Minha conta
    O Discreto Charme da Burguesia
    Média
    3,8
    29 notas
    Você assistiu O Discreto Charme da Burguesia ?

    3 Críticas do usuário

    5
    1 crítica
    4
    2 críticas
    3
    0 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Khemerson M.
    Khemerson M.

    52 seguidores 74 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 28 de dezembro de 2014
    O Discreto Charme da Burguesia não é um filme pra se escrever imediatamente, após vê-lo, pois exige certo tempo de depuração para compreendermos todos os aspectos oferecidos por ele, pois nada visto ali parece ser despropositado, representando rigorosamente o ponto de vista ácido e crítico de seu diretor, o provocativo Luis Buñuel. A rigor, o filme é um discurso sobre as aparências e práticas burguesas de um seleto grupo de personagens em algum lugar na frança e retratadas com o particular brilhantismo do diretor que, diga-se de passagem, teve relativo sucesso de crítica com este filme, tanto que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1973.

    Mostrando-se comedido em suas habituais “intersecções” surrealistas, Luis Buñuel nos traz seu seleto grupo de protagonistas chegando numa refinada mansão para um requintado jantar. Aliás, basicamente o filme se restringe a acompanhar este seleto grupo (além de um curioso bispo que insiste em trabalhar como jardineiro) convidando-os uns aos outros para jantares e mais jantares, cujas conversas invariavelmente versam sobre formas corretas de se preparar e beber dry martinis, discussões superficiais sobre política, além de pequenas fofocas sobre uns e outros. É um filme que, como já disse, fala sobre aparências e a forma distorcida e blasé com que a burguesia enxerga os grupos e classes sociais economicamente e culturalmente inferiores, mesmo que, neste filme, as situações bizarras que pontuam o longa colaboram para pôr nossos protagonistas em situações atípicas... (LEIA O RESTANTE DO TEXTO NO LINK ABAIXO!)
    Cid V
    Cid V

    161 seguidores 404 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 12 de novembro de 2023
    Um grupo de amigos que compreende o embaixador de uma republiqueta sul-americana, Don Rafael Acosta (Rey), seu amigo o Sr. Thevenot (Frankeur) e sua esposa, Simone (Seyrig), a irmã dessa Florence (Ogier), e o casal Alice (Seyrig) e Henri Sénéchal (Cassel), sempre são inusitadamente interrompidos, quando decidem finalmente realizar uma refeição.

    mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2023/11/filme-do-dia-o-discreto-charme-da.html
    Leonardo d.
    Leonardo d.

    14 seguidores 73 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 12 de janeiro de 2015
    Competente encenação sobre a encenação da vida pela burguesia (destaque para a cena literal em que os personagens participam involuntariamente de uma peça de teatro), valendo-se do surrealismo para zombar da realidade, sem se livrar dela.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top