Experimentos
    Você assistiu Experimentos ?

Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 10 de fevereiro de 2018
    Um filme que te faz refletir... e constatar que a humanidade, em sua imensa maioria, é um gado que vai para onde o peão aponta. Peão esse que faz o que o dono da Fazenda ordena, para o destino que aquele quiser... dono da Fazenda que segue as ordens da esposa, cujos caprichos e rompantes nem sempre sensatos comandam diretamente centenas de pessoas... e pode ser o marido do dono da Fazenda, o pai do político, o general do exército... Mesmo que hoje vivamos num ambiente de pseudo consciência, essa só se manifesta quando em coletivo... um triste fato, uma triste constatação. A rebeldia vai até onde a autoridade (um pai, um chefe, cônjuge, ordenador da despesa) determina. E esse ente autoritário tem seus limites externos também.
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 8 de agosto de 2017
    Confiram na íntegra: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2017/08/08/rezenha-critica-o-experimento-de-milgram-2015/

Antes de qualquer coisa é preciso deixar outra dica juntamente com esta, se for assistir O Experimento de Milgram que é baseado em uma história REAL, não deixe de complementar a lógica do Doutor Stanley Milgram com a ficção drama comédia Ele Está de Volta (que já escrevi aqui!), você vai ficar chocado com o poder do ser humano em ser persuadido e “liderado” por uma força maior mesmo que inconscientemente. Ficou curioso? Confiram a “rezenha” crítica de O Experimento de Milgram.

Na década de 60, o psicólogo Stanley Milgram (Peter Sarsgaard) se tornou conhecido pelos seus experimentos de obediência, inspirados pelos eventos do Holocausto. Em seu trabalho, pessoas comuns eram levadas a dar o que acreditavam serem dolorosos choques elétricos em outras pessoas, mesmo quando escutavam gritos de dor.

Mesmo que quisessem parar de torturar seus “amigos” quando a responsabilidade era assumida pelos “doutores” esmagadoramente a maioria continuava a dar os choques nas pessoas.

No transcorrer do filme nos mostra que este estudo por anos foi tido como anti ético e tentado ser esquecido por todos, entretanto sempre com um novo evento ditatorial qualquer que seja o país que ocorreu até aqui, os mesmos experimentos e estudos sempre voltam à tona.

O filme é curto, apesar disso é vagaroso, parece que se passaram horas e horas assistindo, não tira o ímpeto do que tentam transmitir, com excelentes atuações, mas que a qualidade cai em virtude deste ritmo bem fraco.

Por tudo que cerca os resultados destes experimentos e o tapa na cara de uma sociedade que sempre se diz “Livre” como a norte americana, vale a pena conferir, principalmente se depois você assistir Ele Está de Volta, aí tudo faz sentido!!!

Ultrapassando os limites da ética ou não, Milgram esfregou na cara da sociedade o seu lado obscuro e, bem, ninguém gosta de vislumbrar isso.

Minha nota é 2/5
    Cristiano M
    Cristiano M

Enviada em 24 de agosto de 2017
    Não gostei. Filme paradíssimo. Tema legal. Mas não tiveram sucesso ao passar pra o cinema. Tentaram interagir com o telespectador, mas falharam.
    Lucas Henrique
    Lucas Henrique

Enviada em 1 de setembro de 2019
    Experimenter é um filme diferente, reflexivo e muito bom. Peter Sarsgaard está excelente como Stanley Migram, ele encarna muito bem o o personagem, Winona Ryder aparece pouco, mesmo assim se destaca. O recurso utilizado no filme é raro, porém muito útil.
    Érico S.
    Érico S.

Enviada em 12 de maio de 2018
    É um filme sensacional, que aborda com um enfoque único aspectos impressionantes da natureza humana, e indica o mecanismo psíquico pelo qual tantos atos de crueldade podem ser cometidos com a complacência da sociedade. Também mostra como foi formulada a "teoria dos seis degraus de separação", que inspirou a criação do Orkut, que por sua vez acabou revolucionando as redes sociais, da forma como as temos nos dias de hoje.
    Obrigatório para estudantes e entusiastas da psicologa, psicanálise ou psiquiatria; altamente recomendável aos amantes das demais ciências humanas.Na Netflix (maio-2018) este filme tem o nome em português de: "O experimento de Milgram", conta a história real do célebre catedrático e pesquisador de psicologia social Stanley Milgram, e seus célebres experimentos nos anos 60.
    Sidney F.
    Sidney F.

Enviada em 13 de junho de 2018
    O filme vale a pena ser visto principalmente pelo seu conteúdo didático. Eu, que não tenho muita familiaridade com a antropologia, psicologia e afins, gostei muito de conhecer os experimentos citados no filme. Os experimentos mostram como o ser humano tem a tendência de obedecer as ordens de pessoas a quem eles vêem como detentores de autoridade. Além disso ele cita outros experimentos antropológicos que remetem ao comportamento de manada.