As Memórias de Marnie
    Legal
    As Memórias de Marnie

Belo e vazio

por Lucas Salgado

As Memórias de Marnie chega aos cinemas brasileiros com o pedigree de ser o último filme do Studio Ghibli, cultuado estúdio de animação japonesa responsável por pérolas como Meu Amigo Totoro, Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro.

O novo longa gira em torno de Anna, uma jovem de 12 anos que mora com os pais adotivos. Com problemas de saúde, ela precisa de um lugar mais tranquilo e limpo para se tratar. Vai então para uma ilha isolada morar com parentes distantes. Inicialmente, a jovem não gosta nada da ideia de ir para um local distante no qual ela não conhecia ninguém.

Isso começa a mudar quando Anna conhece a jovem Marnie. As duas ficam amigas rapidamente, mas aos poucos a primeira vai percebendo que há muito mais por trás da história de Marnie.

Dirigido por Hiromasa Yonebayashi, que atuou como supervisor de efeitos visuais em Chihiro, o filme é lindo visualmente. Conta com cenários incríveis e personagens muito bem desenhados e emocionais, como de costume no Ghibli. O problema é que a beleza visual não significa beleza ou profundidade narrativa.

O filme conta com um roteiro simplíssimo, de solução previsível e pouca imaginação, algo nada comum na cinematografia de Hayao Miyazaki e sua turma. Em termos de animação, segue belíssimo. Mas falta conteúdo.

Isso não significa que seja um filme ruim. Mas para um estúdio responsável por Túmulo dos Vaga-lumesVidas ao Vento e companhia, é difícil aceitar algo que seja apenas "ok".

• Anna
      A garota é esquizofrênica, sonâmbula, insegura, anti-social, artista e sapatão. Tem como ser melhor?
    • Dani
      Achei muito profundo sim, uma bela história. Confesso que, de início, eu achei que o amor entre as duas fosse mais que fraternal, porém abordado de forma leve e não delineada. Achei também que houvesse sim algo de sobrenatural/paranormal ao redor de Marnie, mas que seria relacionado a seus pais - sua mãe, principalmente -, dadas suas atitudes um 0tanto suspeitas nas poucas vezes em que aparecem em cena.O desfecho é simples, porém não exatamente esperado, é meio clichê, mas não deixa de ser uma história bela e bem construída, sem entregar tudo até o final. Não tem pontas soltas como O Castelo Animado (bem, acho que não foi possível adaptar todas as minúcias deste livro). Também gosto da forma como desperta a curiosidade em cada flash que Ana tem: o que aconteceu, como ela foi parar ali?Muito bom, não merece apenas 3 estrelas.
    • João Castelo
      Cara quantos filmes vc ja viu?Pq acho que vc não tem quase conhecimento nenhum sobre críticas de filme,analise de roteiro etc.
    • Alice
      Esse filme é fantástico, não concordo com essa nota! Graças a deus existem sites de critica melhores que esse que deram notas justas a esse filme. Não consigo melhorar ele, já que ele é ótimo. Quero entender essa critica...
    • MakoSipper
      Como que acha esse vazio e, Vidas ao Vento, melhor? Tô bem chocado. Vidas ao Vento é bem mais bobo e previsível. Só é melhor pra quem tem interesse específico em aeronáutica. E achar que não tem profundidade? Nossa.Talvez por ter uma história de vida semelhante à da Anna, mas ficou bem claro pra mim que não é uma narrativa vazia nem rasa, mas de uma simplicidade verossímil e de uma delicadeza perfeita. Quem é órfão de pais vivos ou falecidos, ou já passou por situações de abandono... provavelmente consegue perceber as sutilezas desse filme.Com certeza, tá no meu top 3 do Studio Ghibli.