Minha conta
    Francofonia - Louvre Sob Ocupação
    Nota média
    3,7
    publicações
    • Chicago Sun-Times
    • Estado de São Paulo
    • Zero Hora
    • Cineweb
    • Boston Globe
    • O Globo
    • The Guardian
    • Télérama
    • Veja
    • Critikat.com
    • New York Times
    • Papo de Cinema
    • The Hollywood Reporter
    • Variety
    • Rubens Ewald
    • Washington Post

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Chicago Sun-Times

    por Richard Roeper

    Sokurov examina a história do Louvre e nos dá um tour virtual do museu magnífico. Ele faz pontuações exatas sobre a importância vital da arte ao longo da história humana. Este é um dos mais belos filmes do ano.

    A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin Oricchio

    Na linha fina do filme, trata-se sempre de evocar a cultura, a arte, como possíveis antídotos à desumanização, barragens erguidas pela espécie contra as forças da morte e do obscurantismo.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Zero Hora

    por Marcelo Perrone

    "Francofonia" é um filme carregado de beleza e simbolismo. Sokurov oferece uma experiência cada vez mais rara de se encontrar na sala de cinema. Assina um monumento digno de figurar no museu que homenageia.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    Um filme de aspirações épicas que transita entre assuntos grandiosos – Arte, Poder, Política, Humanidade (todos com a primeira letra em maiúsculo para exaltar sua grandeza) – mas que reverbera de forma intimista.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Boston Globe

    por Patricia Smith

    Sokurov presta uma grande homenagem para a Europa – e também para a arte. Este tributo é eloqüente, cheio de sentimentos e desafiador.

    A crítica completa está disponível no site Boston Globe

    O Globo

    por André Miranda

    Um tremendo trabalho de montagem e chama a atenção pelos planos abertos e pelas variações de ângulos que consegue possivelmente com o uso de drones. Com incrível talento, Sokurov mais uma vez escolhe a arte como matéria para chegar à arte como cinema.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    The Guardian

    por Peter Bradshaw

    Francofonia  é um ensaio fascinante e uma grande meditação sobre a arte, a história e as ciências humanas – que juntas constroem a ideia da própria humanidade. 

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    Télérama

    por Louis Guichard

    "Francofonia" é muito mais, e vai muito além, de um filme histórico. Uma deambulação comovente no Louvre de ontem e de hoje. Além disso, é uma reflexão em primeira pessoa (com o diretor em voz off) sobre a vulnerabilidade da arte e a sua importância em nossas vidas.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    O cineasta russo Aleksandr Sokurov foi atrás de uma instigante história para realizar o formidável documentário "Francofonia — Louvre sob Ocupação". [...] Até Napoleão Bonaparte (interpretado por Vincent Nemeth) entra num registro bastante criativo e fora dos padrões convencionais do gênero.

    A crítica completa está disponível no site Veja

    Critikat.com

    por Josué Morel

    O filme fica melhor quando segue o fluxo de pensamento do autor, com associações de ideias e de colagens formais, saltando de uma temporalidade à outra. [...] Mas este passeio pelas galerias do Louvre encontra alguns problemas, como as cenas da Ocupação, tão pobres quanto mal dirigidas.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    New York Times

    por A.O. Scott

    É uma obra de arte que incomoda a consciência, em parte porque sugere, tanto por seu padrão e pelo design, que nenhuma arte é inocente, e que a sua preservação, como a sua destruição, depende da manutenção de um poder. 

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    Papo de Cinema

    por Marcelo Müller

    A habilidade de Sokurov quase não dá conta de frear o caráter didático de "Francofonia". A câmera passeia contemplativa pelos corredores do Louvre, se demorando nas expressões de pinturas e esculturas, como que evocando a alma do inanimado. Há uma sacralização aberta da arte.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    The Hollywood Reporter

    por Deborah Young

     O tema principal de Francofonía é a arte como os despojos de guerra, e o exemplo que ele dá é o período em que o Louvre - chamado em um ponto de "a capital do mundo" – esteve sob o controle nazista. 

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Variety

    por Jay Wisseberg

    Será que todos elementos do filme se complementam? Bem, sim, se os espectadores pensarem no filme como um ensaio poético de roda livre, altamente pessoal, mas, ainda assim, cativante.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    [...] pouco traz de novo ou mais criativo, se fixando em dois personagens reais, dando uma visão pessoal misturando material de arquivo com algumas cenas representadas, sobre Jacques Jaujard e o conde Franziskus Wolff-Metternich que colaboraram com o Louvre durante a Ocupação Nazista da França...

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Washington Post

    por Michael O. Sullivan

    O diretor Alexander Sokurov é cheio de virtudes visuais. Por isso, é estranho, para não mencionar um pouco decepcionante, descobrir que o seu mais recente projeto [...] é tão tagarela e, com raras exceções, visualmente sem graça.

    A crítica completa está disponível no site Washington Post
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top