Anos Felizes
    • Variety
    • Critikat.com

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Uma historia terna, divertida, com as melhores qualidades do cinema italiano, com bons atores jovens e que se assiste com muito prazer.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

CineClick

por Ana Carolina Addario

Que perspectiva escolhemos para encarar as experiências, mesmo as de maior impacto, que sofremos ao longo da vida? Daniele Luchetti incita o espectador a escolher óticas mais solares para as próprias desilusões. A mensagem é valiosa, e o filme, encantador.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Luchetti não é cineasta de grandes invenções formais. Aliás, não inventa nada. Mas revela-se bastante eficiente em suas escolhas dramatúrgicas. [...] O filme é mais solar que cinzento. E não nos deixa esquecer que aquela época, por convulsiva que pareça, no fundo era bem mais empolgante que a nossa.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Menos esquemático do que a sinopse dá a entender, este filme de Daniele Luchetti explora a questão da arte e do espírito do artista que se rebelam contra as limitações burguesas, mas, no fundo, parecem condicionadas por elas.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Sérgio Alpendre

[O diretor Daniele] Luchetti tem uma boa mão para direção de atores, e vez ou outra alcança achados visuais de força e poesia. Além disso, temos aqui um notável par de atores: Kim Rossi Stuart e Micaela Ramazzotti.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Lembra, no tom e em determinados momentos, clássicos como "Cria Cuervos", de Carlos Saura, ou "A Noite de São Lourenço", de Paolo e Vittorio Taviani. Nesta longa crise do cinema italiano, quando são poucos os diretores que conseguem algo realmente significativo, é salutar voltar a essas histórias de uma maneira digna. Que bom que o irregular Daniele Lucheti conseguiu.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Télérama

por Anne Dessuant

Daniele Luchetti tem o talento para criar ambientes em um único plano, um único gesto. Ele oferece um olhar carinhoso aos personagens desorientados, que não sabem o que fazer com a súbita liberdade artística e amorosa dos anos 70.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Dennis Harvey

A queda de Luchetti pelas descrições vagas não necessariamente traz muita nuance para evocar uma época de complexas mudanças sociais, mas seu afeto pelos personagens e suas fraquezas confere a "Anos Felizes" um espírito generoso, mesmo quando o filme parece superficial ou forçado.

A crítica completa está disponível no site Variety

Critikat.com

por Carole Milleliri

Esta é a fraqueza deste filme sensível, onde o diretor se deixa facilmente levar pela simpatia pelos personagens, e pela proximidade íntima com um tema mal apresentado [...] "Anos Felizes" é convencional em sua forma, e nunca consegue transmitir a paixão e a liberdade que ele pretende descrever.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com