O Sal da Terra
Média
4,0
publicações
  • A Tarde
  • Diário de Pernambuco
  • O Globo
  • Rubens Ewald
  • Screen International
  • Cineplayers
  • Cinemascope
  • Cineweb
  • Estado de Minas
  • Folha de São Paulo
  • Papo de Cinema
  • The Guardian
  • Télérama
  • Variety
  • Zero Hora
  • Chronic'art.com
  • Critikat.com
  • Instituto Moreira Salles
  • Omelete

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

críticas da imprensa

A Tarde

por Adalberto Meireles

O filme é o registro de um reencontro e de vários encontros celebrados, com estilo, pela montagem de Maxine Goedicke e Rob Myers. Desde já uma das mais bem sucedidas interferências do autor de "Alice nas Cidades", [...] "O Sal da Terra" dá significado à vida e à arte.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

O filme não só apresenta a obra do artista como potencializa sua força por meio dos recursos cinematográficos. "O Sal da Terra" merece ser visto no cinema, em tela grande, para que o impacto das imagens de Salgado seja sentido em sua plenitude máxima.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Ao longo de 110 comoventes minutos, Wenders tenta decifrar a esfinge por trás do homem que clicou as fotos imortalizadas em livros [..], a fim de entender o porquê de suas peregrinações internacionais, saindo de Aimorés (MG) para os recônditos da África e para os rincões brasileiros mais miseráveis.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O filho participa com mais discrição já que Sebastião Salgado é a grande figura como artista e como ser humano. Confesso que tive lutar contra a emoção de muitos momentos que ele retratou.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Allan Hunter

Wenders criou um filme no qual a sinceridade e a simplicidade da premissa são inteiramente condizentes com a humildade do retratado. Imagens assustadoramente bonitas combinam com depoimentos esclarecedores...

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cineplayers

por Heitor Romero

Este documentário vem como um tratado apaixonado e límpido sobre o poder da imagem, seja ela estática ou cinética, e sobre esse mundo que se sustenta, para o bem e para o mal, nas diferenças e discrepâncias...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinemascope

por Marília Bacci

Sentimos toda a empatia que o fotógrafo tem para as pessoas que ele fotografa, a facilidade em estabelecer uma relação com essas pessoas e como ele foi tocado por elas.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineweb

por Neusa Barbosa

O grande êxito do filme está em apresentar os bastidores do processo de realização de muitas das incríveis fotos de Salgado através de seu próprio relato, o que fornece uma aproximação a um método de trabalho muito preciso e apaixonado...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Silvana Arantes

O Sal da Terra [...], é um filme apaixonado por Sebastião Salgado, que é um homem apaixonado pela aventura de viver. [...] O artifício de ter a voz (e por vezes a imagem) de Salgado projetada sobre suas fotografias resulta numa espécie de faixa comentada de um álbum fotográfico. E que fotos!

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Folha de São Paulo

por Eleonora de Lucena

Wenders e Salgado (filho) fazem uma obra ancorada nas imagens e na análise do artista sobre elas. [...] Se não revela o fotógrafo por inteiro, o longa faz um recorte especial do economista engajado que virou fotógrafo e se transformou em artista.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

O filme, assim, vai se construindo aos poucos, sem pressa nem morosidade, alternando entre momentos de pura consagração com outros de sincera curiosidade. O Sebastião Salgado que sai dessa análise dupla é um homem revirado ao avesso, que se entrega de vontade própria...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Guardian

por Andrew Pulver

O trabalho conjunto entre Wenders e Salgado Jr. funciona bem, combinando a presença impactante do primeiro, como entrevistador e contador de histórias, com a habilidade do segundo em obter intimidade e sutilezas que talvez jamais tivessem sido descobertas.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Pierre Murat

O filme permanece estranhamente mudo. Wim Wenders evita com cuidado qualquer tema que possa incomodar. Ele permanece até o fim admirativo, fraterno e hagiográfico.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weissberg

O uso escultural de Sebastião Salgado com a luz e o espaço é combinado com uma profunda empatia pela condição humana, resultando em imagens em preto e branco bastante complexas que capturam a dignidade em cada tema.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Daniel Feix

Os grandes momentos de "O Sal da Terra" são muitos. Suplantam os defeitos do filme, transformando a experiência da fruição em algo absolutamente extraordinário.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Chronic'art.com

por Louis Blanchot

Apesar de algumas cenas com o fotógrafo trabalhando, o filme funciona como um mosaico comentado, com uma trilha de "world music" ao fundo - o que é um tanto limitado, e mesmo ingênuo, mas que reserva, digamos, uma eficiência pedagógica.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Critikat.com

por Ursula Michel

A potência das imagens e a releitura da história moderna afastam rapidamente a dúvida sobre uma possível idealização no projeto de Wenders, mas a emoção emanada anestesia um pouco o aspecto analítico.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

"O Sal da Terra", a rigor, poderia ser assinado pelo próprio Sebastião Salgado. Pois não se vê nele nenhuma marca autoral de Wim Wenders, e menos ainda de Juliano Ribeiro Salgado. Os diretores apenas seguram a câmera para o fotógrafo construir diante dela sua autoimagem edificante.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Omelete

por Marcelo Hessel

É óbvio que Salgado está interessado em fazer deste filme o registro do seu legado, e é legítimo que o procure. Já Wenders não parece perceber que o ego desponta em momentos aparentemente banais...

A crítica completa está disponível no site Omelete
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa