Following
    Você assistiu Following ?

cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Following é um filme-noir dos tempos atuais, mesmo sendo em preto e branco. É o primeiro longa-metragem dirigido, escrito e produzido por Christopher Nolan, o queridinho dos estúdios atualmente depois da trilogia Batman e trabalhos ambiciosos como Amnésia, A Origem e, claro, O Grande Truque. Ele conta a história de um jovem escritor que para conseguir inspiração começa a seguir pessoas a esmo, mas que comete o terrível erro de começar a seguir as mesmas pessoas. Isso o leva a descobrir o pior que há na natureza humana: roubos, chantagens, mentiras e assassinatos.
    Bruno Lana
    Bruno Lana

Enviada em 8 de outubro de 2022
    Sabe quando você assiste ao filme "Os Oito Odiados (2015)" de Quentin Tarantino e nota a grande evolução do diretor em comparação com seus projetos iniciais como a obra-prima "Cães De Aluguel (1992)" e o clássico "Pulp Fiction (1994)", porém todas as características principais do diretor se mantém em todos eles? É exatamente esse o sentimento de se assistir pela primeira vez "Following (1998)", o filme que marca a estreia de Christopher Nolan na direção. Apesar do sempre mencionado baixo orçamento do filme ser o grande destaque sempre que esse filme é mencionado, não é nada difícil perceber que Nolan sempre foi um diretor diferenciado em todos os sentidos. Com histórias quase sempre simples, a maneira com a qual o diretor inglês conduz seus projetos sempre foi o grande truque por trás de suas obras. Mesmo "Bastardos Inglórios (2009)" marcando novas abordagens e expandindo os horizontes do cinema de Tarantino, todas as características que o tornaram famoso em "Cães De Aluguel" e no clássico estrelado por Uma Thurman e John Travolta se mantiveram desde sempre. E a história não é diferente com Nolan. É impressionante assistir "Following" e sentir que você está sendo enganado o tempo inteiro pelo criador da obra assim como acontece em seu mais recente filme "Tenet (2020)". Isso mostra perfeitamente que apesar de hoje em dia Nolan investir muito em seus projetos, essa talvez não tenha sido a principal razão pela qual o diretor é até hoje relevante para qualquer um que leva cinema a sério. Após "Following", com um pouco mais de grana e recursos, ficava claro que não ia demorar para o diretor soltar uma verdadeira obra-prima. Dito e feito porque dois anos depois, Nolan jogava no público um dos filmes mais espetaculares de todos os tempos, "Amnésia (2000)". Não satisfeito com isso, pouco tempo depois, o diretor já tinha recursos o suficiente para revolucionar o cinema de super-heróis e criar aquela que em minha opinião, é a definitiva representação do homem morcego, "Batman Begins (2005)".
    Fellipe S.
    Fellipe S.

Enviada em 24 de junho de 2015
    Filmes de estreia de diretores renomados sempre chamaram minha atenção. Geralmente são filmes de baixo orçamento e que dependem totalmente da autoria do diretor. Por exemplo David Lynch e seu clássico cult Eraserhead, com um humilde orçamento de 10 mil dólares, conseguiu marcar o cinema estadunidense dos anos 70. Também poderia falar de Pi do Darren Aronofsky, um filme com um orçamento um pouco mais elevado, só que da mesma maneira transborda criatividade e já exibe características fundamentais da filmografia do diretor.

Christopher Nolan começou com um orçamento de 6 mil dólares para dirigir seu primeiro filme. Contando com um elenco amador, câmera de 16mm preto e branco e utilizando como locação a casa de seus amigos, Nolan conseguiu definir características importantíssimas de seus filmes. Como exemplo as famosas narrativas não-lineares, que chamaram ainda mais atenção em Amnésia que fez no ano 2000.

O argumento de Following é bem simples, conta a história de um escritor que começa a seguir pessoas na rua para ganhar inspiração para seu livro, que posteriormente se envolve com duas dessas pessoas: Um metódico ladrão de casas chamado Cobb (Mesmo nome do protagonista de A Origem), e uma personagem sem nome que o protagonista começa a seguir após roubar a casa dela. Entregar mais sobre a trama, estragaria o cuidado com a narrativa que Nolan constrói nesse filme, mesmo com um roteiro simples ele consegue enriquecer toda a história trabalhando com a não-linearidade.

Following é um ótimo longa de estreia. Um filme curtíssimo, mas que com o pouco tempo de duração, consegue desenvolver os personagens da trama, criar o conflito do longa e o mistério, trabalhando com alterações de tempo no roteiro sem se tornar incoerente. Mesmo com a produção de baixo custo, tem uma fotografia competente e que sabe utilizar de composições simples, nem os limites da iluminação ambiente prejudicam diretamente o filme.

Se você aprecia um bom suspense e é fã de Noir, Following é um filme ideal para você. Os fãs do Nolan também não podem perder esse ótimo trabalho do diretor, que entrega muitos detalhes sobre o caminho que ele tomaria nos filmes posteriores.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 24 de dezembro de 2019
    Inteligente,imersivo e bem trabalhado.Um dos melhores diretores de sua geração,Christopher Nolan em seu primeiro filme já mostrava suas batidas narrativas ao público.Um solitário escritor vive nas ruas de Londres seguindo desconhecidos à procura de ideias para suas histórias,até que um dia ele começa a seguir um ladrão e logo se vê envolvido diretamente aos crimes.O filme tem a cara de filmes do diretor,temos aqui um roteiro que te prende logo dos primeiros diálogos onde o protagonista conta suas experiências e daí já dá para esperar um inteligente filme e é o que temos.O roteiro trabalha as personalidades de um a um perfetamente até chegar ao bom clímax com as típicas reviraboltas que são sempre bem vindas.Apesar do baixo orçamento,Following é muito competente usa seus cenários simples,e a fotografia preto e branco é muito boa e os planos detalhe que são bons.O elenco conta com nomes desconhecidos mas eles não deixam a desenjar com o trio formado por:Jeremy Theobald,Alex Haw e Lucy Russell.Following é um bom filme,tem bom roteiro apesar do ritmo ser inconstante no seu ato central,mas tem uma boa direção e boas atuações e marca a estreia do grande Christopher Nolan.
    Mateus S.
    Mateus S.

Enviada em 21 de outubro de 2015
    mesmo tendo um baixo orçamento, Nolan consegue contar uma história excelente, com diálogos e trama incrivel. Mesmo sendo o primeiro filme do diretor, com um orçamento muito baixo, e com diversas limitações, o filme se sai muito melhor que diversos filmes famosos atuais.