A Grande Aposta
    • Critikat.com
    • Washington Post

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Misógino? Talvez. Pretensioso? Em nenhum momento. Isto porque se assume desde o princípio narrado pelo personagem falastrão de Ryan Gosling como exatamente isso: uma paródia confessa ao circo dos horrores da vida comum...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Adam McKay transformou este material em um dos mais engraçados [...]de 2015. Este filme merece uma indicação de Melhor Filme ao Oscar. É um dos melhores momentos que tive no cinema durante todo o ano.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Com isso, "A Grande Aposta" se solidifica não apenas como um grande filme, mas como um protesto importantíssimo, estabelecendo-se como uma das melhoras obras de 2015 - mesmo enviando o espectador para fora da sala de projeção com um profundo sentimento de revolta, desânimo e desilusão.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Folha de São Paulo

por Thales de Menezes

Elenco não é problema em um filme no qual até os medianos Ryan Gosling e Marisa Tomei aparecem charmosos e convincentes. Fica fácil para eles com um roteiro tão inteligente e uma edição enxuta, mas vibrante.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

O cineasta faz uso de um humor ácido, quase satírico, porém explorado com bastante dinamismo e irreverência, para tratar de um assunto muito sério, porém sem nunca ser enfadonho ou gratuito.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] com um elenco excelente, a sátira acaba sendo uma lição de vida, de economia, de corrupção. Ou seja, elementos fundamentais da nossa vida cotidiana que continuamos a menosprezar e perdoar.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Aqui, McKay aposta em seu primeiro filme “sério”, com um elenco do primeiro escalão, que não por menos inclui o parceiro de comédias Steve Carell (ator que já provou prestígio longe do gênero, como no recente Foxcatcher). Carell é um dos alívios cômicos na pele de Mark Baum [...]

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Boston Globe

por Peter Keough

Ele (o personagem de Ryan Gosling) não está pensando sobre os milhões de indivíduos que perderão seus empregos e casas quando suas previsões se concretizarem, assim como o diretor Adam McKay, pelo menos não até espremer o máximo de risadas e de emoção de seu roteiro.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

CineClick

por Iara Vasconcelos

Um dos pontos mais altos do filme é a construção de seus personagens. Enquanto Pitt carrega aquela malícia dos investidores, Bale aparece como um cara excêntrico e desequilibrado, que tem um olho de vidro e toca "bateria imaginária" em sua mesa.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinemascope

por Lívia Fioretti

Alinhado com as personagens excêntricas, o cenário caótico e o dinamismo da narrativa, o diretor Adam McKay usa e abusa de cultura pop mixando celebridades, humor e vídeos do YouTube em cenas de curta duração para ajudar a explicar a história.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Quando o assunto gira muito no economês, Adam McKay oportunamente incrementa sua narrativas com tutoriais, que explicam irônica e didaticamente os termos. [...] Ao caminhar para o ato final, o filme, no entanto, torna-se mais sério...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Collider

por Brian Formo

"A Grande Aposta" é bastante amplo. Demora um pouco, mas quando você se acostuma com a câmera nervosa, o mosaico de colagens e entra neste mundo, o filme fica muito divertido.

A crítica completa está disponível no site Collider

New York Times

por A.O. Scott

É improvável que um filme mude fatos e "A Grande Aposta" é, em muitos aspectos, um filme surpreendentemente ambicioso e modesto sobre o que ele pode fazer. Ele não oferece soluções, e nenhum conforto. O melhor que pode fazer é trazer o assunto à tona.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

“A Grande Aposta” acompanha esses personagens com um tom cômico (ou patético) e uma edição pop que reúne dúzias de elementos. [...] Esse frenesi todo parece estranho. Mas, com uma dose certa de atenção para compreender o que parece incompreensível, o filme diverte.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

O diretor basicamente pega um material típico de drama cheio de lamentos (tantos sonhos desfeitos na crise que desalojou milhares de pessoas) e o transforma numa de suas comédias irônicas (que tipo de crueldade, disfarçada de estupidez, é capaz de desfazer tantos sonhos?).

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rolling Stone

por Christian Petermann

O diretor e roteirista Adam McKay injeta bom humor à reconstituição da série de crimes velados que levou à implosão da bolha imobiliária em 2008, nos Estados Unidos [...] No geral, A Grande Aposta se mostra sagaz e divertido, apesar do imenso absurdo dos fatos apresentados.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Screen International

por Tim Grierson

"A Grande Aposta" deseja enfurecer seus espectadores, mas é um filme inteligente o bastante para saber que tal abordagem não faz com que um filme não possa ser verdadeiramente engraçado ao mesmo tempo.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

O elenco é ótimo, com certeza, com todos parecendo ter prazer e entusiasmados em desaparecer nos papéis de desajustados sociais entre um tipo ou outro de personagens.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Charlie Schmidlin

O filme demora para explicar o jargão da indústria, não porque o diretor Adam McKay acredite que o público seja burro, e sim porque os termos aparentemente benignos portam a verdade absurda, hilária e depressiva sobre a crise financeira global de 2008.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Screen Rant

por Sandy Schaefer

O filme abertamente (e alegremente) admite que está se distanciando dos fatos que serviram de inspiração para a história. "A Grande Aposta" tem as suas falhas, mas ele é o filme mais singular baseado em literatura não-fictícia nos últimos anos.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

ScreenCrush

por Matt Singer

De alguma maneira, o roteiro brilhante e engraçado [...] consegue explicar a maioria dos termos financeiros de maneira a torná-los (quase sempre) compreensíveis ao espectador comum. Ainda mais impressionante, ele o faz de modo divertido.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

Em clima de comédia, "A grande aposta" retorna a temas já explorados em "O Lobo de Wall Street" [...] com ar de inteligência (cheio de boas frases) e embalado por recursos de edição espertinhos para fazer o público se divertir enquanto se perde nos números.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Quarto Ato

por Carla Marinho

Por fim, exaltamos a tentativa de tornar tudo mais agradável e o entendimento mais digerível para leigos, mas mesmo assim é difícil acompanhar raciocínios, nomes e elementos que transbordam sobre o roteiro.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

The Guardian

por Nigel M Smith

[...] a execução de Adam McKay - impulsionada por uma estética que faz todo o filme parecer, infelizmente, com um episódio da série "The Office" - é muito carregada. O diretor falha em transferir o material de origem para a telona.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Frédéric Strauss

Original, "A Grande Aposta" consegue seduzir, mas nos conduz por um terreno conhecido: em vários momentos, parece que estamos diante de um documentário de Michael Moore sobre a América que produziu a grande crise de 2008.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Andrew Barker

[...] a rota tomada pelo filme é, de longe, a mais radical, transformando-o em uma densa palestra sobre economia [...] inspirada em clipes de hip-hop, Funny or Die e "The Office", o filme de Adam McKay atinge a sua cota de temas ácidos [...]

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineplayers

por Guilherme Bakunin

A abordagem de Adam McKay é propositalmente irônica, mas o efeito é totalmente diverso do pretendido: em vez de parecer um filme leve com humor espirituoso, o sarcasmo e as quebras de parede parecem apenas a escancaração dos erros de um roteiro que foi incapaz de costurar uma história interessante...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Soleil Hakansson

Concentrando toda a sua imaginação em aspectos lúdicos ao invés de seu pensamento político, "A Grande Aposta" consegue apenas redistribuir as cartas entre vencedores e perdedores de um sistema para o qual ele não apresenta a mínima alternativa.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Washington Post

por Ann Hornaday

Após deixar uma exibição de "A Grande Aposta", as audiências estão mais propensas a sentir menos esclarecidas do que golpeadas com um objeto contundente, ainda que envolto em camadas de sedas brilhosas e lantejoulas: Você pode ser muito velho para chorar, mas o filme machuca sem ser engraçado.

A crítica completa está disponível no site Washington Post