Eu Respiro
    • Variety
    • Cineweb

A Tarde

por João Carlos Sampaio

[O filme] traz belas questões sobre o sentido da vida, sem cair no existencialismo ou na filosofia de almanaque. Constitui-se numa obra corajosa e, ao mesmo tempo, muito digna e respeitosa para com o seu protagonista e os personagens a sua volta.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Chicago Sun-Times

por Scott Jordan Harris

"Eu Respiro" é um filme sincero e importante. Ele merece ser visto por qualquer pessoa interessada em documentários, e por qualquer pessoa interessada em simples histórias humanas, que os filmes frequentemente ignoram.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

CineClick

por Roberto Guerra

As diretoras tomaram o cuidado de não transformar o filme num grande dramalhão movido a lágrimas [...] "Eu Respiro", no entanto, não é condescendente nem tenta transformar a fatalidade em algo trivial.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Screen International

por Tim Grierson

Um documentário simples e direto, que calmamente demonstra como a vida continua a se desenvolver diante da morte. [Os diretores] não tentam elaborar nenhum discurso grandioso [...], e esta modéstia é um grande mérito...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Neil Young

Apesar de alguns problemas, "Eu Respiro" se destaca em um ano marcado por excelentes filmes, tanto documentários quanto ficções, que lidam com o tema inegavelmente difícil mas extremamente necessário da morte prematura.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

New York Times

por Nicolas Rapold

"Eu Respiro" é limitado por sua curta duração e por seu evidente, mas compreensível, foco único em Neil Platt. Mas este é um filme que, ao lado de tantas produções com mortes violentas e curiosamente instantâneas, lembra-nos o que significa testemunhar o fim da vida.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Susana Schild

Em tempos de discussão sobre a privacidade na era da internet, a conexão de Neil com a rede se revelou essencial para construir um legado para o filho e chamar atenção para a doença. Preso ao balão de oxigênio, Neil assinou um testamento corajoso e perturbador para o filho que não viu crescer.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Guardian

por Mike McCahill

As imagens domésticas e íntimas dos diretores apenas ocasionalmente combinam com o humor e com a poesia reflexiva das palavras de Neil, publicadas em seu blog, mas a morbidez e o sentimentalismo são mantidos à distância.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Eddie Cockrell

Os diretores são respeitosos até demais, evitando tratar de temas específicos relacionados à doença de Neil, assim como ao papel da religião em sua vida. Mesmo assim, o material biográfico consegue captar a atenção do espectador.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Alysson Oliveira

A câmera acompanha cada momento da vida do protagonista, que, apesar dos problemas, mantém o bom humor. Sem apelar para o emocional, as diretoras fazem um retrato comovente em sua honestidade e na figura forte de Platt.

A crítica completa está disponível no site Cineweb