13 Minutos
    • Variety
    • Critikat.com

Cinema em Cena

por Pablo R. Bazarello

Concebido para celebrar um esforço que por pouco não alterou radicalmente a História do planeta, 13 Minutos acaba servindo também como um alerta que complementa um dos principais temas de A Queda!, lembrando-nos de que nenhum Estado fascista surge da noite para o dia...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Nayara Reynaud

Uma produção de aspectos técnicos e atuações, no geral, corretas, mas sem um frescor ou a contundência que Hirschbiegel mostrou em sua obra de mais de uma década atrás.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

A narrativa é estruturada em torno de flashbacks, após a prisão do carpinteiro pela Gestapo [...] É, no entanto, obra bem acabada, que pondera sobre o valor de medidas extremas em situações extremas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Tenho que confessar que não gosto de filmes de que já sabemos a resolução. Como é notório o destino de Hitler, inclusive por causa de outro trabalho do mesmo diretor, a trama fica furada e perde o interesse.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Fionnuala Halligan

Retratando a ascensão do fascismo através da história de resistência de um homem, "13 Minutos" é um filme visualmente bonito e estruturado de maneira convencional [...], mas falta ao roteiro tensão e impacto psicológico...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme apresenta uma excelente performance de Christian Friedel como o próprio Elser [...] e é estruturado, ainda que convencionalmente, de maneira confiante...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por David Rooney

[...] o suspense das sequências iniciais rapidamente dá lugar a uma abordagem convencional que tenta retratar toda a trama, que se esforça para manter um impulso dramático consistente.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Frédéric Strauss

O roteiro é mecânico demais, com idas e vindas entre o interrogatório e o passado de Elser - um homem livre, amante da vida e das mulheres. [...] A interpretação [de Christian Friedel] é tão comovente quanto solar.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

O roteiro também revela os dias em que o protagonista foi submetido a torturas após o atentado. No exame de um fato inédito nos cinemas, o filme traz à tona um herói anônimo esquecido pelo tempo.

A crítica completa está disponível no site Veja

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Um filme construído com preocupação histórica e realista que não se permite driblar a reconstituição de época para inventar formas, preferindo o tom edificante, voltado para o Oscar.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Willian Silveira

"13 Minutos" tem sérias limitações dramáticas. Enquanto o presente se limita ao sofrimento encontrado durante as torturas e a demonstração da força de caráter do jovem, [...] o passado tem na relação do músico com Elsa um ponto fraco.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Variety

por Jay Weissberg

O retorno cinematográfico de Oliver Hirschbiegel à Segunda Guerra Mundial com "13 Minutos" ressuscita a história de Georg Elser [...], mas como inúmeros filmes ambientados nesse período, a ausência de sutileza e as previsíveis doses de sentimentalismo tornam os eventos triviais...

A crítica completa está disponível no site Variety

Critikat.com

por Morgan Pokée

O roteiro é tão previsível (entrelaçando vida passada e morte próxima), de um academicismo tão formal quanto psicológico que "13 Minutos" faria mais sentido se fosse exibido no canal de História na televisão, ao invés das salas de cinema, com seu didatismo monótono.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com