O Experimento de Aprisionamento de Stanford
    3,7
    Você assistiu O Experimento de Aprisionamento de Stanford ?

Júnior S.
    Júnior S.

Enviada em 5 de agosto de 2017
    Apesar de conceitualmente interessante, os problemas entre os componentes do estudo foram demonstrados como casos isolados, e perde-se a relevância como estudo do comportamento humano. Funcionaria como thriller, mas aí cairia no lugar-comum. É uma pena que, salvo raras exceções, o filme não consiga distinguir os personagens.
    Lucas S.
    Lucas S.

Enviada em 21 de agosto de 2016
    Um filme baseado num experimento feito em 1971, saliento que há uma versão cinematográfica Alemã de 2001 para este acontecimento: "A Experiência" que pretendo assistir.
    O enredo do filme é sobre um experimento que professores realizaram em Standford, no qual consiste na observação de um grupo de jovens estudantes voluntários, que representam a convivência num presídio. Os jovens se dividem entre guardas e outros em prisioneiros, embarcado nesses 'personagens', o grupo vai incorporando suas posições de forma drástica, chegando a ser bem perturbador e angustiante, pois o que está em cheque é a mente humana e sua reação no relacionamento social, mas as coisas acabam assumindo uma tônica surpreendente.
    Vale muito a pena assistir, mesmo não sendo uma super produção.
    Lúcio T.
    Lúcio T.

Enviada em 3 de dezembro de 2016
    O mundo está cheios de pessoas com boas vontades, querendo um mundo melhor e para isso, fazem testes e mais testes sobre suas teorias, brigam por sua opinião, oprimem, obrigam e usam o medo para construir um lugar utópico, na visão deles.....sim, o mundo está cheio dessas pessoas que acham estar fazendo o bem, como assim achou Adolf Hitler..... E em 1971, nos EUA, um psicólogo pensou a mesma coisa. O professor e doutor Phil Zimbardo tinha como objetivo constatar “como indivíduos se adaptam a situações em que estão relativamente impotentes”. Para isso, ele escolheu simular uma prisão, construindo uma no porão do prédio de psicologia da Universidade de Stanford. Então, 21 estudantes foram escolhidos a partir de uma lista de 70 alunos voluntários e divididos aleatoriamente em dois grupos: 11 fariam o papel de guardas e 10 de prisioneiros. Nem é necessário dizer que as coisas não saíram do jeito que se esperava. Baseados nestes fatos reais, que o diretor Kyle Patrick Alvarez e os roteiristas Tim Talbott, Christopher McQuarrie, P.W. Hopsidor nos trazem um ótimo filme retratando o que aconteceu neste experimento. E a produção nem deve ter tido tanto esforço, pois o talento do elenco faz desta película, algo digno de se estar na sua coleção de DVDs ou Blu Ray. Contamos com a presença da nova geração de bons atores e aqui mostram o porquê! Temos Ezra Miller (o futuro The Flash dos cinemas..... esse cara é bom, mas para interpretar o Flash? Sei não.....), Tye Sheridan (o novo Ciclope dos mundo cinematográfico dos X-Men), Michael Angarano (este é o melhor em cena. Lembro dele de O REINO PROIBIDO de 2008), Thomas Mann (do EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER de 2015 - comentários no NP), Johnny Simmons (AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL de 2012 - comentários no NP), Ki Hong Lee (da trilogia a ser finalizada, MAZE RUNNER), Nicholas Braun (primeiro trabalho que eu vejo ele, sem que seja uma comédia besta, e mandou bem!), Logan Miller (COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE ZUMBI de 2015 - comentários no NP) entre outros! Fora que temos o experiente Billy Crudup (o dr. Manhattan cinematográfico do WATCHMEN: O FILME de 2009, o cara todo azulão que ficava com a "bigorna" livre, leve e solta.....que desnecessário isso, mas.....) interpretando o dr. Zimbardo (de roupa e sem bigorna, para o bem de nossos olhos). Este personagem que achei que ficou um pouco meio nas sombras, assim como sua vontade de fazer o projeto e da mesma maneira como quis terminar (ok, sabemos que são as mulheres que mandam e botam juízo em nossa cabecinha, mas......). Mesmo assim, todos fazem o enredo ser espetacular com uma trama tensa, violenta, traumatizante e que dá valor ao famoso ditado: "se queres conhecer alguém de verdade, é só lhe dar poder!". O curioso é que TODOS os voluntários escolhidos, na hora de se decidir em ser um prisioneiro ou um guarda, escolheram ser os criminosos..... A história ao mesmo tempo que é froid, é triste, pois mostra como um ser humano gosta e sente prazer em fazer outro sofrer com abuso de poder, de autoridade, de ser superior. Enquanto uns ditam, outros por medo se silenciam e o que é mostrado infelizmente não é apenas uma fantasia e sim uma realidade...
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 15 de abril de 2019
    Durante a apresentação do filme, não dá pra evitar o sentimento de agonia. Me lembrou muito o sentimento ao ver Alpha Dog, de ver até que ponto as coisas chegam quando ninguém tenta diminuir os problemas. Apesar de angustiante, é uma história/documentário que reflete bem o caráter humano. Interessante ver o filme ou ler sobre a história para termos mais compreensão da nossa realidade.
    Daniel F.
    Daniel F.

Enviada em 4 de fevereiro de 2018
    O filme é muito fiel à realidade e antes de terminar eu já estava na internet pesquisando sobre o que tinha acontecido. A atuação torna o filme angustiante e parece que estamos fazendo parte dele.
    Rossi Gerald D.
    Rossi Gerald D.

Enviada em 13 de junho de 2016
    Um filme com um roteiro muito bom que exemplifica a ideia de "se deseja conhecer o caráter de uma pessoa, dê poder a ela".
    Gabriela M.
    Gabriela M.

Enviada em 15 de maio de 2016
    Um documentário maravilhoso, atuações perfeitas, da um nervoso vendo o filme, mas vale muito a pena!!
    Marcio C.
    Marcio C.

Enviada em 6 de abril de 2017
    Roteiro adaptado de uma história real, traz elementos de graves infrações éticas em pesquisa com seres humanos e explicita comportamentos humanos doentios.
    Joju
    Joju

Enviada em 25 de julho de 2017
    Filme agoniante, daqueles que a gente assiste e fica um tempo lembrando dos personagens e a humilhação e tortura que eles passam. Não assisto nunca mais.
    Vinícius D.
    Vinícius D.

Enviada em 14 de fevereiro de 2018
    O filme é bem feito seguindo a risca o que aconteceu de verdade na vida real, e isso me deixou extremamente irritado. Essa experiência nunca deveria ter acontecido, é doentio. Todos estavam dentro das instalações da própria universidade e com contrato assinado declarando que nenhuma agressão física é permitida, e mesmo assim as agressões foram contínuas. Os responsáveis por essa experiência deveriam ter sido no mínimo presos e os alunos ''guardas'' deveriam ter tomado vários processos nas costas por não seguirem o contrato. Se fosse eu nessa situação nunca deixaria que me colocassem naquelas situações humilhantes e doentias. Olha, eu iria processar cada um, porque não foi uma experiência, foi uma tortura, e pesquisa científica nenhuma justifica essa merda.