As Memórias de Marnie
    • New York Times
    • Télérama

Quarto Ato

por Gabriel Amora

"As Memórias de Marnie" não é maduro como "Vidas ao Vento" e nem atemporal como o "Conto da Princesa Kaguya", mas merece um reconhecimento de encerrar de forma infantil, doce e onírica o estúdio Ghibli, que tanto quis emocionar com elementos humanos.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

The Playlist

por Carlos Aguilar

Incrivelmente contemporâneo e, ao mesmo tempo, inegavelmente atemporal, o último filme dos estúdios Ghibli foi feito com doses iguais de drama comovente e beleza de amor à vida.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Washington Post

por Michael O'Sullivan

Uma história de amizade, memória e autodescoberta. Também tem um quê de um mistério — e não inteiramente sem um momento ou dois que dão arrepios, especialmente durante uma cena situada num farol assombrado durante uma tempestade. É um filme para crianças de que os adultos irão gostar.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Chicago Sun-Times

por Brian Tallerico

É impossível ver "As Memórias de Marnie" e não considerá-lo uma elegia ao Studio Ghibli. Este melodrama terno e sério será o último filme do lendário estúdio de animação num futuro próximo, e seus temas de amizade, fantasia e uma busca de força emocional cabem confortavelmente no cânone da Ghibli.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

CineClick

por Iara Vasconcelos

"As Memórias de Marnie" exala uma melancolia simpática e consegue ser grandioso mesmo em sua modéstia. A trajetória de Anna mostra que partilhar nosso íntimo e nossas fraquezas é o caminho de entrada para o auto conhecimento.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

"As Memórias de Marnie" é mais um exemplo de como boas animações superam muito filmes chamados adultos no que se refere à sensibilidade de suas histórias. [...] Não há nada exagerado e feito com óbvias intenções de choro por parte do público, mas sim um relato emocionante e até realista...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Pipoca Moderna

por Márcio Santos

Se este for o canto do cisne dos Estúdios Ghibli[...], que assim o seja: uma despedida leve, despretensiosa, mas tão repleta de magia e emoção quanto se poderia desejar.

A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[... É] preciso uma certa paciência porque não há alivio cômico e somente uma canção ao final [...]. O que sustenta o filme é sua implacável beleza, com imagens que são pinturas, e momentos sentimentais, que Miyazaki tanto desprezava.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

Como em outras ficções da Ghibli, não há vilões definitivos, o que não significa que todos estejam sempre em seu melhor momento. Há também um intermezzo impressionante e assustador que começa em modo Jane Eyre e, em seguida, se transforma em algo que só pode ser descrito como Ghibli gótico.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

O conto de peito aberto de Yonebayashi, mais do que qualquer outro filme Ghibli, poderia concebivelmente ter funcionado tão bem em live-action, ainda que a terna história ganhe muito com a delicado abordagem feita à mão pelo estúdio.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinemascope

por Sttela Vasco

Apesar das falhas, As Memórias de Marnie tem seus aspectos positivos. A beleza e a forma simples de retratar a vida cotidiana estão lá, as metáforas – muito mais mastigadas do que de costume – também. E não se pode negar que se trata de uma animação carregada de emoção.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

New York Times

por Jeannette Catsoulis

Um filme que nem é movimentado o suficiente para os pequenos, nem maduro o suficiente para os adolescentes. A conclusão é apressada e mal encenada, mas a úmida placenta de solidão que envolve as primeiras cenas do filme são comoventes e verdadeiras.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Télérama

por Cécile Mury

É muito bonito, talvez até demais: um pouco cafona nos cachos loiros de Marnie, uma possibilidade de melodrama nas lágrimas de Anna. Ainda falta à nova geração Ghibli o toque de magia que separa a habilidade da genialidade.

A crítica completa está disponível no site Télérama