Viva a Liberdade
    • Variety
    • Folha de São Paulo

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Nessa comédia aguda e refinada, Andò faz mais pela reflexão sobre a indigência política da contemporaneidade do que vários ensaios de sociologia. E o faz com inteligência e senso de humor.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

A Tarde

por Adalberto Meireles

Narrativa simples, que se bifurca em dois grandes segmentos acompanhando Olivieri e Ernani, "Viva a Liberdade" se sustenta como história que se ambienta nos bastidores do legislativo italiano do momento para se ampliar para um estudo sofisticado de comportamentos.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Almanaque Virtual

por Samantha Brasil

Apesar de ter alguns momentos hilários, não se trata de uma comédia, mas sim de um drama em que se questiona a verdadeira vocação e valores de cada um e o quanto as pessoas precisam distanciar-se para ver as coisas mais de perto.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinemascope

por Luciana Ramos

"Viva a Liberdade" denuncia de maneira inteligente e ácida os jogos de bastidores da política, entregue aos interesses dos seus dirigentes e cada vez mais longe dos anseios do povo. Expõe, ainda, toda a sensibilidade e talento do ator Toni Servillo em sua caracterização de duas personalidades diametralmente opostas.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineweb

por Neusa Barbosa

Um grande trunfo é ter à frente do elenco o veterano Toni Servillo (A Grande Beleza), interpretando dois papeis. Se é frequente a situação de gêmeos de temperamentos ao menos aparentemente opostos, é menos comum vê-los como no contexto desta história – uma campanha política...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Télérama

por Guillemette Odicino

Roberto Andò comprova o eterno talento da Itália em filmar farsas políticas. Por trás da leveza e da real ternura que sente pelos personagens, ele nos lembra de que a beleza da política é próxima da beleza da ficção: os políticos têm que ser grandes "artistas" para dar ao povo a ilusão de um projeto comum.

A crítica completa está disponível no site Télérama

CineClick

por Roberto Guerra

A produção não se restringe a buscar o humor em cima da batida troca de identidade. Vai além e propõe uma reflexão crítica à atual onda de descrença com a classe política - e faz isso com inteligência e perspicácia.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Bom humor, uma direção segura e um intérprete no domínio do seu jogo são, neste caso, mais do que suficientes para superar um enredo convencional, porém nunca descartável.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Essa produção italiana estrelada pelo incomparável Toni Servillo ("A Grande Beleza") tem ecos do hollywoodiano "Dave - Presidente Por Um Dia" [...] Mas a adaptação do romance de Roberto Andò pelo próprio autor tem um viés político mais ácido e acentuado.

A crítica completa está disponível no site Preview

O Globo

por Daniel Schenker

O roteiro traz boas tiradas referentes à importância de não nivelar por baixo, no sentido de não realizar concessões na busca desenfreada pela popularidade, e à defesa de um cinema não pautado apenas por uma estrutura tradicional formada por início, meio e fim.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Variety

por Jay Weissberg

Com a atuação tipicamente dedicada de Toni Servillo, esta crítica da política italiana oferece várias piadas divertidas sobre o sistema, embora a sua abordagem direta e a falta de sarcasmo não provoquem a ferocidade que a maioria dos fãs de política poderiam esperar.

A crítica completa está disponível no site Variety

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

No geral, "Viva a Liberdade" confirma que o cinema italiano retorna a um bom momento -já que mesmo seus filmes médios, como esse, podem ser vistos com prazer e trazem lampejos de graça e inteligência.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo