Whiplash - Em Busca da Perfeição
    • Gazeta do Povo
    • Critikat.com

Chicago Sun-Times

por Brian Tallerico

"Whiplash" é adrenalina cinematográfica. Numa era em que tantos filmes aparecem mais refinados para públicos ou gerentes de marketing, esse é um drama profundamente pessoal e vibrantemente vivo.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por Wilker Medeiros

[...] este petardo de Damien Chazelle aparece como o primeiro diamante do ano e abre com maestria o circuito cinematográfico brasileiro. É um filme poderoso, chocante e sufocante, de direção primorosa e trilha sonora matadora, que deixa o público ligado do início ao fim...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Raphael Camacho

Eletrizante, emocionante, magnífico, espetacular. [...] Para completar essa busca pela perfeição, o filme conta com a grande interpretação de um ator no ano passado: J.K. Simmons está simplesmente espetacular!

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Críticos.Com.Br

por Gabriel Papaléo

A precisão do jazz é captada pela câmera de Chazelle com maestria, em planos-detalhe movidos por uma ágil e excepcional montagem que conduz os ensaios do filme como uma sinfonia furiosa.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de Minas

por Ana Clara Brant

Não à toa "Whiplash – Em busca da perfeição" foi o grande vencedor de Sundance em 2014 [...] com os prêmios de melhor filme do público e de melhor diretor, pois o drama musical é ao mesmo tempo delicado, eletrizante, comovente, dinâmico e, sobretudo, surpreendente.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

De todos os filmes indicados ao Oscar® deste ano que já assisti este é o certamente o meu favorito, o que mais me tocou, me fez participar, emocionar. [...] Os atores estão ótimos, a direção é incrível, mas é a musica que realmente nos conquista e torna o filme excepcional.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Mathilde Blottière

Com um talento incrível, Damien Chazelle faz desta simples trama um duelo cativante onde o jazz, música prazerosa, é fabricada através da dor, com muito suor e sangue. A direção é ritmada, a tensão é permanente, a iluminação é digna de um filme noir...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

Miles Teller toca bateria com todo o seu coração - e mesmo um pouco mais - neste filme estelar de Damien Chazelle, que destrói todos os clichês do gênio musical, carregando os tradicionais ensaios em um conservatório com a intensidade psicológica de um campo de batalha.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Marcelo Perrone

[...] não vemos na encenação enxuta, calcada no grande desempenho dos atores, prospecções psicológicas e edificantes mensagens de superação comuns nos filmes desse modelo que patinam no melodrama raso. "Whiplash" é um filme emocionalmente cru e duro.

CineClick

por Daniel Reininger

O longa é impressionante não só pela forma como explora o preço do sucesso e o absurdo da procura pela perfeição, mas também pela qualidade estética, de roteiro e direção.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinemascope

por Lívia Fioretti

A interação entre as personagens de [J.K.] Simmons e [Miles] Teller é um show a parte [...]. Tudo bem que é necessário ceticismo para alguns aspectos, mas "Whiplash" é um filme que merece ser visto com coração e ouvidos bem abertos

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineplayers

por Francisco Carbone

Se Teller é um dos jovens atores do momento, cujo talento só se expande, a figura de Fletcher ganha personificação em JK Simmons, que aqui sai de uma zona de conforto para se tornar um furacão.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Chronic'art.com

por Yal Sadat

Um espetáculo implacável: o jazz furioso, a fábula de iniciação e a mecânica de precisão (da escritura, da montagem) combinam-se de maneira incrível em "Whiplash", o que explica sem dúvida todos os seus prêmios, e que deve lhe render um grande sucesso popular.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] este longa representa uma experiência atípica ao levar o espectador ao riso com os excessos do mestre vivido por J.K. Simmons ao mesmo tempo em que provoca um profundo incômodo diante de seus métodos cruéis...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Chazelle, que também é o diretor de fotografia, é inventivo em seu apurado jogo de câmera que, junto à trilha sonora e à intensidade psicológica do que se vê na tela, transforma os ensaios da banda em batalha campal. Conceito muito adequado ao conflito que impinge ao espectador.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

New York Times

por A.O. Scott

Talvez um pouco nítido demais em alguns momentos. [...] Ainda assim, a batalha entre mestre e discípulo é emocionante e assustadora de se testemunhar, e, no seu ápice, o filme se torna tão selvagem e espontâneo, tão arriscado e preciso, como uma jam session ao vivo.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

“Whiplash” só não é perfeito graças a algumas opções do roteiro [...] É claro que coincidências existem, mas num filme quase inteiramente baseado nas decisões de seus personagens, elas soam como um caminho fácil para a solução dos conflitos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Érico Borgo

Chazelle filma com economia. Guarda seus solos para o fim, preferindo usar quando pode uma única câmera, fechada nos músicos e suas performances. Ele parece aceitar que o jazz não pode ser filmado de maneira convencional, então não se arrisca.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Interlúdio

por Wellington Sari

[...] é possível encontrar no filme de [Damien] Chazelle algo que deve ser sempre louvado: o brilho na execução. Pouco importa se "Whiplash" é tematicamente uma variação de um arquétipo tão explorado quando nosso interesse pode se derramar sobre a forma...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Rolling Stone

por André Rodrigues

[Damien] Chazelle não só dá conta de filmar a atmosfera do jazz, gerando imagens marcantes, como também nos surpreende com a história da relação entre aluno e professor.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Screen International

por Tim Grierson

Um drama intenso, ancorado em duas atuações magníficas de Miles Teller e J.K. Simmons. [O filme] vai à essência da ambição artística, jogando um dedicado estudante de bateria contra o seu professor agressivo.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Henry Barnes

A relação entre Andrew e Fletcher é sadomasoquista, mas nunca melodramática. Chazelle parece estar adentrando o território de "Cisne Negro", até ele devolver ao filme um ritmo calmo, preparando o público para os intensos quinze minutos finais.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Depois de algumas oscilações dramáticas convulsivas, a climática e, do ponto de vista da performance musical, catártica sequência [final] retrata uma passagem de mera laboriosidade a arte, de escalar a montanha a alcançar o cume.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Papo de Cinema

por Robledo Milani

A estrutura um tanto conhecida do duelo entre experiência e inovação apenas revive o clichê de Davi superando Golias, dentro de um contexto que se direciona a um fechamento dentro do esperado.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Não aspira a uma "cena perfeita", assim como Andrew sonha com um solo perfeito? Pode ser. Parece ser, até. Em todo caso, eis aí um filme americano, sobre esforço, sobre artistas, com aspiração a prêmio, que não termina em aplausos. Eis um bom ponto de partida.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Gazeta do Povo

por Rafael Rodrigues Costa

"Whiplash" parece mostrar que os fins justificam os meios, e que somente a obsessão e a tortura física e emocional geram um grande artista. Mais que criatividade e originalidade, ironicamente as maiores qualidades dos verdadeiros mestres do jazz.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Critikat.com

por Damien Bonelli

Um filme caricatural sobre o jazz onde temos dificuldade de reconhecer a música que amamos tanto. [...] É um filme sobre a dialética do mestre e do escravo. Ora, mesmo aparentando denunciar esta violência, a história apenas eleva a competitividade e o culto da performance aos valores musicais.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com