Elena
    • Preview
    • Cineweb

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Petra Costa acaba se encontrando e, em parte, a mãe. No processo, angustia o espectador graças à sua franqueza, que nos permite entrever, melancólicos, a jornada de sua jovem e talentosa realizadora rumo à catarse que exigirá tanta dor para ocorrer.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Revista Piauí

por Eduardo Escorel

A narrativa complexa e delicada de "Elena" flui de forma harmoniosa, articulando com maestria materiais heterogêneos, sem se tornar lúgubre. O lamento de Petra, feito com dignidade, é composto de belas imagens, muitas vezes abstratas que exprimem impressões, pensamentos e lembranças.

A crítica completa está disponível no site Revista Piauí

Cinepop

por Raphael Camacho

Profundo e inesquecível, um documentário que beira ao espetacular. Você precisa conferir essa experiência. Bravo!

A crítica completa está disponível no site Cinepop

CineClick

por Roberto Guerra

Não é o drama pessoal da diretora, no entanto, que faz de "Elena" um bom filme. É como tudo isso é transformado em obra de cinema, num filme carregado de lirismo e poesia.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O filme, talvez até mesmo sem querer, é uma reflexão sobre a função da memória. Daquela sutil presença dos mortos, que se faz notar em velhas fotos, em filmes, nas casas que habitaram, nas roupas que não lhes servem mais e, acima de tudo, na lembrança que deixaram.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Consuelo Lins

Ao retomar os passos da irmã sob o risco de se perder, a cineasta reinventa para si uma outra vida — e esse lindo primeiro filme é a expressão dessa reinvenção.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

"Elena", contudo, tem dois elementos que dificultam uma possível recusa. O primeiro é o tratamento das imagens, que busca uma representação da memória, sempre fugidia, e acaba tornando essas imagens impressionistas pelo modo como usa a cor e as luzes e como trabalha o foco.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

A estreante Petra Costa não fez "Elena" para o grande público. Fez para si, talvez para sua família. É uma jornada um tanto ególatra, mas quem se dispor a acompanhá-la deve se emocionar.

A crítica completa está disponível no site Preview

Cineweb

por Alysson Oliveira

É um filme barroco, repleto de composições visuais que se esvaziam em si mesmas. Por mais instigante que o trailer fosse, o longa é frágil em sua tentativa de capitar sua figura de estudo, porque, retirado o motivo pessoal, "Elena" se dilui, fica quase sem sentido.

A crítica completa está disponível no site Cineweb