Invencível
    • Cinepop
    • Cineplayers

Folha de São Paulo

por Rodolfo Lucena

Quem leu "Invencível" pode sentir falta de algumas passagens ou notar eventuais incongruências entre o texto e o filme [...] Independentemente disso, os roteiristas e Jolie souberam destacar os episódios definidores da epopeia de Zamperini sem transformar a fita em dramalhão.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Zero Hora

por Daniel Feix

No primeiro terço de seus 137 minutos, as coisas vão bem, com relatos bem costurados de sua juventude e a rotina nos campos de batalha durante a II Guerra Mundial. [...] quando passa a acompanhar exclusivamente sua rotina no front que a trama se torna arrastada, cansativa.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

A Tarde

por Mariana Paiva

O ponto forte do filme fica por conta da amizade entre Louis e Phil durante a guerra. Diante de um acidente aéreo, os dois sobrevivem à base de apoio mútuo. É Phil (vivido por Domhnall Gleeson), aliás, um dos personagens mais cativantes de "Invencível".

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

Levando ao pé da letra a duração do sufoco, o filme quase naufraga ao se prolongar demais na sequência em alto-mar. Assim começa a construção do personagem como mártir supremo em nome da bandeira norte-americana.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Brian Tallerico

Filmes como "Invencível" [...] capturam algo que todos nós esperamos que seja verdade sobre nós mesmos — que também somos invencíveis. [O filme] abre com uma sequência poderosamente encenada e filmada que [...] define seus pontos fortes e frágeis.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cineweb

por Neusa Barbosa

Mais uma vez, a diretora demonstra apuro, retratando com muita eficácia os desafios físicos e psicológicos de uma situação-limite. [...] É inegável que há algum maniqueísmo neste retrato de japoneses-todos vilões versus americanos-todos vítimas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Helvécio Carlos

Por dois anos, Louis sofreu as maiores atrocidades, mas jamais desistiu. O maior problema do filme está justamente aí: a insistência de [Angelina] Jolie em ater sua direção a cenas longas retratando tanta violência. Se Louis não merecia, menos ainda a plateia.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Omelete

por Natália Bridi

Zamperini é uma rocha maciça do início ao fim. Jack O'Connell faz o que pode, mas seu personagem segue sem desenvolvimento emocional, não importam as provações por que passa.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

A evolução que [Angelina Jolie] teve do primeiro filme como diretora, o quase amador ainda que bem intencionado "Na Terra de Amor e Ódio" para este novo trabalho é nada menos do que espantosa. [...] Não há alívio cômico, nem romântico, apenas a luta pela sobrevivência.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Andrew Pulver

Embora seja bem feito e bem intencionado - além de ser concebido em escala épica - existe algo bastante indigesto e seguro demais nesta empreitada.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Justin Chang

Apesar da direção competente e da atuação soberba de Jack O'Connell, o filme nunca foge do drama. Embalsamada em sua própria nobreza, esta história é contada de maneira concentrada mas unilateral. A paixão de todas as pessoas envolvidas no filme não se transforma em uma história impactante.

A crítica completa está disponível no site Variety

Rolling Stone

por Érico Fuks

Algumas cenas capricham em detalhes realistas, passando ao espectador uma sensação bastante aflitiva. Mas o conjunto da obra exagera no sentimento ufanista e nas doses de sofrimento para criar aquele tão manjado ápice dramático.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Cinema com Rapadura

por Wilker Medeiros

[...] mesmo que seja válido Jolie lembrar momentos sórdidos da nossa espécie (ainda que de modo unidimensional), é necessário se atentar ao fazer do filme, pois novamente falha nesse aspecto. Pegando então a onda clichê, termino com: no cinema não basta apenas a intenção, é preciso saber transmiti-la.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Critikat.com

por Damien Bonelli

Limitado por seu programa de evangelização das massas, "Invencível" [...] prefere celebrar os valores, claramente patrióticos, da resistência, da integridade e da solidariedade diante dos obstáculos.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por André Miranda

Guerras já são dramáticas por si só e não carecem da mão firme da direção, como acontece em “Invencível”. A cada cena, Angelina Jolie buscou criar tensões artificiais onde apenas contar a história já bastaria.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Um filme que peca por ser correto demais, exagerado em sua louvação ao protagonista e excessivo em sua estrutura. [...] A emoção, que deveria ser natural, se confirma forçada, vítima de artimanhas narrativas que não resistem a um olhar mais crítico.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por John Hazelton

Dirigindo seu segundo longa-metragem, Jolie não varia muito o ritmo ou o tom durante a aventura, e embora evite a maioria dos clichês, ela não encontra muito material para explicar a coragem de Zamperini.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cinepop

por Raphael Camacho

Equivalente a uma novela mexicana: dramalhões, cenas forçadas, atuações longe da perfeição e uma direção que tenta maquiar cinematograficamente qualquer falha de um roteiro bem fraco.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineplayers

por Francisco Carbone

Cinematograficamente pobre, nada inventivo e repleto de clichês e frases de auto ajuda (proferidas por praticamente todos os personagens...), de nada adiantou Jolie se cercar dos melhores se não fazia ideia do que queria.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers