Minha conta
    Elena
    Média
    3,9
    publicações
    • Cinema em Cena
    • Revista Piauí
    • Cinepop
    • CineClick
    • Estado de São Paulo
    • O Globo
    • Folha de São Paulo
    • Preview
    • Cineweb

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    Petra Costa acaba se encontrando e, em parte, a mãe. No processo, angustia o espectador graças à sua franqueza, que nos permite entrever, melancólicos, a jornada de sua jovem e talentosa realizadora rumo à catarse que exigirá tanta dor para ocorrer.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Revista Piauí

    por Eduardo Escorel

    A narrativa complexa e delicada de "Elena" flui de forma harmoniosa, articulando com maestria materiais heterogêneos, sem se tornar lúgubre. O lamento de Petra, feito com dignidade, é composto de belas imagens, muitas vezes abstratas que exprimem impressões, pensamentos e lembranças.

    A crítica completa está disponível no site Revista Piauí

    Cinepop

    por Raphael Camacho

    Profundo e inesquecível, um documentário que beira ao espetacular. Você precisa conferir essa experiência. Bravo!

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    CineClick

    por Roberto Guerra

    Não é o drama pessoal da diretora, no entanto, que faz de "Elena" um bom filme. É como tudo isso é transformado em obra de cinema, num filme carregado de lirismo e poesia.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    O filme, talvez até mesmo sem querer, é uma reflexão sobre a função da memória. Daquela sutil presença dos mortos, que se faz notar em velhas fotos, em filmes, nas casas que habitaram, nas roupas que não lhes servem mais e, acima de tudo, na lembrança que deixaram.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por Consuelo Lins

    Ao retomar os passos da irmã sob o risco de se perder, a cineasta reinventa para si uma outra vida — e esse lindo primeiro filme é a expressão dessa reinvenção.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Folha de São Paulo

    por Sérgio Alpendre

    "Elena", contudo, tem dois elementos que dificultam uma possível recusa. O primeiro é o tratamento das imagens, que busca uma representação da memória, sempre fugidia, e acaba tornando essas imagens impressionistas pelo modo como usa a cor e as luzes e como trabalha o foco.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Preview

    por Suzana Uchôa Itiberê

    A estreante Petra Costa não fez "Elena" para o grande público. Fez para si, talvez para sua família. É uma jornada um tanto ególatra, mas quem se dispor a acompanhá-la deve se emocionar. 

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    É um filme barroco, repleto de composições visuais que se esvaziam em si mesmas. Por mais instigante que o trailer fosse, o longa é frágil em sua tentativa de capitar sua figura de estudo, porque, retirado o motivo pessoal, "Elena" se dilui, fica quase sem sentido.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top