All the Old Knives
    3,2
    Você assistiu All the Old Knives ?

1 Crítica do usuário

Delberto Lyrio
    Delberto Lyrio

Enviada em 15 de abril de 2022
    O título original (Todas as Facas Velhas), deve ser entendido como “Provocar Velhos Conhecidos”, o que o enredo apresenta, ao ressuscitar velhas feridas em um jantar que acontece entre os dois protagonistas (daí o título em português), que tiveram um forte romance 8 anos atrás. Muitos reclamam da falta de ação, mas é preciso perceber que o filme é um drama de espionagem, não ação e espionagem. A trama gira em torno de um sequestro de avião, no aeroporto de Viena, que terminou de forma desastrosa, com a morte de todos os passageiros, tripulantes e terroristas. O filme não se detém no avião sequestrado e nem em imagens das mortes ocorridas (salvo da primeira vítima, uma comissário de bordo). A trama se desencadeia a partir da delação do terrorista mentor do sequestro que, 8 anos depois, foi preso, torturado e por fim morto, o qual revelou que teve a ajuda de alguém da equipe local do FBI. Com base nisso, Wallinger convoca Henry Pelham para realizar novas investigações do ocorrido 8 anos antes. Henry trabalha com dois suspeitos: Celia (sua paixão naquela época) e Bill. Uma dos aspectos interessantes do filme são os flashbacks, entre o que ocorreu 8 anos antes e os dias atuais, em especial a conversa no restaurante. Henry inicia o interrogatório com Bill, e o faz até de forma ríspida, o que nos faz tecer fortes suspeitas de ter sido ele o traidor. As conversas com Celia são mais amáveis, porém com fortes revelações. Essa forma amável de interrogar Celia leva alguns a questionarem porque ele a interroga se suas suspeitas reais são em relação a Bill? Muito fácil: Ele precisava concluir seu trabalho ordenado por Wallinger e isso passava também pelo interrogatório de Celia. Próximo ao fim, acabamos concluindo quem seria o traidor, mas a revelação surpreendente e que torna o filme ainda mais interessante, é o porque foi preciso cometer a traição, dando uma finalização perfeita ao filme.