Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Anomalisa
    Nota média
    4,2
    28 publicações
    • Almanaque Virtual
    • Boston Globe
    • Chicago Sun-Times
    • Cinema em Cena
    • Collider
    • O Globo
    • Quarto Ato
    • ScreenCrush
    • The Guardian
    • The Hollywood Reporter
    • The Playlist
    • Télérama
    • Cineplayers
    • Cineweb
    • Estado de Minas
    • Folha de São Paulo
    • Folha de São Paulo
    • New York Times
    • Papo de Cinema
    • Papo de Cinema
    • Rubens Ewald
    • Screen International
    • Variety
    • Washington Post
    • Cinemascope
    • Estado de São Paulo
    • Critikat.com
    • Omelete

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    28 críticas da imprensa

    Almanaque Virtual

    por Filippo Pitanga

    Desde já um dos maiores filmes do ano, quiça da década, para ser lembrado e estudado, principalmente após a marcante conclusão agridoce que remonta e homenageia obras anteriores da parcela roteirista de Kaufman [...]

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Boston Globe

    por Peter Keough

    Categorizar o pesadelo não diminui o seu poder. E categorizar o filme também não diminui os muitos precisos momentos de humanidade e beleza criados em "Anomalisa".

    A crítica completa está disponível no site Boston Globe

    Chicago Sun-Times

    por Richard Roeper

    Você sabe quando os críticos dizem "Você nunca viu nada como isso", e é quase sempre uma tremenda hipérbole? Eu estou dizendo a você: Você nunca viu nada parecido.

    A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    A sensibilidade de Charlie Kaufman é tamanha que, mesmo ao criar um longa protagonizado por bonecos, praticamente garante que estes estarão entre as figuras mais humanas que veremos no Cinema este ano.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Collider

    por Matt Goldberg

    "Anomalisa" é engenhoso na forma e fornece uma meditação profunda, melancólica, sobre a solidão e a busca por contato humano. [...] Ele parece totalmente original e brilhante em sua fábula agridoce sobre encontrar alguém especial.

    A crítica completa está disponível no site Collider

    O Globo

    por Susana Schild

    Bizarro, angustiante e claustrofóbico, “Anomalisa” (referência à anomalia brasileira de ser o único país da América Latina a falar português, segundo o protagonista) dificilmente deixará o espectador confortável. Ou indiferente. A vida do personagem principal pode não ter sentido. Mas o filme tem.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Quarto Ato

    por Arthur Gadelha

    Charlie Kaufman não somente expõe um enredo lúdico – seria fácil demais e existem aos montes. Mais que isso, sempre atrela seu discurso inventivo à realidade [...] reúne alguns de seus mesmos temas e encontra uma trama mais íntima – e até mais complexa.

    A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

    ScreenCrush

    por Matt Singer

    Se "Anomalisa" fosse brilhante apenas pela forma, ele já valeria a pena. Mas o filme também é comovente e intelectualmente estimulante. Marionetes ou não, Michael e Lisa estão entre os personagens mais ricos e humanos de qualquer filme recente...

    A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

    The Guardian

    por Catherine Shoard

    A vida pode ser solitária e fria, ganhando leveza apenas brevemente, se você tiver sorte, como diz o filme. A felicidade é fugaz; o amor, uma anomalia. Nós temos muita sorte de que uma obra de arte como "Anomalisa" não é assim.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Hollywood Reporter

    por David Rooney

    [...] uma consideração maravilhosamente estranha dessas perguntas sobre amor, dor, solidão e conexão humana: tudo o que pedimos; seu poder emocional se arrasta para fora sob o humor sutil [...]

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    The Playlist

    por Eric Kohn

    "Anomalisa" combina ingredientes familiares num resultado totalmente novo. Cada momento ameaça mudar de tom, especialmente durante uma cena de sexo que poderia virar uma comédia, mas se transforma em algo muito mais comovente.

    A crítica completa está disponível no site The Playlist

    Télérama

    por Louis Guichard

    A potência da animação nesta história é magnífica. Os diretores usam a técnica para refletir a uniformização do mundo, sua parte de simulacro e de pesadelo à luz do dia.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Cineplayers

    por Heitor Romero

    Através da simplicidade do argumento e do formato, Charlie Kaufman na verdade descomplica o que sempre o atormentou em seus complexos trabalhos anteriores e coloca em evidência o que, afinal de contas, sempre quis mostrar: a dificuldade e a beleza de ser diferente em um mundo cada vez mais sem sal...

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    Há, no entanto, momentos que podem indicar outros caminhos. Numa das cenas mais bonitas do filme, Lisa canta à capela Girls Just Wanna Have Fun. Sua versão melancólica para o clássico pop de Cindy Lauper serve como um hino libertário [...]

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Estado de Minas

    por Mariana Peixoto

    Os personagens são artesanais, longe da perfeição padronizada das criações computadorizadas [...] As massinhas conseguem atingir o espectador com suas carências, imperfeições e dúvidas. Esse impacto, só o bom cinema, seja de live action ou animação, é capaz de ter.

    A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

    Folha de São Paulo

    por Ricardo Calil

    Enquanto a média das animações americanas nos oferece um escape da realidade, o filme de Charlie Kaufman se diferencia por propor um doloroso mergulho nela. "Anomalisa" é, também, uma anomalia.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Folha de São Paulo

    por Ricardo Calil

    "Anomalisa" é um retrato acurado da depressão, e o mais perto que Kaufman chegou de realizar o velho desejo de diagnosticar um mal-estar contemporâneo.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    New York Times

    por Manohla Dargis

    É complicado, como a maioria dos roteiros do Sr. Kaufman; "Anomalisa" é mais narrativamente e filosoficamente dinâmico. Entretanto, cabe perfeitamente em seus noventa minutos de duração [...]

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    [...] esta curiosa abordagem se dá através de uma singular sensibilidade, envolvendo os personagens e dotando-os de uma propriedade que os eleva da mera criação ficcional – reforçado pelo caráter intrínseco à animação – para dignificá-los com uma humanidade sem par.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    Diz-se muito pouco, em somente 90 minutos, mas é impressionante o quanto se retém com o espectador após o seu término. Este é um legítimo caso daquelas obras que só tendem a crescer após sua conclusão.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    [...] não se surpreenda se tiver que assistir o filme de novo para desvendar certos detalhes. O que não será um castigo, mas um exercício desafiante para apreciar este projeto, diferente de tudo e com jeito de clássico instantâneo.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Screen International

    por Lee Marshall

    O diretor Charlie Kaufman está de volta com "Anomalisa" – um filme sagaz e reverberante, repleto de doses emocionantes, diretas e honestas de melancolia cinematográfica...

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    Variety

    por Peter Debruge

    [...] o filme, da mesma forma, abrange as limitações de seu elenco - embora existam outras falhas ainda a serem observadas, incluindo um efeito de ondulação estranho que aparece através das faces na maioria das cenas.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Washington Post

    por Ann Hornaday

    Mesmo que os meticulosos detalhes criados por Charlie Kaufman não formem uma grande conclusão final para "Anomalisa", não há dúvida de que o diretor está abordando algo dolorosamente familiar debaixo da superfície de seu dispositivo cinematográfico...

    A crítica completa está disponível no site Washington Post

    Cinemascope

    por Sttela Vasco

    Com questionamentos interessantes, a animação se perde um pouco conforme vai mergulhando em suas análises e, ao final, parece se dar por vencida pelas mesmas. Encerrando-se como se tivesse terminado na metade, "Anomalisa" parece não querer se resolver.

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin Orocchio

    [...] (o diretor) Charlie Kauffman se notabiliza pela diferença em um meio - o cinematográfico - que tende à uniformidade. A busca do original a qualquer preço pode ser um traço de distinção, uma anomalia benigna. Pode, também, ser um cacoete.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Critikat.com

    por Benoît Smith

    Kaufman continua tricotando a fábula existencial mais ou menos recoberta de absurdo, mas sempre convencional demais quando se retira o verniz de originalidade: o filme não esclarece nada sobre as dores da arte, a solidão do espírito ou outras noções vagas abordadas.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    [...] o arco de Michael é uma grande introdução a um mal-estar contemporâneo, e a trama se encerra em plena construção, quando esse mal-estar é enfim diagnosticado. Mas o que fazer com esse diagnóstico em mãos?

    A crítica completa está disponível no site Omelete
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    Back to Top