Dominguinhos
    • A Tarde
    • Estado de São Paulo

Almanaque Virtual

por Sonia Rocha

A edição é um primor, e cria um balé imagético entre a sensibilidade de Dominguinhos e a dureza e secura do nordeste, o chão rachado, o mandacaru, entre as mãos calosas e pesadas e uma flor singela. É pura poesia.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Fazer com que imagens simbólicas [...] tenham peso dramático e narrativo tanto quanto o som é um desafio nos tributos recorrentes aos grandes nomes da música brasileira, segmento muito presente no cinema nacional. E poucos são os projetos que cumprem esse desafio com a inventividade e a carga emocional de "Dominguinhos"...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Nayara Reynaud

O filme é sensorial, indo além dos arquivos e depoimentos, para transportar o público ao universo do músico. Isso, graças ao excelente desenho de som do próprio Joaquim e de Edson Secco...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Marcelo Janot

Guiado pela simplicidade de sua prosa, o documentário faz justiça a esse gênio da música brasileira que não foi apenas o príncipe do baião, mas um exímio compositor e instrumentista com contribuições significativas para o jazz, a bossa nova e a MPB em geral. Impossível resistir às lágrimas de Nana Caymmi cantando “Contrato de separação” e às dele próprio entoando os versos de “De volta pro aconchego”.

A crítica completa está disponível no site O Globo

CineClick

por Gustavo Assumpção

Com grande apreço pelas imagens, "Dominguinhos" aposta no apelo emocional para homenagear o cantor, músico e compositor [...] O documentário oferece um resgate horizontal de sua obra.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

As imagens [...] são espetaculares. O filme de Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro emociona porque os diretores não buscam o recurso fácil de transformar seu personagem em herói.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

A Tarde

por Adalberto Meireles

Para além da genialidade do artista, o filme é uma sucessão de imagens que celebram, sobretudo, o instrumento que Deus lhe deu, a sanfona. As caixas, o fole, os botões, os teclados aparecem, desde o início, em colaboração com as imagens das aves, da vegetação, das feiras e das mãos marcadas do sertanejo a dedilhar o objeto que se destina a produzir sons.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

A força da música brasileira, sua diversidade, seus bons personagens têm rendido muitos filmes. O mais recente é "Dominguinhos" [...]. O trunfo do filme é expor sem muitas firulas as vertentes múltiplas desse grande artista.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo