O Discreto Charme da Burguesia
    Você assistiu O Discreto Charme da Burguesia ?

Khemerson M.
    Khemerson M.

Enviada em 28 de dezembro de 2014
    O Discreto Charme da Burguesia não é um filme pra se escrever imediatamente, após vê-lo, pois exige certo tempo de depuração para compreendermos todos os aspectos oferecidos por ele, pois nada visto ali parece ser despropositado, representando rigorosamente o ponto de vista ácido e crítico de seu diretor, o provocativo Luis Buñuel. A rigor, o filme é um discurso sobre as aparências e práticas burguesas de um seleto grupo de personagens em algum lugar na frança e retratadas com o particular brilhantismo do diretor que, diga-se de passagem, teve relativo sucesso de crítica com este filme, tanto que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1973.

Mostrando-se comedido em suas habituais “intersecções” surrealistas, Luis Buñuel nos traz seu seleto grupo de protagonistas chegando numa refinada mansão para um requintado jantar. Aliás, basicamente o filme se restringe a acompanhar este seleto grupo (além de um curioso bispo que insiste em trabalhar como jardineiro) convidando-os uns aos outros para jantares e mais jantares, cujas conversas invariavelmente versam sobre formas corretas de se preparar e beber dry martinis, discussões superficiais sobre política, além de pequenas fofocas sobre uns e outros. É um filme que, como já disse, fala sobre aparências e a forma distorcida e blasé com que a burguesia enxerga os grupos e classes sociais economicamente e culturalmente inferiores, mesmo que, neste filme, as situações bizarras que pontuam o longa colaboram para pôr nossos protagonistas em situações atípicas... (LEIA O RESTANTE DO TEXTO NO LINK ABAIXO!)
    Cid V
    Cid V

Enviada em 12 de novembro de 2023
    Um grupo de amigos que compreende o embaixador de uma republiqueta sul-americana, Don Rafael Acosta (Rey), seu amigo o Sr. Thevenot (Frankeur) e sua esposa, Simone (Seyrig), a irmã dessa Florence (Ogier), e o casal Alice (Seyrig) e Henri Sénéchal (Cassel), sempre são inusitadamente interrompidos, quando decidem finalmente realizar uma refeição.

mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2023/11/filme-do-dia-o-discreto-charme-da.html
    Leonardo d.
    Leonardo d.

Enviada em 12 de janeiro de 2015
    Competente encenação sobre a encenação da vida pela burguesia (destaque para a cena literal em que os personagens participam involuntariamente de uma peça de teatro), valendo-se do surrealismo para zombar da realidade, sem se livrar dela.