Boi Neon
    • Cinética
    • Revista Interlúdio

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Despertando nosso carinho por seus personagens ao enfocar suas interações e o cotidiano de trabalho constante no qual vivem, "Boi Neon" obviamente compartilha de nosso amor por aquelas pessoas, rindo de suas provocações bem-humoradas, exaurindo-se ao retratar seus esforços...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Wilker Medeiros

[o diretor] Gabriel Mascaro encontra total equilíbrio na sua equipe, que parece estar completamente conectada à atmosfera fílmica. Igualmente fabulosa é a fotografia de Diego Garcia, por criar planos riquíssimos artisticamente e ao mesmo tempo emocionar pela singeleza latente. [...]

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Gabriel abre mão um pouco dos planos mais abertos, dando preferência a ambientações contidas em recintos fechados, menos natureza escancarada, pois a natureza daqui é a dos homens...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineplayers

por Rafael W. Oliveira

É na extrema simplicidade e no seu olhar sensível sobre essas ações contínuas que Boi Neon encontra seu significado. É o nosso cinema quebrando paradigmas, um tipo de cinema que definitivamente merece receber atenção.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Diário de Pernambuco

por Érico Andrade

Assim, embora levemente mais otimista do que Ventos de agosto, Boi Neon mostra que a pobreza quando não consegue nos retirar a possibilidade de sonhar, ela, ao menos, torna esse sonho praticamente inexequível.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Em "Boi Neon", os personagens parecem todos, sem exceção, verossímeis, com vida própria e sujeitos a contradições. Por isso mesmo, podem provocar, no espectador, essa sensação de deslocamento que leva a refletir e questionar seus próprios pontos de vista.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Silas Martí

A força deste novo filme de Gabriel Mascaro está tanto na desconstrução dos estereótipos que rondam o universo nordestino quanto no que beira um elogio às avessas de sua natureza agreste.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

A plasticidade da imagem nunca se rende ao esteticismo puro e simples, apresentando-se como um dos grandes responsáveis pelo êxito do filme de Mascaro. O outro, sem dúvida, é o desempenho do elenco...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Embora lento, como insiste em ser o cinema brasileiro não comercial, é um filme bonito, humano, muito autoral [...] Merece ser descoberto e apreciado.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Lee Marshall

A forte e terna história impressiona não só por sua mise en scene onírica, mas também pela forma como brinca com as expectativas sobre as questões de gênero em um mundo que acaba possuindo uma turbulência fascinante debaixo de sua superfície de macheza.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

Embora o diretor esteja trabalhando com um elenco cheio de atores profissionais pela primeira vez, a ilusão e o estilo de documentário do filme permanece em grande parte do longa, com Cazarré e Jinkings completamente encorporados em seus personagens.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

[...] com uma abordagem aparentemente clássica "Boi Neon" usa o cenário brasileiro para retratar os rodeios e os vaqueiros, que trabalham como o diretor - puxando o rabo do boi para trás e se movendo por todos os lados.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Alysson Oliveira

Talvez por sua experiência no documental, Mascaro não constrói uma narrativa clássica – para o bem e para o mal. A tensão surge de uma faísca, não existe aquela acumulação de pequenas frustrações e uma explosão final.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinética

por Fabian Cantierri

O problema de Boi Neon não é o de abdicar-se de uma narrativa aristotélica, sem que se entregue radicalmente à experiência de um estar-aí da natureza do campo repaginada, mas, ao fim, fugir de ambos os caminhos sem que nem ao menos se tenha dialogado com esse mundo de fato.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Revista Interlúdio

por Calac Nogueira

[...] desconcerto não se alcança apenas com um ou dois sinais trocados. É preciso ir mais fundo. Boi Neon inverte as nossas expectativas, mas não nos desconcerta. Pois Mascaro prefere a beleza, a elegância e a excitação bem comportada.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio