Gran Turismo – De Jogador a Corredor
    Você assistiu Gran Turismo – De Jogador a Corredor ?

Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 10 de janeiro de 2024
    Uma grata surpresa, me senti imerso e altamente identificado. Uma ótima adaptação de videogame mesclada com história real. Tem seus momentos extremamente clichês, mas o longa é tão divertido e honesto que isso passa despercebido. Muito bom.

Enviada em 30 de agosto de 2023
    Ser baseado em história real ajuda e a dinâmica também, mas muito previsível. Ter a corrida final nas 24 horas de Le Manns com mais 2 corredores de game foi demais. Boa diversão.
    DUDU SILVA
    DUDU SILVA

Enviada em 31 de agosto de 2023
    Muita adrenalina e imersão. Gran turismo faz você se sentir um verdadeiro piloto de corrida, alem de ter uma reviravolta no final
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 14 de dezembro de 2023
    Achei apenas um filme legal. Pensei que iria gostar mais, as cenas de corrida deveriam ser pouco mais inventivas, na verdade, são tão comuns que até me cansaram um pouco... A premissa é boa, o elenco interessante, mas a execução apenas legal.
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 20 de setembro de 2023
    "Tem uma pegada interessante, porém não é um filme que empolga como filmes semelhantes, como por exemplo o excelente filme: Rush - No Limite da Emoção.

Porém dá para vê com a família e relaxar vendo um bom filme para entretenimento".
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 9 de abril de 2024
    Eu não sei nem por onde começar. Não dei uma nota menor para não desprezar os atores alguns como o Orlando Bloom que é um grande figura das telas, grande ator, fez a sua parte no personagem do filme até onde deu. Agora vamos ao filme mesmo: quem mandou fazer esse filme? A Sony ou Kazunori Yamauchi? O criador de GT só pode ter sido provocado a fazer esse filme pela cúpula da Sony porque se ele teve vontade de fazer também ele cuspiu na sua franquia
    liberando uma filmagem desse nível, cheio de estereótipos escrachados. É triste para não dizer coisa mais baixa, o filme não fala nada dessa querida série que jogo desde o GT2. Cheio de hype em cima de Le Mans, para dizer quem conhece, marcas que pagaram para aparecer no filme e outras que deveriam aparecer e não apareceram na prova, Lamborghini correrá em Le Mans em 2024 pela primeira vez, e seu envolvimento como piloto virtual o tal Jann Mardenborough é da década passada, ou seja, aí já tem uma qualidade finalização do filme deplorável. Eu não iria dizer perder mais de 2h para vender um produto que é mera promoção de marcas, atores bobões sem graça nenhuma, não chegando no nível de um Christian Bale ou um Daniel Bruhl que seja. Não retorna nada sobre as grandes histórias das pistas da série GT,
    os famosos pilotos que jogaram GT e fizeram carreiras nas pistas. Olha ter de dizer que a Nintendo caprichou na
    transposição do jogo Mario para os cinemas melhor que essa série não é absurdo nenhum. Leva um titulo Gran Turismo
    e não tem nada a ver com o jogo. O piloto virtual merecia um filme? Sim, mas colocassem um titulo mais adequado
    com essa façanha. E esse Archie Madekwe na boa, é um ator muito mediano, medíocre e metido. Não tem carisma algum.
    É muita pretensão que a Sony ou esse senhor Kazunori se outorgarem para criar um filme desse nivel e vender para
    os fãs de jogo de corrida, porque só essa turma vai querer ver essa bobagem e enrolação de mais de 120min.
    Não fui ao cinema e graças que não perdi dinheiro. Perdão série Gran Turismo. Sacanearam contigo.
    Dudu S.
    Dudu S.

Enviada em 2 de outubro de 2023
    "Gran Turismo não foge dos clichês de filmes de esporte, mas empolga nas cenas de corrida e consegue ser um longa muito bom."

Gran turismo é um dos jogos mais famosos de corrida no mundo inteiro, muitas pessoas jogam, ou já jogaram pelo menos uma vez na vida. Mesmo não tendo jogado já ouviram falar dele. O filme não é uma adaptação do jogo e sim uma história real que o envolve. Apesar de que parece algo totalmente inventado, mas não é. Esse é um dos principais motivos para fazer um filme disso, porque é algo que parece ser surreal e uma história diferente, e dá a impressão de que é algo inventado.

Qual a história de Gran turismo de jogador a corredor?
    O longa é baseado em uma história da vida real diretamente relacionada aos jogos. Na produção, conhecemos o jovem Jann Mardenborough (Archie Madekwe), cujas habilidades impressionantes no Gran Turismo o levaram de jogador a corredor profissional. Desde sua adolescência, Jann era apaixonado pelo game, acostumado a jogá-lo no console, mas suas habilidades cresceram de tal forma que o levaram a viver uma verdadeira fantasia improvável. Ele foi convidado pela Nissan para participar de uma série de competições que buscavam tornar jogadores em verdadeiros pilotos de corrida profissional. Se destacando cada vez mais e nunca parando de correr atrás da realização de seus desejos, o jovem desafiará o impossível, encontrando a motivação necessária em um grupo que também acredita no seu potencial.

A ideia do filme é bem interessante, mas o roteiro não é algo inovador e traz vários clichês que outros longas de esportes utilizaram, isso não quer dizer que é algo ruim. Esses clichês funcionam muito bem e em certos momentos deixa a história mais emocionante. O único problema de utilizar algo que já vimos antes é que tem umas pessoas que são chatas e que sempre querem algo inovador. Não tem nenhum problema em utilizar clichês, desde que eles se encaixem na narrativa. Os personagens são bem interessantes principalmente Jann Mardenborough, e Jack Salter(David Harbour). Já nos primeiros minutos conseguimos sentir empatia pelo protagonista que tem o sonho de ser um corredor de corrida, todos perto dele o desencorajam e tentam convencer ele que não é possível, mas o personagem não desiste, e prova que é possível. O espectador se conecta com Jann e torce para ele o tempo inteiro. Jack Salter age como Mentor do protagonista, tanto para orientar ele no mundo automobilístico, como o ajuda a não cometer os mesmos erros que ele cometeu, já que no passado ele foi um corredor. A relação entre Jann e Jack é algo muito bacana, juntos eles têm várias cenas emocionantes, fofas e tem até alguns momentos engraçados, que faz o espectador rir e se emocionar.

Os cenários do longa são praticamente pistas de corridas. Os circuitos utilizados na obra são famosos e conhecidos e estão presentes no jogo, como a pista de Nürburgring que é bastante famosa por ser muito perigosa. Na vida real aconteceu vários acidentes nela, inclusive de pilotos muito bons. Também temos o famoso Circuito de La Sarthe que é mais conhecido como o circuito de Le Mans.

Os figurinos dos personagens são roupas de corrida, capacetes, luvas. Cada equipe tem uma roupa e uma própria cor.

A direção de fotografia é muito boa, utilizam planos gerais nas cenas de corrida onde a intenção é exibir o que acontece na corrida e os movimentos que os carros fazem e que acontece com eles. Também usa bastante planos detalhes que mostra certas partes dos carros, como peças do motor, suspensão etc. vários Planos detalhes foram bem usados, mas em alguns momentos são desnecessários a utilização deles. Para mostrar as reações dos pilotos durante os eventos que ocorrem durante a corrida usa planos fechados onde mostra os reflexos deles a esses acontecimentos. Esses planos são utilizados sempre quando acontece algo importante, como um acidente mostrando a reação do piloto, ou quando ele ultrapassa alguém, ou quando está se concentrando e focado.

A edição é um dos grandes destaques do filme, ela ajuda a construir uma atmosfera e faz com que o espectador fique totalmente nervoso na cadeira. A montagem nas cenas de corrida utiliza vários cortes rápidos e efetivos que conseguem dar uma dinâmica e fluidez. Geralmente temos cortes de um plano geral para um plano mais fechado ou ao contrário e usa cortes de um plano detalhe para um geral, onde mostra o piloto pisando no acelerador e em seguida corta para um plano geral mostrando o carro ganhando velocidade. Os cortes rápidos são feitos com mestria, em nenhum momento ficamos confusos sobre o que está acontecendo. Sempre que utiliza cortes rápidos tem que ter cuidado, porque as vezes ao cortar rápido demais o espectador pode não conseguir assimilar direito o que vê e o filme pode- se tornar visualmente confuso.

A trilha sonora é muito boa e ajuda na construção de tensão, além dos cortes rápidos usa uma trilha sonora tensa que faz com que o espectador fique inquieto, preocupado e nervoso.

Os efeitos sonoros são muito bons, e bem utilizados principalmente em momentos difíceis para o personagem onde usa barulhos de coração batendo rápido ou de uma respiração alta e isola os outros sons, ou seja, só ouvimos isso e ajuda a mostrar que o protagonista está nervoso, com medo e gera uma grande angústia. Quando tem um acidente tem uma diminuída no som no primeiro momento, e após alguns segundos ele aumenta. Essa diminuída no som gera nervosismo e medo no espectador, já que sabe que o piloto envolvido na colisão pode se machucar.

Os atores trabalham bem principalmente Archie Madekwe, David Harbour. Archie Madekwe consegue entregar uma boa performance, trazendo à tona como era Jann, de que modo era, se comportava e de que jeito lidou com todas as dificuldades. Nos momentos emocionais o ator consegue transmitir exatamente o que personagem está sentindo. David Harbour é um dos grandes destaques sempre que está em cena ele chama a atenção, seja com situações engraçados ou mais dramáticas.

A direção do filme é boa, o diretor do projeto é Neil Blomkamp, ele nos traz uma obra com vários clichês, mas com muitas cenas de corridas empolgantes, bem dirigidas. Ele consegue entregar um longa emocionante, imersivo onde o espectador fica ligado do começo ao fim querendo saber o que vai acontecer e se o protagonista conseguirá alcançar seu objetivo ou não.

Esse filme não é somente para os fãs de Gran turismo, mesmo se você não jogue o jogo é possível gostar dele. Se você estiver querendo assistir um filme empolgante com adrenalina do começo ao fim esse longa-metragem é o certo. Esse filme vale a pena assistir no cinema principalmente por causa das grandes cenas de corrida.
    Carlos Taiti Yaguinuma
    Carlos Taiti Yaguinuma

Enviada em 11 de fevereiro de 2024
    Filme: Gran Turismo @granturismomovie @nissan @GRT Assistido: 21-11-23
    Elenco: @archmadekwe @orlandobloom @dkharbour @gerihalliwellhorner @djimon_hounsou @ms.emelia @darrenbarnet @joshastradowski
    Modelo: @automobilismo #ação #action #sport
    Duração: 2h 15 m Ano: 2023
    Minha opinião: Baseado em uma historia verídica. Quem já é da era dos games, claro que não estou falalndo do Ataria ou antes, mas com PlayStation em 1997. E conta a historia de Jann Mardenbarough um jogador do game de Gran Turismo. É escolhido para teste e triagem para possível piloto real de carros GTR Nissan. Esta idéia louca surge da Danny Moore (Orlando Bloon) e convence Jack Slater (David HArbour) E assim vai se construindo a estoria do Heroi no filme. Onde o jovem Jann se surpreende com o convite e quando chega há vários ooutros e depois de passar e é escolhido para se tornar um piloto há todo um novo desafio, onde irá combater seus maiores medos, como o pré-conceitos de pilotos e da própria equipe, mas como sempre o maior vilão, será ele mesmo. Até o momento que vence e vai para as corridas reais. E os resultados não veem. Até o momento que ele decide tomar as rédeas no controle dos acertos do seu carro, como no vídeo game. Aí as coisas acontecem. Um filme com bons efeitos, fotografia, roteiro e enredo. Além da boa atuação de Archie, Bloom, HArbour dando aquela mágica no filme. Um filme que me surpreendeu em 2023. Em uma ópoca que bons resultados tem trazido os filmes de games, como Mario Bross, Sonic, The Last of Us.
    Roteiro e enredo bons.
    Vale apena assistir? Com certeza, principalmente para os fãs de game e corrida.
    Nota: 8,5
    #cinema #movie #filme #filmesapaixonantes #dicasdefilme #imdb #rottentomatoes #oscar #eiga #pelicula #hollywood #adorocinema #amocinema #lovemovie #apaixonadoporcinema #netflix #disneyplay #amazonprime #hbomax #popcorn #curtocinema #cinemaepipoca #grt #nissan #granturismo
    MAGRAOBL
    MAGRAOBL

Enviada em 3 de janeiro de 2024
    [03/01/2024 HBO Max]

Mano, gostei do filme.
    Tem uma carga dramática muito boa, achei os efeitos especiais sensacionais e direção e fotografias muito boas.
    Que maravilha ter visto a Ginger Spice na tela...
    Myn
    Myn

Enviada em 3 de novembro de 2023
    Gostei do filme por ter uma história motivadora e baseada em fatos reais. O filme trouxe emoção em algumas cenas e contou com excelente atuação dos atores. Os gráficos ficaram lindos com boas cenas de corrida.