Os Maias - Cenas da Vida Romântica
    Você assistiu Os Maias - Cenas da Vida Romântica ?

Arno C.
    Arno C.

Enviada em 23 de dezembro de 2015
    Por incrível que pareça, a minissérie apresentada pela Globo anos atrás é bem superior. O ritmo arrastado desse filme me fez parar na metade. Não há atores carismáticos que deem vida aos personagens da excelente obra de Eça de Queiroz a começar pela péssima Maria Flor. Em tempo: Não consegui entender muita coisa do que falavam, pois o sotaque é horroroso. Assisti ao filme sem legendas.
    Odacyr M
    Odacyr M

Enviada em 21 de dezembro de 2015
    Confesso que eu quase parei de ver o filme na metade. A história é muito arrastada e o que é contado em duas horas poderia ser contado em 1, sem perder o charme. Os figurinos são ótimos, a direção pareceu-me segura e os atores com bons desempenhos. O único rosto que eu conhecia era da Maria Flor. A utilização de pinturas ao invés de cenários deu um tom teatral que, inicialmente me pareceu corte de gastos em um orçamento baixo, mas depois percebi que era uma expressão de arte teatral intencional, onde o foco era a história e o resto, era resto.

A apresentação da história em preto e branco e muda, em seguida colorida e muda, e em seguida "normal", me deixou um pouco angustiado. No início, eu pensei "será que vai ser tudo mudo? Vou embora...", mas aí vi que não.

Senti falta de mais música. Há que diga que musicar obras audiovisuais impõe ao telespectador o momento que ele deve ter emoções. Mesmo tendo noção desta perspectiva, gosto de música. De época, ainda mais.

De modo geral o filme foi bom. Não conhecia a história e não li o livro. Desta forma, não poderei dizer se correspondeu ou não às expectativas. Na verdade, fui ver o filme sem ler nada sobre ele, nem a sinopse. Por isto, todos os sentimentos que ele me causou foram sem contaminação alguma.