Leviatã
    • Omelete
    • Rubens Ewald

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

[...] “Leviatã” não é uma película de fácil digestão. Há ali um filme dentro do outro em vários quesitos muito bem orquestrados. Há um thriller político parodiado dentro da sociedade russa pela corrupção e hierarquias estagnadas de poder, ao mesmo tempo que há um intenso drama, uma tragédia familiar...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

CineClick

por Gustavo Assumpção

Um dos filmes mais importantes do cinema russo nos últimos anos, um retrato corajoso da época de Vladimir Putin e da união tortuosa entre corrupção, poder e religião.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Diário de Pernambuco

por Érico Andrade

Igreja, alcolismo e poder. Tudo num mesmo roteiro. Estórias das diferentes facetas da cultura russa que precisam se cruzar num tempo curto de um filme. Andrey Zviaguintsev consegue. Roteiro impecável.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

O que torna "Leviatã" um filme único e precioso, porém, não é sua mera trama, mas a maneira como Zvyagintsev a apresenta ao espectador, mantendo do início ao fim uma tensão quase insuportável, por força de suas elipses precisas e do uso arguto do extracampo.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Zvyagintsev mostra que não é só a prefeitura de Vadim que está corrupta, e sim a alma humana, exumada em planos de esplendor visual capazes de evocar “O sacrifício” (1986), do deus Andrei Tarkovsky, num tributo à tradição do cinema russo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Dan Fainaru

A essência não está no roteiro, e sim nas imagens. Cada plano é uma aula sobre distribuição de personagens e do cenário no espaço de um enquadramento. O trabalho é quase meticuloso demais, de tão evidente a olho nu.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

"Leviatã" apresenta uma ambição inabalável nas atuações e na direção, desenvolvendo-se com voluntária lentidão e ocasional aceleração, incluindi alguns momentos de drama e suspense.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Leslie Felperin

Monstros enormes se movem sob as profundezas desse filme poderoso, astuciosamente alusivo e ardiloso. [...] Uma parábola política velada, encharcada de amarga ironia, que mira o corrupto e corrosivo regime de Vladimir Putin.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Pierre Murat

Os russos têm um senso exacerbado de culpa, que atravessa as suas vidas e também a sua literatura e o seu cinema. Assim como o álcool querido, os personagens de "Leviatã" engolem a sua mediocridade e sua impossibilidade de melhorar. Eles engolem Putin como engoliam, antigamente, Stalin.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

O mestre russo Andrey Zvyagintsev oferece uma sátira maravilhosa, incrivelmente engraçada, que ousa questionar se o seu país está realmente servindo os interesses dos cidadãos.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

É notável como este candidato russo ao Oscar de melhor filme estrangeiro não se esquiva de suas mensagens políticas [...]. O mais triste sobre “Leviatã” é que o longa poderia ser adaptado para o Brasil sem muito esforço e sem fugir da nossa vida real.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

Um drama com muitos toques de sátira e os dois pés na realidade contemporânea russa. [...] Zvyagintsev fez um filme forte, cheio de camadas, com muitas qualidades que o levaram a merecer atenção e prêmios...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

A Tarde

por Adalberto Meireles

Impregnado por uma atmosfera soturna, "Leviatã" encontra seu grande momento nas pausas e nos tempos mortos que se contrapõem à ação de fato e enchem de silêncio sobretudo a noite e a madrugada na pequena vila à beira-mar da Peninsula de Kola.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Chicago Sun-Times

por Godfrey Cheshire

"Leviathan" é, facilmente, o filme mais importante e imponente a emergir da Rússia nos últimos anos. Como sua história transmite uma sensação de corrupção política generalizada, tem sido visto como uma crítica mordaz e ousada às condições da Rússia de Putin.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cineplayers

por Marcelo Leme

É inegável que Zvyagintsev é talentoso em contar histórias através de imagens. Pode-se questionar o ritmo de suas obras [...], mas sua habilidade em desenrolar temas e trabalhar camadas é algo admirável. Observem as ondas explodirem nas rochas inabaláveis, tal como as investidas assoladas de Nikolay.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O fato é que "Leviatã", o filme, encena a luta desigual entre o indivíduo e o Estado corrupto, aqui encarnado por um pequeno prefeito de província, porém dotado daquela força imensa que vem da completa ausência de escrúpulos.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

O que pretende nos mostrar Zvyagintsev é uma Rússia corrupta e autoritária, mais descendente do que sucessora do Estado soviético. [...] Talvez o aspecto mais original do filme venha da acusação (algo velada, mas ainda assim) da participação ativa da Igreja Ortodoxa Russa nessa esbórnia.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

O diretor, Andrey Zvyagintsev, tem um olho celeste, mas a mão de chumbo, e seu filme é tão duro quanto imersivo, cheio de vívidas cenas do mundo selvagem e mergulhos profundos em um reino humano inundado por lágrimas e vodka.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Roberto Cunha

Esse “poder”, e como os homens lidam com ele, é que é destilado ao longo da trama corajosa que cutuca nesta ferida e usa uma dose de humor e sarcasmo regado ao famoso líquido cristalino, para tirar sarro dos antigos e atuais governantes daquela potência.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Critikat.com

por Marie Gueden

Zviaguintsev sem dúvida conseguiu construir o seu filme a partir de um roteiro excelente, explorando em profundidade a reescritura do Livro de Jó. Mas ele não explora muito bem a profunda dimensão poética, como tinha feito Terrence Malick em "A Árvore da Vida"...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por Mario Abbade

As escolhas de luz e fotografia reforçam a ideia de falência, do mesmo modo que elementos como metafóricas carcaças de embarcações e ossadas de baleia. Mas o grande problema é a forma com que Zvyagintsev desenvolve esse conceito em relação aos personagens.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

É o típico filme de "grandes temas" travestido de história íntima [...] Zvyagintsev seguiu com competência a cartilha do denuncismo discreto e do realismo autoimportante, combinados com a única moda do circuito de festivais que nunca passará: o cinema de simbolismo.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O que me incomoda neste filme mediano e super estimado é que basicamente é uma discreta denúncia de que existe corrupção na Rússia. O que tem provocado polêmicas e ameaças. O que deixa tudo ainda mais ridículo.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald