Pelé - O Nascimento de uma Lenda
    • Omelete
    • Observatório do Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Já vi este filme que me pareceu bem realizado, com os problemas de sempre, que é o óbvio, o brasileiro fica esperando um filme brasileiro com cara de nós, jeito de verdade (e não um folclórico duvidoso) e um elenco internacional [...]. Ou seja, não vão gostar. Mas o fato é que podia ser ainda bem pior.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Washington Post

por Alan Zilberman

"Pelé: O Nascimento de Uma Lenda" é muito sincero e solitário para ser idealizado, e os momentos finais são emocionantes apesar de sua trajetória previsível.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Cineweb

por Neusa Barbosa

Num país que conhece e cultua a figura do jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o filme assinado pelos norte-americanos Michael e Jeff Zimbalist gera uma estranheza enorme, a começar pelas filmagens terem sido originalmente em inglês, apesar de boa parte dos atores serem brasileiros.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Sérgio Rizzo

É no desenho dos personagens adultos em torno de Pelé que o filme mais pode incomodar quem conhece a história do futebol brasileiro, como nos casos do treinador Vicente Feola (Vincent D'Onofrio) e de Garrinha (Felipe Simas).

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Nicolas Rapold

O diretor de fotografia do filme, Matthew Libatique [...] apressa-se para transformar a sensação de movimento na força motriz do filme. Ele se aproxima de evocar ginga [de Pelé], mais que qualquer um dos diálogos sentimentais ou pistas de trilha sonora.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

Se é verdade que Pelé merecia um filme melhor sobre sua vida, não deixa de ser curioso que o próprio assine como produtor e, obviamente, tenha aprovado a versão ali mostrada. O rei do futebol aparece numa pequena ponta e finaliza o longa com uma curta narração.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Guardian

por Jordan Hoffman

Considerando que este é o primeiro filme biográfico de um dos atletas mais queridos do mundo, é muito ruim que o filme tenha o infantil e o previsível como "gols".

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Cinemação

por Lucas Albuquerque

Para os amantes do nobre esporte betrão, vale o fanservice de ver os jogadores e reviver parte dos jogos da Copa do Mundo. A passagem no Santos é tão corrida que pode frustar os torcedores do peixe. Nenhum gol vale uma mexidinha na cadeira, nenhum drible (por mais que a câmera queira muito) emociona…

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Omelete

por Fábio de Souza Gomes

Os erros se arrastam por todo o longa, sejam eles históricos, de roteiro, de fotografia, de direção... tudo isso deixa o filme tão marcante quando um carrinho na canela sem bola. Chaves que me perdoe, mas não. Não é melhor ir ver o filme do Pelé.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Observatório do Cinema

por Juca Claudino

De um sentimentalismo espalhafatoso, sensacionalista e apelativo, com diálogos grotescos de tão artificiais e ainda o uso de muitos estereótipos para representar o Brasil, "Pelé: O Nascimento de uma Lenda" deixa a desejar.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema