Romance à Francesa
    • Folha de São Paulo
    • Papo de Cinema

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

O sucesso de "Romance à Francesa" se deve ao fato de deixar a arquitetura do roteiro como pano de fundo, nas profundezas, para filmar apenas as ondulações da superfície, atingindo com maior facilidade o modelo do grande classicismo pelo qual Mouret é obcecado.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Critikat.com

por Adrien Dénouette

Poderíamos pensar que Mouret faz experiências, mas o drama sempre foi a essência de seus filmes. No entanto, ele se contentava de evocá-lo superficialmente, através da comédia, aspecto em que "Romance à Francesa" atinge suas limitações.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Télérama

por Aurélien Ferenczi

Do balé cômico antinatural (cada um fala sem parar, como nos filmes de Rohmer) nasce uma verdade, uma reflexão sobre a fragilidade dos laços amorosos, sobre a impossibilidade de saber a quem somos realmente destinados.

A crítica completa está disponível no site Télérama

O Globo

por Susana Schild

Por meio de uma câmera elegante, trilha suave, diálogos espirituosos e abundantes que lembram Eric Rohmer, Mouret envolve impasses afetivos contemporâneos com amena dose de melancolia...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Quarto Ato

por Lucas Veiga

Os 100 minutos do filme conduzem o espectador a um universo longe do mundano. O que é colocado na tela nem de longe se aproxima do dia-a-dia do espectador, que sempre procura a si mesmo nos filmes de comédia romântica, em busca de uma identificação.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

É por isso que o final do filme parece confuso: é como se o diretor estivesse inicialmente tentando fazer um filme dramático como o último que fez, mas tivesse acabado decidindo fazer comédia no fim das contas.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

O triângulo amoroso tem lá sua graça, embora o protagonista e, sobretudo, Caprice sejam quase intragáveis. Em trama de altos e baixos, o desfecho acena para a sensibilidade deixando redonda e plausível uma triste história de amor.

A crítica completa está disponível no site Veja

Cineweb

por Alysson Oliveira

Pisando num terreno explorado à exaustão pelo cinema americano e de outras nacionalidades, "Romance à Francesa" é uma comédia romântica banal que, se fosse feita em Hollywood, seria mais uma entre outras tantas. Por ser falada em francês, parece ganhar uma falsa aura de charme ou superioridade.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O que mais agrada em "Romance à Francesa" é o frescor com que explora os clichês do gênero e propõe soluções menos românticas e mais realistas para o quarteto central.

A crítica completa está disponível no site Preview

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

Mouret reafirma uma concepção do cinema como puro artifício e de passagem procura refletir sobre a necessidade de amar e ser amado. Mas a pretensão de atingir uma dimensão existencial prejudica o resultado.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

Os casos levantados no longa, já superficialmente, se resolvem de maneira tão afoita e rasa quanto seu desenvolvimento inicial. E com nem tantas risadas quanto promete.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema