O Samba
    • Cineweb
    • O Globo

Cinema com Rapadura

por David Arrais

[...] “O Samba” é um documentário que mistura, de forma orgânica e sensível, coisas inseparáveis: Visa Isabel, Martinho da Vila e o samba. E nada melhor para ilustrar isso do que a moça que dança sozinha, ao amanhecer, depois do fim do desfile de Carnaval vencido pela sua escola.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

CineClick

por Edu Fernandes

O documentário consegue cenas valiosas de barracões e dos bastidores das batucadas. Nos morros cariocas são captados depoimentos de anônimos, que falam de suas vivências com o samba e de canções marcantes em um dos elementos mais interessantes do filme.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Talvez o olhar estrangeiro de Gachot [...] gere a sensação de falta de proximidade com o material. A paixão pelo samba é mostrada e pode ser percebida, mas não sentida com a intensidade que deveria.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Alysson Oliveira

Há momentos – quando a escola desfila ou quando Martinho canta – que são bonitos de se ver, mas é possível ver que passam longe do cerne da questão: para usar uma expressão da moda, a gourmetização do carnaval carioca.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Marcelo Janot

Todos os entrevistados parecem ter noção de que estão falando para gringos, por isso são bem didáticos. O filme ainda desperdiça um personagem com um baita potencial para um documentário próprio que é Martinho da Vila...

A crítica completa está disponível no site O Globo