Una
    2,8
    Você assistiu Una ?

Enviada em 25 de dezembro de 2017
    Garota de 13 anos é abusada pelo vizinho e amigo do pai. O caso vai a julgamento e ela fica estigmatizada, mas ele fica 4 anos na cadeia e assume nova identidade. Ela consegue encontrá-lo e juntos reviverem o que aconteceu.
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 5 de junho de 2017
    Praticamente uma obra-prima. Um filme além do nosso tempo. Georges Bataille, em seu livro "O Erotismo" (um dos 5 melhores q li na vida!), dizia q a cada momento da cultura a sociedade elege uma "figura dilacerante", uma aberração, q seria impossível evitar a criação desta figura do pária social, o q enoja a todos. Atualmente, essa figura seria o pedófilo. "Una" nos apresenta o abusador e a vítima de forma antimaniqueísta, desconstruindo a figura aberrante, viabilizando nossa aproximação sem ternura ou raiva prévias. Brilhante. (Ler mais no post "Pedofilia, aberração em 'Una'?", no blog "psicanalisenocinema.com".)
    raphaelssouza
    raphaelssouza

Enviada em 22 de maio de 2018
    O filme é envolvente e até mesmo excitante com a relação de amor de abuso, mas poderia ter melhorado o roteiro e prolongado mais o filme.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 11 de abril de 2017
    Este filme lhe trará a experiência única de um diálogo entre adultos sobre quando um deles abusou o outro quando este era apenas um adolescente, e os resultados desse trauma. Porém, mais como uma sombra do que uma figura real, a personagem de Rooney Mara, Una, é genérica e parece existir em função de Ray (Ben Mendelsohn), que mudou de nome e tem uma família, e que avalia seu passado com Una através de flashbacks constantes. A direção do estreante Benedict Andrews possui a vantagem de não tornar a experiência demasiada teatral. Baseada na peça de David Harrower (que também escreveu o roteiro), há poucos cenários no filme, mas muita inspiração em suas transições, nos cortes secos, e na capacidade de apelar para nossa imaginação e resumir sequências inteiras como o ápice de uma festa, além de manter o ritmo através de uma montagem ritmada, que acompanha uma trilha sonora não-invasiva que está aí apenas para contar o tempo, e como ele transforma as pessoas. Mas não nesse caso. O filme é mais sobre como experiências dolorosas do passado transformam nosso futuro em algo sem esperança. Nada mais longe da verdade, e nada mais covarde.
    Frederico Coelho
    Frederico Coelho

Enviada em 4 de agosto de 2017
    O que realmente me impressionou no filme foi a forma com a qual a história é conduzida, justamente pautada na neutralidade imposta pelo diretor, fazendo com o que o espectador tome pra si o julgamento que achar necessário diante de um tema extremamente complexo. UNA nos faz refletir, sobre um assunto tratado como imoral dentro da sociedade, entretanto explora diversos significados que o abuso infantil, o estupro, a pedofilia podem conter, nos levando a uma indagação até um tanto polemica; Pode haver amor, mesmo quando há violência? Certamente este é o tema central do filme, perceptível em diversas cenas. Enfim, um filme valoroso e que vale a pena ser assistido.
    Christine M.
    Christine M.

Enviada em 5 de maio de 2019
    Muito ruim! Roteiro fraco, nenhuma surpresa e final previsivel no máximo! Perda de tempo total! Decepcionante!
    Valziinha
    Valziinha

Enviada em 10 de agosto de 2019
    Filme pesado e sem final completo ... monótono ......o conteúdo é de suma importância e nos faz pensar sobre o tema ....
    Vilma C
    Vilma C

Enviada em 23 de junho de 2019
    Ridículo! Na minha opinião, este filme é um incentivo a pedofilia. A sinopse do filme na Netflix é ruim.
    Marcia V.
    Marcia V.

Enviada em 24 de abril de 2018
    Una
    A pergunta sobre a possibilidade de existência de um amor genuíno e não abusivo é o que move a trama desse filme, dentre outras muitas questões tangenciais, não menos desconcertantes.
    O encontro consensual (se é que se pode assim nominar) de um homem adulto e de uma pré adolescente tem necessariamente um caráter de perversidade? Um parênteses: e quando este tipo de montagem ocorria no passado, em que meninas de treze anos eram compulsoriamente casadas com homens mais velhos por suas famílias? Tratava-se de algo sancionado no social, visto como normal. Voltando a Una, vê-se na tela os efeitos deste "encontro catástrofe" não somente na subjetividade desgovernada da personagem abusada, mas tb na vida do suposto abusador. O filme, sem dúvida, desperta um desconforto e muitas interrogações interessantes ao trazer em uma perspectiva diferente, com uma suspensão do julgamento moral, o tema da pedofilia.
    Düdinhä S.
    Düdinhä S.

Enviada em 27 de março de 2021
    Eu achei o filme péssimo, sem nexo, sem coesão. Não gostei e não recomendo. Me deu muitos gatilhos sem aviso prévio.