Minha conta
    O Sal da Terra
    Nota média
    4,0
    publicações
    • A Tarde
    • Diário de Pernambuco
    • O Globo
    • Rubens Ewald
    • Screen International
    • Cineplayers
    • Cinemascope
    • Cineweb
    • Estado de Minas
    • Folha de São Paulo
    • Papo de Cinema
    • The Guardian
    • Télérama
    • Variety
    • Zero Hora
    • Chronic'art.com
    • Critikat.com
    • Instituto Moreira Salles
    • Omelete

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    A Tarde

    por Adalberto Meireles

    O filme é o registro de um reencontro e de vários encontros celebrados, com estilo, pela montagem de Maxine Goedicke e Rob Myers. Desde já uma das mais bem sucedidas interferências do autor de "Alice nas Cidades", [...] "O Sal da Terra" dá significado à vida e à arte.

    A crítica completa está disponível no site A Tarde

    Diário de Pernambuco

    por Júlio Cavani

    O filme não só apresenta a obra do artista como potencializa sua força por meio dos recursos cinematográficos. "O Sal da Terra" merece ser visto no cinema, em tela grande, para que o impacto das imagens de Salgado seja sentido em sua plenitude máxima.

    A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

    O Globo

    por Rodrigo Fonseca

    Ao longo de 110 comoventes minutos, Wenders tenta decifrar a esfinge por trás do homem que clicou as fotos imortalizadas em livros [..], a fim de entender o porquê de suas peregrinações internacionais, saindo de Aimorés (MG) para os recônditos da África e para os rincões brasileiros mais miseráveis.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    O filho participa com mais discrição já que Sebastião Salgado é a grande figura como artista e como ser humano. Confesso que tive lutar contra a emoção de muitos momentos que ele retratou.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Screen International

    por Allan Hunter

    Wenders criou um filme no qual a sinceridade e a simplicidade da premissa são inteiramente condizentes com a humildade do retratado. Imagens assustadoramente bonitas combinam com depoimentos esclarecedores...

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    Cineplayers

    por Heitor Romero

    Este documentário vem como um tratado apaixonado e límpido sobre o poder da imagem, seja ela estática ou cinética, e sobre esse mundo que se sustenta, para o bem e para o mal, nas diferenças e discrepâncias...

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Cinemascope

    por Marília Bacci

    Sentimos toda a empatia que o fotógrafo tem para as pessoas que ele fotografa, a facilidade em estabelecer uma relação com essas pessoas e como ele foi tocado por elas.

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    O grande êxito do filme está em apresentar os bastidores do processo de realização de muitas das incríveis fotos de Salgado através de seu próprio relato, o que fornece uma aproximação a um método de trabalho muito preciso e apaixonado...

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Estado de Minas

    por Silvana Arantes

    O Sal da Terra [...], é um filme apaixonado por Sebastião Salgado, que é um homem apaixonado pela aventura de viver. [...] O artifício de ter a voz (e por vezes a imagem) de Salgado projetada sobre suas fotografias resulta numa espécie de faixa comentada de um álbum fotográfico. E que fotos!

    A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

    Folha de São Paulo

    por Eleonora de Lucena

    Wenders e Salgado (filho) fazem uma obra ancorada nas imagens e na análise do artista sobre elas. [...] Se não revela o fotógrafo por inteiro, o longa faz um recorte especial do economista engajado que virou fotógrafo e se transformou em artista.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    O filme, assim, vai se construindo aos poucos, sem pressa nem morosidade, alternando entre momentos de pura consagração com outros de sincera curiosidade. O Sebastião Salgado que sai dessa análise dupla é um homem revirado ao avesso, que se entrega de vontade própria...

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    The Guardian

    por Andrew Pulver

    O trabalho conjunto entre Wenders e Salgado Jr. funciona bem, combinando a presença impactante do primeiro, como entrevistador e contador de histórias, com a habilidade do segundo em obter intimidade e sutilezas que talvez jamais tivessem sido descobertas.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    Télérama

    por Pierre Murat

    O filme permanece estranhamente mudo. Wim Wenders evita com cuidado qualquer tema que possa incomodar. Ele permanece até o fim admirativo, fraterno e hagiográfico.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Variety

    por Jay Weissberg

    O uso escultural de Sebastião Salgado com a luz e o espaço é combinado com uma profunda empatia pela condição humana, resultando em imagens em preto e branco bastante complexas que capturam a dignidade em cada tema.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Zero Hora

    por Daniel Feix

    Os grandes momentos de "O Sal da Terra" são muitos. Suplantam os defeitos do filme, transformando a experiência da fruição em algo absolutamente extraordinário.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Chronic'art.com

    por Louis Blanchot

    Apesar de algumas cenas com o fotógrafo trabalhando, o filme funciona como um mosaico comentado, com uma trilha de "world music" ao fundo - o que é um tanto limitado, e mesmo ingênuo, mas que reserva, digamos, uma eficiência pedagógica.

    A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

    Critikat.com

    por Ursula Michel

    A potência das imagens e a releitura da história moderna afastam rapidamente a dúvida sobre uma possível idealização no projeto de Wenders, mas a emoção emanada anestesia um pouco o aspecto analítico.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Instituto Moreira Salles

    por José Geraldo Couto

    "O Sal da Terra", a rigor, poderia ser assinado pelo próprio Sebastião Salgado. Pois não se vê nele nenhuma marca autoral de Wim Wenders, e menos ainda de Juliano Ribeiro Salgado. Os diretores apenas seguram a câmera para o fotógrafo construir diante dela sua autoimagem edificante.

    A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    É óbvio que Salgado está interessado em fazer deste filme o registro do seu legado, e é legítimo que o procure. Já Wenders não parece perceber que o ego desponta em momentos aparentemente banais...

    A crítica completa está disponível no site Omelete
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top