Frances Ha
    • The Guardian
    • Rubens Ewald

Cinepop

por Pablo Bazarello

"Frances Ha" é uma das produções mais agradáveis de 2013, e garantida de entrar em listas dos melhores do ano. Fato que só nos deixa mais curiosos em saber o que virá a seguir na carreira dessa dupla promissora.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Critikat.com

por Sophia Collet

"Frances Ha" expressa sentimentos muito fortes, soberanos ao longo da história, que reforçam o seu caráter inédito: são os laços únicos que ligam as garotas entre si, esta relação que as libera de toda sedução que lhes atribui uma nova beleza.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

Com "Frances Ha", o diretor Noah Baumbach confirma o talento demonstrado em "A Lula e a Baleia" (2005) e se livra de certos maneirismos do passado. De quebra, oferece um retrato preciso sobre aquela fase da vida em que não sabemos exatamente que rumo tomar, o que fazer da vida --uma fase que, em alguns casos, teima em durar para sempre.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Variety

por Peter Debruge

Com a ajuda de Baumbach, Gerwig encontrou o material perfeito para a sua voz, capturando o espírito de uma geração em um filme cujo apelo deve conquistar o público em muitos outros lugares além da cidade retratada.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Marcelo Perrone

O grande mérito de Baumbach, que registra tudo num preto e branco de encher os olhos, é sublinhar o tom naturalista do filme, mostrando Frances como uma personagem bastante crível também no mundo real.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Roberto Guerra

"Frances Ha" é um filme muito bem dirigido, gostoso de se ver, permeado da realidade implacável da vida adulta, mas conduzido com um tom otimista do começo ao fim. Se há esperança para Frances, há para todos nós.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Chronic'art.com

por Amélie Dubois

Sozinha, [Greta Gerwig] dinamita do interior os códigos da comédia nova-iorquina intelectual e depressiva, para levar o filme a novos rumos, em outro planeta, luminoso e impossível de localizar.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Frances Ha" é uma produção independente que poderia facilmente cair nos cacoetes do gênero. Mas Baumbach evita as armadilhas e faz um filme generoso e honesto, sobre uma jovem mulher que foge das convenções – assim como o filme escapa da pasteurização pela qual passa o cinema americano.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

[...] O filme pode agradar a qualquer tipo de público, pois a personagem-título tem uma simpatia contagiante com sua adorável deselegância. Se há maiores dramas ou dilemas existenciais, eles são bem discretos e indiretos. O amor está no ar do começo ao fim, mas o filme não joga um peso tão grande sobre a questão [...]

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

New York Times

por A. O. Scott

Com seus ritmos rápidos e vistosos e piadas afiadas e fora de forma, "Frances Ha" é frequentemente delicioso. Gerwig e Baumbach são parceiros desafiadores na revolta contra a tirania do carisma na cultura popular.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Marcelo Janot

Alta e desengonçada para uma bailarina, ela [Frances] transmite a sensação de não pertencer àquele universo. É uma personagem que parece pronta para ganhar um mundo que se estende além da tela e da ficção. É nessa aproximação com o real que Baumbach, mais uma vez, cativa o espectador.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Anthony Kaufman

Este retrato afetuoso de jovens determinados tentando sobreviver, emocionalmente e profissionalmente, na cidade grande, é tão emocionamente quanto profundo. No papel de Frances, Gerwig brilha em sua maneira insegura e desajeitada...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

O diretor mistura sensações de uma forma descontraída que é, ao mesmo tempo, descarada e despreocupada e ainda precisamente modulada, produzindo resultados que ampliam o conteúdo específico do roteiro. Isto faz com que o filme, independentemente do baixo valor de produção, seja incrivelmente rico de assistir.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Louis Guichard

Com este filme americano, agudo e engraçado, nós mergulhamos nos tormentos de uma geração que deixou a adolescência após muito tempo sem conseguir encontrar a terra firme da hipotética idade adulta.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Preview

por Mariane Morisawa

Garotas de 20 e poucos anos, um tanto perdidas, que moram no Brooklyn, em Nova York, estão na moda. [...] Noah Baumbach ("A Lula e a Baleia") optou pelo preto e branco, o que dá a "Frances Ha" um clima entre Woody Allen e John Cassavetes.

A crítica completa está disponível no site Preview

Chicago Sun-Times

por Godfrey Cheshire

Sua [Noah Baumbach] colaboração com Gerwig tem um frescor que pode ou não dever algo ao amor à primeira vista, mas isso que torna esta comédia romântica agridoce ocasionalmente inspirada, frequentemente charmosa e sempre assistível.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Gosto médio do filme, da forma mais do que dos personagens, porque os acho meio aborrecidos em suas indecisões e não tão divertidos quanto alguns elogios superlativos nos cartazes podem fazer crer.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

The Guardian

por Peter Bradshaw

É um filme agradável, com bons momentos tanto de comédia quanto de afeto, além de ter imagens muito bonitas, mas para mim a reverência pela heroína não parece completamente natural, e não se atinge o alvo: o golpe certeiro da sátira, do insight, do amor.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[Frances Ha] corre o risco de passar despercebido esta produção independente americana, que cometeu o deslize comercial de ter sido feita em preto e branco [... A heroína] é uma loser na acepção da palavra é por isso mesmo muito difícil de simpatizar...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald