos, e Lanzini (...), são claramente destaques no filme. O longa dá ao público o esperado confronto entre os personagens já mais perto do fim.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Jessica Kiang

O filme trata da sociedade naquela época de corrupção política e violência que contaminou a democracia nascente, mas também conta a incrível história de uma única família, [...] e por isso possui tanto abragência quanto intimidade...

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Pierre Murat

Pablo Trapero, até então um cineasta intelectual [...], filma esta história real como um suspense americano. Até parece Scorsese em alguns momentos, com uma diferença importante: a culpa está ausente e o perdão, desconhecido.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

O filme nos aprisiona na mesma posição, com enquadramentos semelhantes aos de produções televisivas (ao ponto nós estarmos olhando para, praticamente, os poros dos personagens(...) O estilo é claustrofóbico e conspiratório (...)

A crítica completa está disponível no site Variety

Rolling Stone

por André Rodrigues

Além da incrível história verídica, Pablo Trapero acerta ao concentrar a trama na relação entre Arquímedes e um de seus filhos, Alex [...] A tensão que surge entre os dois reforça o suspense da narrativa e coloca ainda mais força nos chocantes, violentos e inesquecíveis 20 minutos finais.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

E mais uma vez eles (os cineastas argentinos) dão uma lição de como contar histórias reais do seu passado [...] num filme sólido, bem dirigido e interpretado, contando uma daquelas histórias que só mesmo vendo para crer que algo assim tenha realmente existido. Bom, mas não excepcional.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Critikat.com

por Morgan Pokée

Com "O Clã", Trapero mira unicamente numa forma de maneirismo, que corresponde, infelizmente, ao academismo herdado de uma má leitura de seus antecessores - Martin Scorsese em especial.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com