Mia Madre
    • Collider
    • Rubens Ewald

Chronic'art.com

por Guillaume Orignac

"Mia Madre" não é um filme sobre o luto [...], mas sobre a aposentadoria, a delicada passagem dos seres rumo à sua própria ausência [...]. Todo o filme parece tomar discretamente a forma de uma errância contemplativa em busca de uma experiência autêntica do mundo.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Mia Madre é, talvez, o filme mais ambicioso da carreira de seu experiente diretor. [...] pelo constante contraste de tons da narrativa empregado pelo cineasta justamente para ressaltar um dos pontos mais intrigantes deste seu trabalho: a artificialidade própria do Cinema.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Critikat.com

por Raphaëlle Pireyre

Margherita não é apenas a filha da sua mãe, ela também é cineasta, divorciada, mãe, em plena ruptura amorosa. Esta difração se aplica ao filme inteiro, que não é apenas um retrato do luto, mas também uma comédia, um filme sobre a sociedade, sobre o cinema.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

No centro de tudo está o luto. Margherita enfrenta a perda da mãe, mas também o luto de si mesma, sentimento moral relacionado com a frustração, a solidão e a lassitude que a rodeiam.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Télérama

por Jacques Morice

Moretti acertou em não se colocar num papel central. Focando-se em Margherita Buy (sempre precisa) e Guilia Lazzarini (uma grande dama do teatro italiano), ele consegue testemunhar coisas muito pessoais, com a preocupação constante de revesti-las de universalidade.

A crítica completa está disponível no site Télérama

CineClick

por Edu Fernandes

É na inclusão do onírico que "Mia Madre" brilha. Em alguns momentos, o espectador é enganado pelo filme e acredita que o sonho é real. Em outros momentos, pensamos adentrar o mundo da fantasia, mas trata-se de um acontecimento esdrúxulo na vida da cineasta.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

Boa parte desta liga deve-se à extraordinária sutileza da atriz Margherita Buy, que soma todos esses conflitos dentro e fora do set do filme, vivendo uma mulher em busca de ordem e controle – e nunca os encontra, empurrada pelos turbilhões da vida real.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinética

por Eduardo Valente

A maneira como Moretti soluciona [...] tons tão distintos é fascinante, porque passa por uma constante troca de registros entre o real dos personagens, seus sonhos[...] É como se o filme fosse tomado por essa sensação de “prestação de contas” frente ao final anunciado de uma vida.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Gazeta do Povo

por Anderson Gonçalves

Quando está prestes a carregar no drama, [Nanni Moretti] faz rir. Quando as coisas estão ficando leves, vem um novo tranco. Passado e presente, realidade e devaneio se revezam ao natural, como uma mente confusa tal qual a de Margherita.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Neste filme, Nanni Moretti abdica do humor, componente tão presente em algumas de suas realizações, estreitando o foco numa personagem atingida em cheio pela gradativa consciência da própria fragilidade.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Lee Marshall

A superfície relativamente tranquila de "Mia Madre", seus pequenos momentos divertidos, os instantes tocantes [...], a habilidade de tocar em temas importantes através de cenas e diálogos de maneira aparentemente não-intencional fazem com que Mia Madre seja um filme melhor do que a soma de suas partes.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

"Mia Madre" é mais do que um filme sobre fazer um filme; é sobre entender que - independente do quão caótico e pressionante é este trabalho - fazer filmes é uma forma de escapar da realidade exterior, a realidade "real", que pressiona por todos os lados [...] é um ótimo e muito inteligente filme.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Playlist

por Oliver Lyttelton

Moretti cria um mundo rico e incrivelmente detalhado, onde cada personagem possui uma vida que vai muito além de suas presenças na tela. O aspecto meio vago, devido à fantasia e cenas de sonho com flashbacks, é ilusoriamente rigoroso em sua construção.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Cinepop

por Raphael Camacho

O longa-metragem, sensação nos festivais onde passou, é um pouco mais que um retrato do esgotamento emocional em que se encontra a protagonista, muito bem retratado pelo ótimo diretor Nanni Moretti.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

O Globo

por André Miranda

A ideia é expor o velho confronto entre ficção e realidade — algo que tem sido feito direta ou indiretamente desde os primórdios do cinema e que hoje dificilmente consegue oferecer novos pontos de vista.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista Interlúdio

por Gilberto Silva Jr.

[...] as sequências finais alcançam um poder de síntese arrasador, nos levando a considerar e repensar tudo que fora visto antes, deixando a evidência incontestável que o diretor Nanni Moretti segue sendo um cineasta que, mesmo quando não atinge sua plenitude, ainda possui o dom de nos tirar do chão.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

[...] este não é esse tipo de drama comum e linear, e os personagens não são explorados com profundidade. Simplicidade e uma visão madura são as virtudes do longa. Boas qualidades, mas talvez um pouco discreto demais para conseguir maior atenção.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Jay Wisseberg

Visualmente, o filme faz distinções sutis entre os planos na filmagem, tanto atrás como na frente das câmeras, com uma abordagem mais íntima, subjetiva para o mundo pessoal de Margherita, investindo nas sequências de pesadelo com um hiper-realismo onírico.

A crítica completa está disponível no site Variety

Collider

por Talia Shogomonian

Moretti se perde nas histórias secundárias, plantando uma ideia sem desenvolvê-la depois, chegando a um trabalho mal construído que chega a ser incoerente em alguns momentos.

A crítica completa está disponível no site Collider

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O grande problema, para mim, é que se torna difícil para o espectador se identificar ou mesmo gostar da diretora, que esta sempre chorando, com cara de entediada. [...]  Não é uma figura admirável, mas uma chata, que acarinhada por todos não sabe corresponder.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald