Minha conta
    Whiplash - Em Busca da Perfeição
    Nota média
    4,2
    publicações
    • Chicago Sun-Times
    • Cinema com Rapadura
    • Cinepop
    • Críticos.Com.Br
    • Estado de Minas
    • Rubens Ewald
    • Télérama
    • Variety
    • Zero Hora
    • CineClick
    • Cinemascope
    • Cineplayers
    • Chronic'art.com
    • Cinema em Cena
    • Cineweb
    • New York Times
    • O Globo
    • Omelete
    • Revista Interlúdio
    • Rolling Stone
    • Screen International
    • The Guardian
    • The Hollywood Reporter
    • Papo de Cinema
    • Folha de São Paulo
    • Gazeta do Povo
    • Critikat.com

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Chicago Sun-Times

    por Brian Tallerico

    "Whiplash" é adrenalina cinematográfica. Numa era em que tantos filmes aparecem mais refinados para públicos ou gerentes de marketing, esse é um drama profundamente pessoal e vibrantemente vivo.

    A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

    Cinema com Rapadura

    por Wilker Medeiros

    [...] este petardo de Damien Chazelle aparece como o primeiro diamante do ano e abre com maestria o circuito cinematográfico brasileiro. É um filme poderoso, chocante e sufocante, de direção primorosa e trilha sonora matadora, que deixa o público ligado do início ao fim...

    A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

    Cinepop

    por Raphael Camacho

    Eletrizante, emocionante, magnífico, espetacular. [...] Para completar essa busca pela perfeição, o filme conta com a grande interpretação de um ator no ano passado: J.K. Simmons está simplesmente espetacular!

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Críticos.Com.Br

    por Gabriel Papaléo

    A precisão do jazz é captada pela câmera de Chazelle com maestria, em planos-detalhe movidos por uma ágil e excepcional montagem que conduz os ensaios do filme como uma sinfonia furiosa.

    A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

    Estado de Minas

    por Ana Clara Brant

    Não à toa "Whiplash – Em busca da perfeição" foi o grande vencedor de Sundance em 2014 [...] com os prêmios de melhor filme do público e de melhor diretor, pois o drama musical é ao mesmo tempo delicado, eletrizante, comovente, dinâmico e, sobretudo, surpreendente.

    A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    De todos os filmes indicados ao Oscar® deste ano que já assisti este é o certamente o meu favorito, o que mais me tocou, me fez participar, emocionar. [...] Os atores estão ótimos, a direção é incrível, mas é a musica que realmente nos conquista e torna o filme excepcional.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Télérama

    por Mathilde Blottière

    Com um talento incrível, Damien Chazelle faz desta simples trama um duelo cativante onde o jazz, música prazerosa, é fabricada através da dor, com muito suor e sangue. A direção é ritmada, a tensão é permanente, a iluminação é digna de um filme noir...

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Variety

    por Peter Debruge

    Miles Teller toca bateria com todo o seu coração - e mesmo um pouco mais - neste filme estelar de Damien Chazelle, que destrói todos os clichês do gênio musical, carregando os tradicionais ensaios em um conservatório com a intensidade psicológica de um campo de batalha.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Zero Hora

    por Marcelo Perrone

    [...] não vemos na encenação enxuta, calcada no grande desempenho dos atores, prospecções psicológicas e edificantes mensagens de superação comuns nos filmes desse modelo que patinam no melodrama raso. "Whiplash" é um filme emocionalmente cru e duro.

    CineClick

    por Daniel Reininger

    O longa é impressionante não só pela forma como explora o preço do sucesso e o absurdo da procura pela perfeição, mas também pela qualidade estética, de roteiro e direção.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Cinemascope

    por Lívia Fioretti

    A interação entre as personagens de [J.K.] Simmons e [Miles] Teller é um show a parte [...]. Tudo bem que é necessário ceticismo para alguns aspectos, mas "Whiplash" é um filme que merece ser visto com coração e ouvidos bem abertos

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Cineplayers

    por Francisco Carbone

    Se Teller é um dos jovens atores do momento, cujo talento só se expande, a figura de Fletcher ganha personificação em JK Simmons, que aqui sai de uma zona de conforto para se tornar um furacão.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Chronic'art.com

    por Yal Sadat

    Um espetáculo implacável: o jazz furioso, a fábula de iniciação e a mecânica de precisão (da escritura, da montagem) combinam-se de maneira incrível em "Whiplash", o que explica sem dúvida todos os seus prêmios, e que deve lhe render um grande sucesso popular.

    A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    [...] este longa representa uma experiência atípica ao levar o espectador ao riso com os excessos do mestre vivido por J.K. Simmons ao mesmo tempo em que provoca um profundo incômodo diante de seus métodos cruéis...

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Cineweb

    por Rodrigo Zavala

    Chazelle, que também é o diretor de fotografia, é inventivo em seu apurado jogo de câmera que, junto à trilha sonora e à intensidade psicológica do que se vê na tela, transforma os ensaios da banda em batalha campal. Conceito muito adequado ao conflito que impinge ao espectador.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    New York Times

    por A.O. Scott

    Talvez um pouco nítido demais em alguns momentos. [...] Ainda assim, a batalha entre mestre e discípulo é emocionante e assustadora de se testemunhar, e, no seu ápice, o filme se torna tão selvagem e espontâneo, tão arriscado e preciso, como uma jam session ao vivo.

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    O Globo

    por André Miranda

    “Whiplash” só não é perfeito graças a algumas opções do roteiro [...] É claro que coincidências existem, mas num filme quase inteiramente baseado nas decisões de seus personagens, elas soam como um caminho fácil para a solução dos conflitos.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Omelete

    por Érico Borgo

    Chazelle filma com economia. Guarda seus solos para o fim, preferindo usar quando pode uma única câmera, fechada nos músicos e suas performances. Ele parece aceitar que o jazz não pode ser filmado de maneira convencional, então não se arrisca.

    A crítica completa está disponível no site Omelete

    Revista Interlúdio

    por Wellington Sari

    [...] é possível encontrar no filme de [Damien] Chazelle algo que deve ser sempre louvado: o brilho na execução. Pouco importa se "Whiplash" é tematicamente uma variação de um arquétipo tão explorado quando nosso interesse pode se derramar sobre a forma...

    A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

    Rolling Stone

    por André Rodrigues

    [Damien] Chazelle não só dá conta de filmar a atmosfera do jazz, gerando imagens marcantes, como também nos surpreende com a história da relação entre aluno e professor.

    A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

    Screen International

    por Tim Grierson

    Um drama intenso, ancorado em duas atuações magníficas de Miles Teller e J.K. Simmons. [O filme] vai à essência da ambição artística, jogando um dedicado estudante de bateria contra o seu professor agressivo.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Guardian

    por Henry Barnes

    A relação entre Andrew e Fletcher é sadomasoquista, mas nunca melodramática. Chazelle parece estar adentrando o território de "Cisne Negro", até ele devolver ao filme um ritmo calmo, preparando o público para os intensos quinze minutos finais.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Hollywood Reporter

    por Todd McCarthy

    Depois de algumas oscilações dramáticas convulsivas, a climática e, do ponto de vista da performance musical, catártica sequência [final] retrata uma passagem de mera laboriosidade a arte, de escalar a montanha a alcançar o cume.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    A estrutura um tanto conhecida do duelo entre experiência e inovação apenas revive o clichê de Davi superando Golias, dentro de um contexto que se direciona a um fechamento dentro do esperado.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Não aspira a uma "cena perfeita", assim como Andrew sonha com um solo perfeito? Pode ser. Parece ser, até. Em todo caso, eis aí um filme americano, sobre esforço, sobre artistas, com aspiração a prêmio, que não termina em aplausos. Eis um bom ponto de partida.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Gazeta do Povo

    por Rafael Rodrigues Costa

    "Whiplash" parece mostrar que os fins justificam os meios, e que somente a obsessão e a tortura física e emocional geram um grande artista. Mais que criatividade e originalidade, ironicamente as maiores qualidades dos verdadeiros mestres do jazz.

    A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

    Critikat.com

    por Damien Bonelli

    Um filme caricatural sobre o jazz onde temos dificuldade de reconhecer a música que amamos tanto. [...] É um filme sobre a dialética do mestre e do escravo. Ora, mesmo aparentando denunciar esta violência, a história apenas eleva a competitividade e o culto da performance aos valores musicais.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top