Situada na região da Galícia, na Espanha, a Costa da Morte recebeu este nome devido aos diversos naufrágios que aconteceram no local ao longa da história. Durante o período romano, o local era assimilado ao fim do filme. O documentário faz um regristro da natureza e dos habitantes da região, que mantém uma relação íntima e uma batalha antagônica com a vastidão do território.
Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind.
4,0
Muito bom
Costa da Morte
Som ≅ Imagem
por Bruno Carmelo
À primeira vista, Costa da Morte seria um documentário bastante tradicional. O diretor Lois Patiño retrata a natureza e a vida dos moradores desta região da Galícia, na Espanha, conhecida pelo grande número de naufrágios. Retrata-se o mar, os vales, o céu, as atividades diurnas e noturnas da cidade. O olhar do cineasta combina o interesse pela geografia com o registro estético.
O filme não conta com depoimentos feitos para a câmera, nem narração explicativa em off – o que não é exatamente uma inovação, já que diversos documentários evitam se apoiar nestas ferramentas pedagógicas. A novidade, neste caso, é a diferença de tratamento entre a imagem e o som. Por um lado, as imagens apresentam grandes planos abertos, nos quais os serem humanos são vistos como pequenas silhuetas anônimas, muito distantes no horizonte. Nenhum rosto é visto de perto. Por outro lado, o som apresenta os ruídos e c
Ler a crítica
2:26


Nacionalidade
Espanha
Distribuidor
-
Ano de produção
2013
Tipo de filme
longa-metragem
Curiosidades
-
Orçamento
-
Idiomas
Espanhol
Formato de produção
-
Cor
Colorido
Formato de áudio
-
Formato de projeção
-
Número Visa
-