Até Que A Sbornia Nos Separe
    Você assistiu Até Que A Sbornia Nos Separe ?

Samuel  A.
    Samuel A.

Enviada em 1 de novembro de 2014
    A História E Boa Mais A Imagen Parece Dezenho Antigo.
    F. V. Fraga
    F. V. Fraga

Enviada em 9 de novembro de 2014
    DEDICATÓRIA:
    Este texto é dedicado ao MAESTRO PLESTKAYA, o primeiro sborniano a voltar para a ilha.

Até que a Sbórnia nos Separe (2014) é uma animação hilariante livremente baseada em Tangos & Tragédias, genial peça de teatro musical, criada em 1984 por Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez. Produzida por Otto Guerra, que também assina a direção ao lado de Ennio Torresan Jr, levou dez anos para ser concluída. Traz ainda no seu elenco Fernanda Takai e trilha sonora de André Abujamra.

As animações são raríssimas no Brasil, principalmente as que chegam ao cinema. As últimas que se destacaram, foram Uma História de Amor e Fúria(2013) e Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'Roll (2006). Quando elas conseguem vencer todos os obstáculos, que enfrentam para chegar ao conhecimento de um público reduzido, mas significativo para o gênero, sempre nos surpreendem com sua qualidade e capacidade de representação da sociedade. Até que a Sbórnia nos Separe não é diferente. Em meio as gargalhadas despertadas é quase impossível não reconhecer as referências à antiga União Soviética e países do Leste Europeu, a queda do muro de Berlim, o avanço do Capitalismo e Industrialização vorazes, assim como a representação estereotipada, mas carinhosa, dos imigrantes europeus que se estabeleceram pelo interior do nosso país.

A adaptação em desenho animado sobre a Ilha de Sbørnia, serve de consolo para aqueles que como este que voz fala, cometeu o erro de não conferir o espetáculo, nas temporadas de verão do Teatro São Pedro. O que já não é mais possível, pois a peça que esteve em cartaz durante quase trinta anos, chegou ao seu fim no ano passado com a morte de Nico Nicolaiewsky. Quem carrega este arrependimento, encontrará um alento na narrativa e diálogos protagonizados pelo eterno Maestro Pletskaya ao lado de Kraunus Sang.
    A Otto Desenhos Animados, que à 35 anos luta pela gênero no Brasil é o estúdio responsável por toda a impecável e deslumbrante criação artística animada e o co-diretor Torresan faz parte da DreamWorks Animation, tendo seu nome nos créditos de filmes como Madagascar e Kung Fu Panda. Em 2013 o longa metragem venceu os prêmios de Melhor filme para o Público, no Festival de Cinema de Gramado e na Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival. Com certeza todos os aspectos citados, merecem que você prestigie a obra no cinema.

Nota: 10. (Excelente

NÓS NASCEMOS NA SBÓRNIA!
    João B.
    João B.

Enviada em 28 de outubro de 2013
    Assisti neste sábado (26/10/2013) durante o Festival Internacional de Cinema, foi a 2a exibição (a primeira foi no festival de Gramado). É sen-sa-cio-nal, superou as minhas expectativas que já eram altas. Faz a linha das animações europeias; mal comparando, por exemplo, com as bicicletas de belleville, mas é muito melhor, com mais cor, ritmo, música e humor. Sem dúvida a melhor animação brasileira já feita.