Super Nada
    • Cinema com Rapadura
    • CineClick

Cinema10

por Laísa Trojaike

"Super Nada" não tem moldes, pois é cinema genuíno. Ainda que herde da história do cinema a sua linguagem básica, uma obra de verdadeiro ineditismo surge com essa produção.

A crítica completa está disponível no site Cinema10

Cineweb

por Alysson Oliveira

Guto, então, mergulha num estado de culpa e autopunição, muito bem retratados por Descartes. Jair, em seu primeiro papel de destaque no cinema, também está bastante à vontade no papel do humorista cínico e canastrão.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O que se pode e se deve dizer do filme de Rewald é que ele quase nunca caminha no sentido da expectativa do público. Surpreende, como se diz, tanto no enredo como nas opções de linguagem cinematográfica.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

O que o filme tem de melhor, a meu ver, é a exposição dos atores, em especial do protagonista [...] O que me decepcionou um pouco [...] foi justamente a atuação de Jair Rodrigues.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Daniel Schenker

O filme só não alça voo mais alto devido a fragilidades do roteiro, concentradas no monótono relacionamento conjugal entre Guto e Lívia (Clarissa Kiste) e no desenho irritante do inconveniente Zeca (Jair Rodrigues).

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Celso Sabadin

Estruturalmente, o filme se assemelha ao seu personagem principal: derivativo em excesso em alguns momentos, poético em outros, eventualmente surpreendente, mas sempre mantendo um charme de patética decadência.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rolling Stone

por Marcos Lauro

Quem dá vida ao Zeca/Super Nada é Jair Rodrigues, em uma interpretação que surpreende e tem claros momentos de improviso – com direito a riso solto de atores que estão na mesma cena.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Gosto do filme antes de tudo porque celebra com humor uma figura real e pouco conhecida que é o ator, que trabalha por ideal e convicção e que são realmente talentosos mas que nunca são descobertos porque não tem o tipo de galã ou adequado para a televisão.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Zero Hora

por Daniel Feix

Como quem parece buscar um norte, Super Nada emula em sua dinâmica a jornada errática e a instabilidade emocional de Guto. A surpresa do público se completa com a performance corajosa de Jair Rodrigues ...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cinema com Rapadura

por Heitor Romero

Há um claro problema de ritmo, em especial por um roteiro que já começa cansado e pouco promissor [...] Marat Descartes acaba não apenas roubando a cena, mas também o filme todo ...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

CineClick

por Cristina Tavelin

Seja pela falta de ousadia ou naturalidade, o filme curto parece se arrastar por mais de duas horas. [...] Talvez tal retrato precisasse ser mais visceral e menos encenado.

A crítica completa está disponível no site CineClick