O Cidadão do Ano
    3,4
    Você assistiu O Cidadão do Ano ?

Lúcio T.
    Lúcio T.

Enviada em 15 de junho de 2016
    Já dizia Dave Matthews Band em sua música Gravedigger: ".....Muriel Stonewall (1903-1954) - Ela perdeu seus dois bebês na segunda grande guerra. - Agora, você nunca deveria ter que ver suas próprias crianças caídas no chão. - Digo, você nunca deveria ter que enterrar seus próprios bebês.....". Acreditamos que nesta vida, tudo tem uma ordem natural : você nasce, cresce, decide ter uma família, tem um filho, o cria para o mundo (lembre-se que nunca para você, para o mundo.....) até chegar o momento de sua morte! E assim é o Ciclo da Vida (.....música do REI LEÃO começa a tocar no fundo.....), ou deveria ser. Muitos pais já enterraram seus filhos, seja por acidente, por suicídio ou por assassinato. Não imagino a dor e rezo aos céus para nunca sentir. Quando o filho é morto por terceiros, a vingança é a única coisa que se passa pela cabeça, que a justiça seja feita! E para alguns pais, a Justiça é cega demais e a prisão é pouco (eu já acho que quanto mais sofrimento, melhor, até que chegue a morte do executor de minha cria!.....lado mau, muito mau falando agora.....). Eis que temos então mais um filme sobre vingança com o tema citado acima, e desta vez, não é um hollywoodiano e sim norueguês! E contamos com o competente ator sueco Stellan Skarsgård (quem interpretou o pai do par romântico de Thor, lembra?), como protagonista. Na direção, temos o norueguês Hans Petter Moland (quem?), que me parece ser o braço direito de outro diretor, o famoso Lars von Trier (não conhece? Cooooooomo não, ele que dirigiu DOGVILLE em 2003, ANTICRISTO em 2009, MELANCOLIA em 2011, NINFOMANÍACA em 2013, conhecido por filmes fortes com temas polêmicos!). Desta união entre ator e diretor, temos uma película razoável de ação, mais bela pela fotografia do que qualquer coisa. Ah, a neve! Tão bela, mortal e fria (jura?!?).... O roteiro deixa a desejar ao querer mostrar apenas as atitudes do pai, sem querer se preocupar com as consequências óbvias e que não podem ser ignoradas. Está certo que a narrativa é em um ambiente extremo, que muitas coisas podem ser deixadas sob a neve que não para de cair, mas têm outras que não! Mas para quem quer apenas mergulhar no gênero sem se importar com a trama, recomendável. Mas tem algo que achei muito legal: como o diretor Moland se retrata ao morrer um personagem, seja ele quem for e também com a contradição do título com as atitudes de seu protagonista! Se vingar ou não se vingar, para uns é algo que para sempre irá te amaldiçoar, para os "sangue nos olhos", é algo que não dá para se evitar...
    Maída B.
    Maída B.

Enviada em 19 de dezembro de 2016
    Apesar de se tratar de vingança, vale muito a pena assistir. O personagem central é muito bom, a trama é boa e....a neve! A neve pode esconder muito! Bons diálogos e, apesar da previsibilidade do final (quase), recomendo!
    Magno M.
    Magno M.

Enviada em 19 de abril de 2015
    Excelente filme norueguês te prende do inicio ao fim.
    pena que o adoro cinema o classificou como ação/comedia.
    O filma na verdade é um policial/thriller
    Hilton B.
    Hilton B.

Enviada em 24 de junho de 2015
    Muito bom filme!!! a gente não se desliga da trama nem por um minuto.... os diálogos "sérios" também são ótimos!!! Não deixem de ver!!!