O Último Cine Drive-in
    • Zero Hora
    • Papo de Cinema

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

"O Último Cine Drive-in" é daqueles filmes que, se você quiser procurar os defeiros, vai encontrar. E daí? Na arte como na vida, se o filme propõe algum elogio, é o da imperfeição. Sempre foi assim no cinema brasileiro, e não por complexo de inferioridade.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

O filme joga na alternância da vida e da morte, na alegria da perpetuação (da espécie, mas também do cinema), na angústia da transitoriedade. Mas também, além disso ou junto com isso, toda a produção converge para um instante, para a importância do instante capaz de eternizar o transitório.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

"O Último Cine Drive-in" tem uma narrativa clássica e uma aparente despretensão estética que o tornam leve e, por assim dizer, “transparente”, imediatamente acessível a qualquer público. Mistura habilmente procedimentos e convenções de gêneros distintos: melodrama, comédia, suspense.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Qualquer filme que tenha Othon Bastos já consegue a garantia dele elevar o padrão do elenco, simplesmente por sua presença carismática e personalidade cativante. Isso certamente ajudou o parceiro estreante em longas Breno Nina, que segura muito bem seu personagem.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

A Tarde

por Adalberto Meireles

"O Último Cine Drive-In" é uma homenagem ao cinema, mas não carrega consigo a emoção de "Cinema Paradiso" (Guseppe Tornatore, 1988), com o qual é normalmente comparado. [...]  é para ser lido nos subentendidos, no silêncio e nas entrelinhas.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

De modo discreto, mas com eficácia impressionante, “O Último Cine Drive-in” traça um paralelo com as constantes metamorfoses enfrentadas pelo formato de exibição cinematográfica. Da película ao digital, da sala de cinema à sala de estar, do polêmico download ao streaming, do VHS ao Blu Ray.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

CineClick

por Edu Fernandes

"O Último Cine Drive-in" conta com duas frentes emotivas. De um lado, há o drama familiar que funciona porque o filme é povoado por personagens falhos e autênticos. A outra fonte de emoção está na cinefilia em si, que é expressa na forma de referências a clássicos do cinema...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinepop

por Raphael Camacho

...o longa-metragem de 100 minutos é um drama carregado de emoção que possui um primeiro ato praticamente perfeito, que deixa o espectador com os olhos grudados nos acontecimentos. A carga emocional embutida em cada conflito de cada personagem ajuda e muito a história...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Alysson Oliveira

"O Último Cine Drive-In" poderia virar um filme de lágrimas, mas o diretor e seu roteirista sabem como ser emotivos sem cair na pieguice, tratando o drama humano de forma delicada e honesta. [...] Há, é claro, uma homenagem ao próprio cinema...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

É um bom exemplo de cinema popular construtivo, honesto, saudável, de humor pitoresco, feito com sinceridade e naturalidade, sem apelações ou oportunismos comerciais e também sem hermetismo ou experimentalismo conceitual.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Pipoca Moderna

por Antonio Carlos Egypto

O filme é bem construído nesse quase quebra-cabeças que nos apresenta e tem um elenco cheio de talentos, o que dá uma dimensão forte a essa história que é contada aos bocados.

A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna

O Globo

por Daniel Schenker

O filme possui qualidades consideráveis. Além de chamar atenção para uma realidade alarmante, o filme conta com atuações satisfatórias [...] e ótima direção de arte.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Em muitos momentos mal filmado, com uma câmera solta que parece mais feliz do que deveria ser, "O Último Cine Drive-In", a despeito disso, explode em melancolia. Não é bem do fim de um cinema que fala o filme, mas do fim das coisas, da impermanência de tudo, inclusive das relações entre pessoas que se amam.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Zero Hora

por Roger Lerina

"O Último Cine Drive-In" acerta no equilibrado tom agridoce da trama, alternando humor e drama — remetendo às comédias italianas de Mario Monicelli, Dino Risi e Ettore Scola e ao recente cinema argentino.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Se as tintas fortes que o cineasta emprega para pintar seu quadro não forem suficientes, há mais uma série de clichês que vão se acumulando durante o desenrolar do enredo.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema