Big Jato
    • Papo de Cinema
    • Folha de São Paulo

Cinepop

por Wilker Medeiros

O grande destaque de “Big Jato” vem da sua narrativa, que se mostra fluida nos três atos e aborda a vida de Chico com organicidade [...] Os cacoetes estão lá, como os típicos planos-sequenciais e as câmeras panorâmicas, mas aparecem de modo simplório.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Big Jato é um filme sobre a libertação de um aspirante a poeta das amarras que a miséria, a sociedade, sua família e ele mesmo criaram [...] E é, finalmente, um filme que comprova que Matheus Nachtergaele é um dos melhores atores em atividade no Cinema mundial.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Neusa Barbosa

Essa dualidade de influências, entre Xico pai e Nelson, fornece a matriz masculina que disputa o coração e a mente de Xico menino – uma interpretação muito convincente do novato Rafael Nicácio, um garoto lírico que nem toda a merda do mundo é capaz de conspurcar.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Diário de Pernambuco

por Érico Andrade

A merda não está apenas nos esgotos que o Big jato recolhe, mas ela estampa os rostos dos que vivem no subterrâneo da vida, para trabalharem e burocraticamente amarem sem mais. [...] A poesia mais do que beleza é a subversão estética que contraria a lógica utilitária do Estado...

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Estado de Minas

por Carolina Braga

Ao assistir a "Big Jato", a impressão que se tem é que Cláudio Assis, pela primeira vez, preferiu não esfregar na cara do espectador tudo de ruim que há neste pedaço do mundo neste momento da história, mas deixá-lo sonhar com tudo de bom que possa haver...

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

O Globo

por Susana Schild

Desta vez, a habitual galeria [de Cláudio Assis] de personagens nus e crus de periferias é substituída por um núcleo familiar, onde há dureza e crueza, mas também ternura, humor e inspiradas tiradas filosóficas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

O filme prefere bater em teclas já conhecidas [...] E assim, tangenciando clichês e abrindo oportunidades para um inesperado que não chega a se concretizar, Assis indica que talvez esteja pronto a assumir discursos mais sérios e profundos.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Há momentos bem interessantes. Cláudio Assis sabe filmar, afinal. Mas precisa se livrar de vez dessa rebeldia postiça que norteou sua carreira. "Big Jato", pelo menos, mostra que está no caminho.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo