Garota Exemplar
    • Almanaque Virtual
    • Revista Interlúdio

A Tarde

por Bruno Porciuncula

O que parecia difícil de ser adaptado para a tela foi feito com extrema competência pela criadora Gillian Flynn [...]. Ela conseguiu condensar a trama sem deixar os detalhes de fora, mantendo os bons diálogos e personagens tridimensionais.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Almanaque Virtual

por Rodrigo Fonseca

“Garota exemplar” é uma aula de cinema, que nos deixa como dever de casa repensar a vida a dois e suas ciladas e rever nossos conceitos sobre a ação da mídia. [David] Fincher alcançou seu apogeu.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Mais um tiro certeiro de David Fincher, o filme ainda comprova a velha máxima da montagem ao demonstrar que, em filmes estruturados com cuidado, o espectador só compreenderá completamente o significado do primeiro plano de um longa ao assistir ao último.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

A união de duas mentes tão criativas não renderia menos do que algo grandioso. [...] Além de uma história policial, onde o desaparecimento de uma sub-celebridade é atribuído a seu marido, o texto de Flynn é um insight sagaz, ácido e satírico ao casamento.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Críticos.Com.Br

por Gabriel Papaléo

As dificuldades enfrentadas pelo feminino em um mundo regido por homens problemáticos vira texto em "Garota Exemplar", um ambicioso retrato social que demonstra que Fincher entende que o cinismo é a melhor forma de reagir a um teatro incessante de aparências.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de Minas

por Mariana Peixoto

[...] esqueça os padrões do gênero. Essa é uma história incomum, contada da melhor maneira possível, sobre duas pessoas que, olhando de fora, são aparentemente comuns. Mas é tudo aparência.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O espectador será confrontado com um jogo de quebra cabeças, excitante (não esqueça de ir ao toalete antes) cheia de reviravoltas, e uhns e ahns, que terão uma conclusão satisfatória. Fico aqui poupando adjetivos para não estragar o prazer do que é certamente o grande thriller do ano.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Variety

por Justin Chang

Cirurgicamente preciso, engraçado e totalmente deslumbrante ao longo de seus 149 minutos, este thriller psicológico tenso mas expansivo representa uma combinação perfeita entre a direção e seu material de origem.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema com Rapadura

por Diego Benevides

Ao trabalhar com o mistério gradativo, o cineasta invade o íntimo daqueles personagens, do mais relevante ao passante, para jogar um olhar, acima de tudo, para a nova vida americana, enfeitada demais por fora e caótica por dentro. Afinal, ninguém conhece ninguém.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinemascope

por Luciana Ramos

Aos diálogos são extremamente irônicos e inteligentes somam-se as ótimas atuações de Ben Affleck, que consegue incorporar perfeitamente a maneira como Nick Dunne é descrito no livro, e, em especial, Rosamund Pike, cuja interpretação define "Garota Exemplar" como um filme que deve ser visto.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Um diretor no domínio total do ambiente em que sua história se insere, a partir de uma trama elaborada sob medida para suas ambições e defendida com garra e entrega por um elenco inacreditavelmente perfeito.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Chicago Sun-Times

por Matt Zoller Seitz

Girl Gone "é arte e entretenimento, um thriller e uma reflexão, e um filme espantosamente comercial. É também um filme que alterna sua ênfase e perspectiva tantas vezes que você sente como se estivesse assistindo a cinco curtas-metragens bem amarrados, cada um transformando o outro.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

CineClick

por Gustavo Assumpção

Apática e cruel, a adaptação de Fincher é um retrato ousado e ligeiramente exagerado de um país pós-crise que se esforça para manter a perfeição que sempre lhe foi característica. O clima suburbano levemente noir só torna tudo ainda mais irresistível.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Alysson Oliveira

O casamento, a relação humana, são apenas a ponta do iceberg nesse filme, em que Fincher faz um retrato cândido de nossa sociedade governada pelas imagens – aquela que criamos para nós, aquela que criam de nós – e pelos jogos de poder – do qual sempre sai vitorioso quem tem mais dinheiro.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por André Miranda

Pode-se passar horas pensando sobre “Garota exemplar” e não se chegar a conclusão alguma sobre sua verossimilhança, sobre como as escolhas de Amy e Nick parecem tão absurdas, sobre o poder de manipulação da ficção, da mídia e do cinema.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

É o filme mais cínico de Fincher desde "Clube da Luta" e, assim como o longa de 1999, é do cinismo que vem o seu potencial cômico. Ben Affleck entende perfeitamente esse potencial e cria um Nick Dunne ridículo na medida, sem cair na caricatura.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Graham Fuller

Um ostensivo jogo de gato e rato que vai deixar muitos espectadores desconfiados de seus maridos ou esposas, "Garota Exemplar" [...] deve transcender a sua aura de produto adulto sofisticado e se tornar um grande sucesso em todos os países.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Xan Brooks

Todo o crédito vai para David Fincher, que mostra um prazer sádico em puxar o tapete e espalhar as pistas. Seu filme passa com tanta força pelas inverossimilhanças do roteiro que nós mal temos tempo de perceber um crime antes que outro crime aconteça. É assim que se faz.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Inteligentemente desenvolvido, perfeitamente escalado e infalivelmente absorvente em seu melodrama. Mas, como na adaptação do diretor a outro fenômeno editorial, "Millennium" [...], te deixa com uma insistente sensação, baixinha, de "Isso é tudo?"

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Zero Hora

por Marcelo Perrone

O sempre contestado [Ben] Affleck está ótimo à frente de um tipo complexo, a quem cabe tanto o papel de vilão quanto o de vítima. Rosamund [Pike], por sua vez, torna bastante crível o processo de desconstrução física e emocional de Amy...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Rolling Stone

por Paulo Cavalcanti

Atmosférico e depressivo, mas com algum toque de humor negro que rende risadas nervosas, "Garota Exemplar" é um bombardeio de duas horas e meia que prova que às vezes permanecer solteiro(a) é a melhor opção.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Folha de São Paulo

por Pedro Butcher

Fincher mantém a plateia nas suas rédeas com um controle quase absoluto dos momentos de tensão e distensão e com um uso preciso da montagem para criar suspense e esconder as limitações da história.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Almanaque Virtual

por Celso Rodrigues Ferreira Junior

Ben Affleck como Nick não convence. Embora sua apatia pudesse servir bem à desconfiança que seu personagem desperta, o que se vê é um ator totalmente desconectado da obra, algo que fica ainda mais evidente na comparação com a atuação de Rosamund Pike, que se revela, afinal, um dos poucos pontos positivos do filme.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Revista Interlúdio

por Wellington Sari

[...] por vezes, "Garota Exemplar" parece uma vídeo-aula ministrada por Syd Field e é por isso que em algumas cenas vemos a personagem colando post its com escaletas em um calendário que serve de painel, exatamente o método que guru hollywoodiano recomenda aos aspirantes a roteiristas.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio