Dheepan - O Refúgio
    • Rubens Ewald
    • Omelete

Almanaque Virtual

por Rodrigo Fonseca

“Dheepan – O Refúgio” surpreende – e a surpresa aumenta quando o filme é visto uma segunda vez – pela habilidade de Audiard em alterar o foco do nosso olhar.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Screen International

por Tim Grierson

Jacques Audiard é um mestre do passado em descrever a tensão emocional em indivíduos obrigados a construir uma nova vida a partir das cinzas do que uma pessoa já foi. [...] "Dheepan" segue um caso extremo, [...] entregando os prazeres de uma narrativa cativante e um toque humano irresistível.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cine Festivais

por Ivan Oliveira

Audiard dirige bem os atores e uma parte significativa das cenas contém sutilezas no gestual e na dinâmica dos diálogos. [... O diretor] mostra mais uma vez o quanto é um criador de cenas potentes, geralmente multifuncionais...

A crítica completa está disponível no site Cine Festivais

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

[...] há algo de estranho neste vencedor da Palma de Ouro em Cannes de 2015. O cinema de “inclusão social” é um tema difícil, pois sua abordagem requer uma angústia latente, algo que falta neste filme.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

CineClick

por Iara Vasconcelos

A fotografia comandada por Éponine Momenceau conseguiu mesclar com suavidade os diferentes graus de intensidade de cada cena e trabalha de forma interessante o enquadramento[...]

A crítica completa está disponível no site CineClick

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

[...] o melhor do filme é justamente sua pegada de jeitão documental sobre imigrantes fugidos de uma guerra na Ásia, mas sujeitos a novas “guerrilhas” urbanas (de gangsters e traficantes) na França.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

O Globo

por Mario Abbade

[...]a escolha do diretor tem propósito. A angústia de um estresse pós-traumático resulta numa situação com grande poder de combustão. Não é então de se estranhar uma explosão a qualquer momento.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Da inegável força de seu ato final, Dheepan: O Refúgio consegue abrir caminho para um desfecho bem mais esperançoso do que a princípio se poderia imaginar.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Guardian

por Andrew Pulver

Audiard possui um lirismo que faz com que seu filme se destaque, mesmo no sangrento confronto final. [...] Pode não ser o filme mais imediatamente eletrizante do diretor, mas, de seu modo sutil, é um trabalho imensamente poderoso.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por David Rooney

O novo filme [de Audiard] é mais modesto em escala, com um elenco desconhecido. Mas a narrativa tem um comando paralisante, deixando o público no mesmo estado de compreensão parcial experimentado pelos personagens principais, com seu alcance limitado da linguagem.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Oliver Lyttelton

[...]o som e imagem do filme são muito bons. A fotografia, fruto de uma estreia impressionante de Eponine Momenceau, resulta em algumas das imagens mais memoráveis do festival[Cannes 2015].

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Scott Foundas

Jacques Audiard mapeia a vida de três refugiados do Sri Lanka em Paris em um drama sobre imigração com boas atuações, emocionante, mas, no final, elaborado demais. [...] O que mantém "Dheepan" envolvente o tempo todo é o tremendo carisma dos atores.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineplayers

por Marcelo Leme

A um passo do melodrama, a obra é contida e bem sustentada. Reconhecemos o peso dos personagens e admiramos as interpretações contidas e operativas. Nenhum ator está a cima do outro. A estrutura do roteiro poderia facilmente pender sobre a emoção fácil[...]

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Chicago Sun-Times

por Brian Tallerico

O novo filme do diretor do muito superior "Um Profeta" levanta muitas sobrancelhas com uma mudança de tom no ato final, que muitas pessoas viram como surpreendente. Acho que Audiard estabelece as bases para onde "Dheepan" enfim irá, mas não estou convencido de que isso significa que funciona.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Collider

por Thalia Shogomonian

O elenco é perfeito, principalmente porque eles são todos novos na atuação. O passado de Antonythasan Jesuthasan como um ex-soldado infantil em uma guerrilha local ajuda em sua interpretação de Dheepan[...]

A crítica completa está disponível no site Collider

Collider

por Matt Golderg

Dheepan não é uma narrativa guiada pelo enredo, mas ainda assim é constantemente convincente, muito por causa da inspirada direção de Audiard[...]

A crítica completa está disponível no site Collider

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Apesar de Audiard dirigir bem seus atores inexperientes, de saber criar clima e ter segurança narrativa, não é um filme excepcional ou nem mesmo tão importante.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Omelete

por Marcelo Hessel

O problema de Dheepan - O Refúgio é justamente a incapacidade de dar, quando preciso, uma especificidade aos seus protagonistas, a título de contraposição dessa "normalidade".

A crítica completa está disponível no site Omelete