Dois Caras Legais
    Você assistiu Dois Caras Legais ?

Lucas Alcântara
    Lucas Alcântara

Enviada em 10 de agosto de 2016
    Na década de 80, o diretor e roteirista Shane Black revolucinou os filmes de ação nos cinemas através dos roteiros de Máquina Mortífera (1987) e Máquina Mortífera 2 (1989) mesclando com perfeição bons momentos de humor com cenas de ação. Sendo assim desde então Hollywoody bebe da fonte de Black e consequentemente tornou o tema batido. E apesar do sucesso de seu roteiro nos filmes estrelados por Mel Gibson e Danny Glover, Shane Black só veio a dirigir seu primeiro filme em 2005: Beijos e Tiros, estrelado por Robert Downey Jr. E depois de dirigir o frustrado mas bom Homem de Ferro 3 (2013) Black volta para sua zona de conforto para dirigir Dois Caras Legais (The Nice Guys, no título original).

Shane Black conta uma história ambientada em Los Angeles, no ano de 1977. Os protagonistas são Jackson Healy (Russel Crowe) uma espécie de mercenário para adolescentes e o ex-policial e atual investigador particular Holland March (Ryan Grosling), que pegam o mesmo caso e contratados pela Chefe do Departamento de Justiça Judith Kuther (Kim Basinger) começam a investigar o sequestro da sua filha Amelia (Margaret Qualley).

Para início de conversa, são míseros aspectos negativos que norteiam a produção de Black: talvez a atuação de Beau Knapp que faz o coadjuvante Blue Face seja no mínimo exagerada e o chroma key usado numa das cenas seja ruim — apesar desse fator combinar com a atmosfera dos anos 70 do filme. Contudo, um dos únicos erros que precisam ser pontuados é o início meio confuso e bagunçado que Shane Black usa para finalmente chegar a história que quer contar.

E por último aspecto negativo temos a história da esposa do detetive March. Apesar de Grosling dar todo o seu carisma para o personagem não há como se emocionar com a morte da esposa em qualquer ponto que esta seja citada — nem numa das cenas finais quando a "tatuagem" do personagem acaba sendo alterada. Isso se deve ao fato da trama paralela ser completamente descartável e acabar tropeçando no ritmo do filme. Apesar disso, os erros não se tornam tão fritantes e o filme acaba se tornando uma comédia perfeita e cumpre cem por cento o sua premissa.

Sendo assim, partimos direto para os aspectos positivos. A começar pela linguagem usada pelo diretor, que no começo do filme já deixa devidamente claro o que quer mostrar para o público: a primeira imagem do filme mostra traseiro do letreiro de Hollywoody: uma imagem suja e nada parecida com a que é vendida. Sendo assim, Shane Black nos mostra que na verdade a história se trata do lado sujo de Hollywoody, o que acaba se revelando ao desenrolar do longa.

O ponto alto mais gritante é a relação e a dinâmica entre os protagonistas, o detetive Holland March e o brucutu Jackson Healy. Além de ambos os personagens terem um excelente desenvolvimento que melhora ainda mais o desempenho de ambos os atores, Shane Black trabalha como ninguém os dois parceiros completamente opostos, provando que ele domina a área que acabou "criando". O entrosamento dos dois rendem boas cenas de ação e risadas de tirar o fôlego e como se não fosse o suficiente Shane Black dá um acréscimo a mais: Holly March, filha do detetive interpretada pela atriz Angourie Rice, que tem um ótimo desempenho e consegue criar uma personagem tão carismática e cativante quanto os protagonistas e o restante do elenco do filme.

A ambientação e o figurino dos anos setenta estão impecáveis, assim como os diálogos de época e as personalidades de 1977. Além do mais, Black usa de pano de fundo um tema político bastante abordado pelos hippies na época que só serve para enriquecer ainda mais o roteiro — que, no geral, é bem elaborado e desenvolvido e não conta com pontas soltas e acaba contribuindo ainda mais para tornar o longa a ótima experiência que é; as cenas de ação são bem coreografadas e as tiradas de comédia para aliviar a tensão são bastante pontuais e inteligentes.

As atuações estão ótimas na medida do possível. Apesar de Russel Crowe já ter uma carreira extensa e consequentemente nesse filme não oferecer nada de inovador — parecendo mais uma mistura de Maximus (Gladiador - 2000) e John Nash (Uma Mente Brilhante – 2001) — sua atuação permanece impecável e o ator consegue se achar perfeitamente no personagem. Ryan Grosling dá um excelente desempenho como Holland March e contribui para a ótima química que rola entre ele e Crowe durante toda a produção.

Dois Caras Legais marca a volta de Shane Black para a sua zona de conforto e oferece uma das melhores comédias de ação do ano. Deixando explícito uma sequência no futuro, o longa estrelado por Crowe e Grosling, além de ser uma surpresa para grandes fãs da franquia Máquina Mortífera, é uma diversão em alto nível técnico e emocionante.

Nota: 9,5/10
    Marcus Vinicius G.
    Marcus Vinicius G.

Enviada em 21 de julho de 2016
    A dupla Ryan Gosling e Russel Crowe funciona muito bem, eles tem uma química muito boa. O mistério do filme é bem desenvolvido, e interessante. As piadas são boas e as cenas de ação são muito divertidas, assim como todo filme, que é cheio de ótimas referencias aos anos 70.
    CRAFontes
    CRAFontes

Enviada em 7 de dezembro de 2016
    Ao ver o cartaz deste filme normalmente há dois tipos de reação do espectador. Aquele que curte mais a pipoca que o filme vai pensar: legal, uma comédia pra não pensar muito com dois bons atores. E o segundo, aquele que gosta de "filmes-cabeça" pensa: olha aí mais um filme bobo feito só pra ganhar dinheiro. E nenhum estará completamente certo, e nem completamente errado. [pitaco completo no link]
    Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 2 de janeiro de 2020
    Dois Caras Legais é um filme extremamente divertido. A dupla de atores Ryan Gosling e Russel Crowe, tem uma ótima química. As piadas são boas e as cenas de ação são muito divertidas.
    Júnior S.
    Júnior S.

Enviada em 13 de julho de 2017
    Uma sátira que preza pela nostalgia, misturando elementos de filmes policiais das décadas de 1970 e 1980, encontrando em Ryan Gosling e Russell Crowe uma dupla pra lá de inspirada. O ritmo de Black é quase milagrosamente Hawksiano, e há um maravilhamento, um encanto quase feiticeiro nos anos 70 e que se desmembra no que a década guarda de festivo, de fortuito e informal, de groovy. Entretenimento, nostalgia, reflexão. É pra isso que o cinema existe. Mas a trama demora a engrenar e, quando o faz, não se apresenta tão interessante quanto aparentara ser. Também jamais consegue ser especialmente excitante, as cenas de ação são bem feitas, mas nunca empolgam. Enfim, vale pelo clima matinê e o resgate do gênero Budy Cop.
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 27 de fevereiro de 2019
    "Não fosse a grande apelação sexual do filme, "Dois Caras Legais" seria um dos melhores filmes do gênero"

O filme tem um objetivo claro, além de nos proporcionar entretenimento, criticar a poluição do ar causadas pelos carros. Shane Black, vai fundo ao retratar a real ganância das montadoras. Pois, de fato, todos sofremos pelo veneno letal do extremo capitalismo.

Voltando a falar do filme .. ele é engraçado; tem um roteiro top; Ryan Gosling e Russell Crowe fazem uma ótima dupla; e Angourie Rice sua interpretação está impressionante. todavia, não recomendado para assistir em família (entendam como quiserem) pois o filme do inicio ao fim, apresenta cenas de nudez.

Enviada em 24 de julho de 2016
    Filme surpreendente pela grande química entre Crowe e Gosling nesta estória dos anos 70, com músicas e ambientação perfeitas, até um pouco hippie. Ambos são detetives e sse envolvem com um caso de corrupção na indústria automobilística, para evitar onerar os veículos com catalizadores, que melhorariam a poluição. A garota que faz aa filha de Gosling é demais. Comédia.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 23 de janeiro de 2017
    Com um título ambíguo, este longa dirigido por Shane Black nos traz um ótimo entretenimento, que nos faz dar ótimas risadas e com boas cenas de ação.
    Vários filmes de comédia com ação já foram lançados e sempre com boas duplas: Channing Tatum e Jonah Hill em Anjos da lei e Anjos da Lei 2, Mark Walbherg e Will Ferrell em Os outros caras e Mel Gibson e Danny Glover em Máquina Mortífera, com roteiro do próprio Shanne Black. E sempre as duplas tem uma química muito boa.
    Neste não é diferente, a dupla da vez é Russel Crowe e Ryan Gosling. Crowe faz um cara mais durão e Gosling um atrapalhado (lendo a sinopse já dá vontade de ver o filme).
    O longa é passado no final dos anos 70, e traz todo o charme da época, e tem várias referências aos dias atuais.
    As piadas do filme são ótimas assim como as cenas de ação.
    Para quem procura dar boas risadas ou quem procura ver tiroteios e brigas o filme vai agradar muito.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 21 de julho de 2016
    Não é o melhor filme do ano, mas também não sei se tem a pretensão de ser, mais é um filme divertido. Além de ter um bom elenco, a química entre eles funciona. Esperava um pouco mais na ação, mas dois caras legais é divertido.
    Renan S.
    Renan S.

Enviada em 21 de julho de 2016
    Dois Caras Legais é um filme no qual o Universo que cria não dá vez à normalidades e regularidades. Assim, o filme de Shane Black sofre com o próprio medo de assumir por completo os excessos que o fazem tão bem.

Russell Crowe e seu personagem é onde mais se nota isso, ainda mais quando justapostos à Ryan Gosling, que rouba a cena do filme, e Angourie Rice, grande surpresa de Dois Caras Legais.

Por mais que seja um filme agradável e tenha bons personagens, a maneira como exibe momentos destoantes é o que o impede de atingir o potencial todo ao qual aspira.