A Despedida
    • Folha de São Paulo
    • Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Roberto Cunha

Com pequenas doses de humor, de suspense, e diálogos inspirados, o roteiro de Galvão é provocativo, nas palavras (“Na vida você pode ter várias mulheres, mas só uma pode ter você”) e nas imagens. [...] "A Despedida" não é somente uma história de morte, mas um belo recado para valorizar a vida.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Funcionando como um estudo de personagem, mas também como um breve tratado sobre a velhice e suas indignidades (e a determinação para superá-las), "A Despedida" é também hábil ao sugerir, depois desta introdução, o que move o protagonista...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Nelson Xavier, em caracterização particularmente difícil, consegue transmitir a sabedoria e o senso de humor de seu personagem. Juliana surge despida de artifícios, interpretando uma mulher simples e extremamente bela...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É um filme delicado, não excessivamente forte (ainda que tenha nudez), muito humano e tocante [...] É um filme muito brasileiro, sensível, que eu recomendo.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineweb

por Alysson Oliveira

Nelson Xavier e Juliana Paes [...] são a alma do filme, cujo desenvolvimento esbarra em alguns tropeços [...]. Mas, ao mesmo tempo, ganha ao mostrar uma faixa etária que raramente é tema do cinema brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

O Almirante conserva a mente intacta, como demonstram suas tiradas espirituosas [...] O que mais dói é a consciência da decadência. Assim, sem pieguismo, Galvão sintetiza a condição humana na velhice.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Willian Silveira

A beleza de constatar o amor como uma urgência constante desafia a natureza do que somos e aspiramos. Ao despertar uma série de sentimentos, "A Despedida" demonstra ser um retrato competente da nossa fragilidade – e de como a elevamos a um patamar inegavelmente mais alto.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema