Bastardos
    • The Guardian
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Sonia Rocha

É um filme que acompanha o espectador até à casa. Incitando-o a montar o quebra-cabeça. Inteligente, profundo e real, é para quem gosta de histórias, tem vocação para detetive de película e espera tudo de todo mundo.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

O Globo

por Ruy Gardnier

Ainda que narrativamente aconteça muita coisa, “Bastardos” é um poderoso triunfo cinematográfico mais pelo poder de sugestão e pela integridade sensorial de cada cena do que pela condução da história. O poder das imagens opacas de sentido, o fascínio dos olhares [...] e a sensação insidiosa de desconforto dão força singular ao filme.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Neusa Barbosa

É uma reflexão impiedosa a que a diretora faz sobre a família, a impossibilidade da inocência, a degradação. Pouco se salva, talvez nada, sob seu olhar cético ao extremo.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Variety

por Scott Foundas

Esta ciranda perturbadora e incrivelmente bem atuada, cheia de vidas arruinadas, com certeza vai ofender os gostos mais sensíveis (como ocorreu na exibição em Cannes), mesmo que Denis tenha feito um raro filme no qual as cenas explícitas são muito mais necessárias do que supérfluas.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema com Rapadura

por Adele Lazarin

O mesmo desespero que os personagens sentem ao longo do filme acaba nos acometendo também, devido à falta de liberdade e claustrofobia provocadas pelo enquadramento da câmera e a intensidade do drama que permeia esse tipo de plano bem fechado no rosto dos protagonistas.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Critikat.com

por Romain Genissel

Às vezes "Bastardos" se perde em suas próprias reviravoltas. No entanto, apesar de seu tema desagradável, este projeto é coberto de um mistério que acaba justificando as intenções [da cineasta].

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Críticos.Com.Br

por João de Oliveira

Embora interessante e com alguns momentos sublimes, a direção é em alguns momentos um tanto maneirista e acaba por sacrificar os personagens que, excessivamente elípticos, carecem de um pouco de profundidade psicológica e dramática [...]

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Screen International

por Fionnuala Halligan

Ao mesmo tempo perversamente frustrante e totalmente envolvente, "Bastardos" torna-se sedutor, apesar de seu tema, por causa da estética, atuações intensas e trilha sonora eletrônica composta pelos Tindersticks. Mesmo assim, as últimas imagens são voluntariamente e gratuitamente exageradas.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

"Bastardos" sofre de um distanciamento que beira a frieza. Tudo cai na banalidade após o impacto do suicídio, situações vêm e vão sem muito peso.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

De modo geral, porém, "Bastardos" parece apenas interessado em chocar e tentar criar uma polêmica vazia através de revelações que, em vez de conferirem peso à trama, soam mais como recursos melodramáticos que não fazem jus à experiente diretora que, por algum mistério insondável, decidiu utilizá-los com tamanho entusiasmo.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

The Guardian

por Xan Brooks

Talvez pela primeira vez eu tive a impressão de que a abordagem minuciosa de Denis não era nada além de um ato de dissimulação, que a sua história era muito fraca, cafona, e que seu estilo elaborado não era nada mais do que estilo.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Jacques Morice

Aqui, nós encontramos os defeitos: atitudes que fazem fronteira com a pose, uma gravidade afetada [...] Desta vez, nós ouvimos alto [a música do grupo Tindersticks]. Como um recurso para ocultar a falta de resistência da sua direção.

A crítica completa está disponível no site Télérama